ESTUDO MÍDIAS SOCIAIS 360° DA FAAP DESTACA QUE MARCAS QUE ESTÃO NO INSTAGRAM CONTINUAM CRESCENDO EM NÚMERO DE SEGUIDORES.

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Facilidade de uso, rapidez e comunicação direta feita através de imagens: é isso que procuram aqueles que se relacionam com as principais marcas brasileiras nas redes sociais. Essa é uma das conclusões da mais recente avaliação do Relatório Mídias Sociais 360° sobre as Top 100 (em volume de interações) empresas nacionais presentes no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, desenvolvida pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com o Socialbakers.

O estudo, que traz resultados trimestrais, mostrou um crescimento bastante acentuado no número de seguidores das marcas no Instagram em outubro, novembro e dezembro de 2016, especialmente quando comparado com o mesmo período de 2015. Naquela época, a média de novos seguidores era de 78.541. Em 2016, o número foi para 88.590. As marcas contavam com uma média total de 324.246 seguidores em 2015. No ano passado, esse número chegou a 733.510 em média, com um crescimento superior a 120%.

E-Commerce melhora atendimento no Facebook

Outro dado interessante, é que no relatório anterior, relativo aos meses de julho, agosto e setembro de 2016, as respostas das empresas do setor de e-commerce ao consumidor via Facebook levavam, em média, 22 horas e 14 minutos. Já nos três meses seguintes, esse tempo baixou para duas horas e 44 minutos.Vale destacar que, no último trimestre de 2015, o tempo de resposta médio do setor de e-commerce foi de 21 horas e 10 minutos.

YouTube também cresce

A plataforma de vídeo vem ganhando cada vez mais espaço no relacionamento das marcas com seus consumidores. O crescimento em um ano é espantoso. No primeiro trimestre de 2016, as Top 100 marcas tinham uma média de 36.313 inscritos em seus canais. Este número nos últimos três meses do ano passado chegou à média de 70.814.

Como consequência direta do aumento no número de inscritos nos canais, houve um crescimento também na média de visualizações em cada vídeo. Nos primeiros meses de 2016 – janeiro, fevereiro e março – o número médio era de 205.678 visualizações. Já no último trimestre do mesmo ano, os vídeos receberam uma média de 321.557 views. A título de comparação, no último trimestre de 2015, o número de views alcançava somente 149.330.

Para baixar o infográfico completo, basta acessar:

www.faap.br/ms360faap


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Facilidade de uso, rapidez e comunicação direta feita através de imagens: é isso que procuram aqueles que se relacionam com as principais marcas brasileiras nas redes sociais. Essa é uma das conclusões da mais recente avaliação do Relatório Mídias Sociais 360° sobre as Top 100 (em volume de interações) empresas nacionais presentes no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, desenvolvida pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com o Socialbakers.

O estudo, que traz resultados trimestrais, mostrou um crescimento bastante acentuado no número de seguidores das marcas no Instagram em outubro, novembro e dezembro de 2016, especialmente quando comparado com o mesmo período de 2015. Naquela época, a média de novos seguidores era de 78.541. Em 2016, o número foi para 88.590. As marcas contavam com uma média total de 324.246 seguidores em 2015. No ano passado, esse número chegou a 733.510 em média, com um crescimento superior a 120%.

E-Commerce melhora atendimento no Facebook

Outro dado interessante, é que no relatório anterior, relativo aos meses de julho, agosto e setembro de 2016, as respostas das empresas do setor de e-commerce ao consumidor via Facebook levavam, em média, 22 horas e 14 minutos. Já nos três meses seguintes, esse tempo baixou para duas horas e 44 minutos.Vale destacar que, no último trimestre de 2015, o tempo de resposta médio do setor de e-commerce foi de 21 horas e 10 minutos.

YouTube também cresce

A plataforma de vídeo vem ganhando cada vez mais espaço no relacionamento das marcas com seus consumidores. O crescimento em um ano é espantoso. No primeiro trimestre de 2016, as Top 100 marcas tinham uma média de 36.313 inscritos em seus canais. Este número nos últimos três meses do ano passado chegou à média de 70.814.

Como consequência direta do aumento no número de inscritos nos canais, houve um crescimento também na média de visualizações em cada vídeo. Nos primeiros meses de 2016 – janeiro, fevereiro e março – o número médio era de 205.678 visualizações. Já no último trimestre do mesmo ano, os vídeos receberam uma média de 321.557 views. A título de comparação, no último trimestre de 2015, o número de views alcançava somente 149.330.

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FAAP Cast recebe Bebeto Pirró, diretor de publicidade do UOL, indicado ao Caboré

O FAAP Cast recebeu Bebeto Pirró, ex-aluno de Administração da FAAP e atual diretor de publicidade do UOL, indicado este ano ao prêmio Caboré, um dos maiores da publicidade brasileira. Bebeto compartilhou sua trajetória inspiradora, revelando que caiu na publicidade por acaso. Ele ingressou na faculdade com o objetivo de seguir carreira política, um sonho nutrido desde os 12 anos. No entanto, ao ter contato com cases de marketing e assistir aos vídeos do icônico publicitário Washington Olivetto em suas aulas do terceiro semestre, decidiu migrar para o universo publicitário. Durante o episódio, Bebeto contou que a formação em Administração foi escolhida pelas múltiplas possibilidades que o curso oferece. Ele se define como “um administrador que trabalha com publicidade” e atribui parte de seu sucesso aos professores da FAAP, que marcaram sua trajetória e o prepararam para os desafios que viria a enfrentar. Hoje, com uma equipe de 90 colaboradores diretos e cerca de 30 indiretos, Bebeto lidera o departamento de publicidade do UOL, onde está há 14 anos. Ele compartilhou que aprender a delegar foi um dos passos mais importantes para gerir uma equipe de grande porte. Além disso, Bebeto deu um “spoiler” sobre o que o público pode esperar do Carnauol 2025 e falou sobre as novas perspectivas de expansão do UOL, que em breve estará presente em canais a cabo e parabólicas com o lançamento da TV UOL. Ele ressaltou que o UOL é atualmente a terceira maior empresa de mídia do Brasil e está focada em ampliar ainda mais sua presença no mercado. Para os estudantes interessados em se tornar estagiários no UOL, Bebeto ofereceu dicas. Ele destacou a importância da diversidade nas contratações, explicando que valoriza profissionais com diferentes formações e idades, o que enriquece o ambiente de trabalho. Também incentivou os jovens a cultivarem resiliência e otimismo, fundamentais para enfrentar os desafios do setor. Em um conselho direcionado aos iniciantes, Bebeto sugere que evitem o home office no começo da carreira para fortalecer relações interpessoais e aprender com a troca direta de experiências. Bebeto defende a experimentação no ambiente de trabalho e vê o erro como um elemento fundamental do crescimento – desde que sejam erros novos e não repetidos. Ele relembrou sua experiência na Editora Abril, onde percebia uma separação entre a publicidade e a redação, e contrastou com a realidade atual do UOL, onde há uma maior sinergia entre os dois departamentos. No entanto, ele reforça que, mesmo com essa proximidade, o respeito pela verdade e pelo leitor deve sempre prevalecer. Ao encerrar o episódio, Bebeto refletiu sobre como a pressão, que antes o deixava ansioso, se transformou hoje em sua maior motivação, impulsionando-o a continuar inovando e crescendo na publicidade. Assista à entrevista completa em:


Na FAAP

FAAP sedia o 16º Encontro Paulista de Fundações 

Hoje, 5 de novembro, a FAAP recebeu um importante evento no Centro de Convenções, em Higienópolis, São Paulo: o 16º Encontro Paulista de Fundações, promovido pela Associação Paulista de Fundações (APF). Com o tema “Inteligência Artificial e as Oportunidades para o Terceiro Setor,” o encontro reuniu especialistas e lideranças para explorar o impacto e as oportunidades que a tecnologia pode oferecer para instituições que atuam em projetos sociais.   No painel de abertura era composto por Luis Sobral (CEO da FAAP), Flavia Cristina Merlini (Promotora de Justiça/Curadoria Fundações/MPSP) e Dora Silvia Cunha Bueno (Presidente da Associação Paulista de Fundações). O evento discutiu como a inteligência artificial pode aprimorar a atuação de fundações e ONGs, aumentando sua capacidade de gerar resultados efetivos para as comunidades que atendem.   “A tecnologia vem, permanentemente, pra auxiliar a sociedade e a humanidade. E, não tenho dúvida, que essa é mais uma fase que nós devemos enfrentar, mas enfrentar com muita responsabilidade. E aqui, no que tange o papel da FAAP, é a gente fazer de forma sempre profunda, com muita ética, e observando as melhores formas e as melhores práticas para que a gente desenvolva cidadãos mais bem preparados para enfrentar os desafios, com ou sem tecnologia disponível.”, disse o CEO da FAAP na ocasião.  A programação incluiu palestras, debates e apresentações de casos de sucesso, evidenciando como soluções tecnológicas têm otimizado processos e ampliado o impacto de diversas iniciativas no setor.   A iniciativa destaca o compromisso do terceiro setor em se modernizar e integrar ferramentas tecnológicas que possibilitem resultados mais eficientes e transformadores. O evento foi aberto ao público e atraiu gestores e profissionais interessados em explorar as potencialidades da IA para fortalecer suas ações sociais e fomentar parcerias


Publicidade e Propaganda

FAAP recebe CEO do Cannes Lions para palestra e painel com líderes da indústria criativa

Ontem, 4 de novembro, o Teatro FAAP recebeu Simon Cook, CEO do Cannes Lions, para uma palestra inspiradora para alunos e profissionais da área de comunicação e marketing. O evento reuniu importantes líderes da indústria criativa, oferecendo ao público a oportunidade de discutir temas como inovação, diversidade e inclusão na publicidade. A abertura foi conduzida por Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Eric Messa, coordenador dos cursos de Publicidade e Relações Públicas, também do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, destacou a relevância do evento para a formação dos alunos: “Aqui na FAAP, incentivamos muito a criatividade em todas as áreas, especialmente no curso de publicidade, então ter a oportunidade dos nossos alunos poderem ouvir o CEO do Cannes Lions é muito especial. Ainda mais nesse momento, em que estamos inaugurando um programa novo, o BCM (Business Communication and Media), que oferece aos alunos do curso de Publicidade e Propaganda uma formação multidisciplinar, integrando disciplinas dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, para poderem se diferenciar no mercado e permitir inclusive a possibilidade de uma tripla titulação”. Durante a palestra, Simon Cook compartilhou exemplos inspiradores de campanhas premiadas que ousaram ser inovadoras, destacando a importância da criatividade para captar o interesse dos consumidores. “O trabalho criativo é responsável pelos resultados dos negócios. Há alguns anos, nós víamos o marketing como uma caixa preta, uma parte nebulosa das organizações. Hoje em dia, trabalhamos com um alinhamento com toda a organização, visando transparência completa. Falamos sobre resultados, sobre métricas, através disso, criamos a confiança com as organizações”, explica Simon. Ele também abordou o papel fundamental da diversidade e da inclusão na publicidade contemporânea, valores que o Cannes Lions promove. Em uma fala complementar, Nina Giglio, Head de Marketing do festival, incentivou a participação de brasileiros nas próximas edições, apresentando prazos, bolsas e outras oportunidades que o Cannes Lions oferece para impulsionar jovens talentos do Sul-Global. Além das palestras, o evento contou com um painel sobre o papel da criatividade como motor para negócios e engajamento, mediado pelo repórter do Estadão Wesley Gonsalves. Participaram do debate Laís Vita, Secretária de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo; Raphaella Martins, Program Manager, Creative X da Meta e jurada do Glass Lions 2024; Cecília Alexandre, Diretora de Marketing LATAM da Heineken e jurada do Brand Experience & Activation Lions 2024; e Henrique Del Lama, Diretor Executivo de Criação da AlmapBBDO e jurado do Creative B2B Lions


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Alunos da FAAP participam de workshop exclusivo com o Global Creative Director da META 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em parceria com a empresa de tecnologia e mídia social META, ministrará um minicurso online exclusivo para os alunos da Instituição entre os dias 4 e 25 de novembro. Intitulado “Tudo Pode Mudar: Estratégia e criatividade em publicidade na era da IA”, o workshop será conduzido por Vinicius da Cunha, Global Creative Director na META, Nova York, EUA. “Vamos preparar os alunos para criar campanhas em um momento em que a comunicação se tornou personalizada e o inventário de mídia é mais extenso do que nunca”, compartilha o Diretor. Os encontros abordarão o contexto atual das plataformas digitais, considerando o uso de ferramentas como IA e análise de dados. O objetivo é preparar os estudantes para analisar e produzir conteúdo entre as constantes atualizações que acontecem na comunicação digital, dando base para os universitários explorarem o impacto dessa mudança no processo de desenvolvimento de estratégia e ideias. “Para isso, vamos mostrar como a publicidade chegou até aqui, buscando inspirá-los com grandes ideias do passado e provocá-los a pensar em como serão as grandes ideias daqui para frente. Afinal, esse é o desafio deles, como os profissionais de amanhã”, afirma Vinicius. O workshop se divide em 4 aulas online (04, 11, 18 e 25/11), via plataforma Zoom, com carga horária total de 8h. O Global Creative Director conclui que “o entendimento sobre Inteligência Artificial, seja no gerenciamento de mídia ou como ferramenta de criação, é inquestionável. Então, vamos entender como utilizá-la em nossos processos, de maneira com que nos ajude a pensar estratégias, criar, e produzir campanhas mais eficazes e com mais

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