Desenvolvida trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP), em parceria com a Emplifi, a pesquisa Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) indica que, nos últimos três meses de 2021, as marcas tiveram um crescimento de 2,68% no número de seguidores no Instagram, na comparação com o trimestre anterior (julho a setembro). Esse movimento já havia sido observado no último relatório, quando essa mesma categoria obteve um número de fãs maior do que os Influenciadores.
A categoria Sociedade, que engloba temas políticos, também mostrou uma movimentação diferente no último trimestre de 2021, com um crescimento de 2,66%. Para o professor da FAAP, Thiago Costa, um dos analistas do estudo, esse aumento chama especial atenção porque os assuntos mais polêmicos não tinham tanto espaço no Instagram. “Esse cenário mudou especialmente durante a pandemia e, com as eleições deste ano, a tendência é de que surjam mais perfis dedicados à política. Também acredito que haverá um crescimento maior dos já existentes”, comenta.
O professor lembra que haverá, no entanto, a preocupação com a difusão de desinformação, as chamadas fake news, visto que os posts mais criados são de fotos, ou seja, não permitem tanto texto na descrição, reduzindo as possibilidades de aprofundamento das discussões.
O estudo da FAAP mostra, ainda, que as mensagens de festas e campanhas de conscientização dominaram o Instagram no quarto trimestre de 2021. Entre as 20 hashtags mais usadas em outubro, novembro e dezembro, a primeira foi #natal, seguida por #outubrorosa (de combate ao câncer de mama). Também constam na lista #novembroazul (de combate ao câncer de próstata) e #boasfestas.
O último trimestre de 2021 no Facebook não trouxe grandes alterações em relação ao restante do ano. Havia uma expectativa de aumento da interatividade, uma vez que seria período de férias e com mais pessoas em tempo livre. Mas isso não se verificou. Em relação à quantidade de postagens, o que se pode destacar é que o Facebook tem maior volume semanal do que o Instagram.
“É possível associar esse fato aos stories. Ainda que a ferramenta também esteja disponível na plataforma “mãe” da Meta, é no Instagram que ela se consolidou e é mais frequentemente usada pelas marcas de diferentes categorias”, explica o Prof. Eric Messa, coordenador do NiMD-FAAP.
É importante notar, também, que apesar de ter sido uma diminuição leve e de pouco impacto, houve queda no número de fãs de todas as categorias no último trimestre de 2021, na comparação com o período imediatamente anterior. “Olhar apenas o número de seguidores é um erro clássico da análise de redes sociais”, observa o professor Thiago.
Segundo ele, o número realmente importante é o de interação e, nesse quesito, a categoria “Varejo” é o grande destaque, o que era esperado, visto que o período analisado contabiliza a Black Friday e o Natal.
Isso também é evidenciado com a mediana de interações das páginas de eletrônicos, que passaram de 20 mil no último trimestre de 2021.Outro ponto do levantamento que vale ressaltar é a relação entre o tipo de posts feitos e as interações. As postagens de fotos recebem mais interatividade do público e, ao mesmo tempo, são as que mais são feitas no Facebook.
Realizado desde 2014, o relatório Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) passou a ser apresentado no final de 2021 em um novo formato. Publicado a cada três meses, o estudo traz resultados mensurados com base em todos os perfis cadastrados na plataforma, dentro de cada categoria.
O estudo completo pode ser conferido no site do NiMD-FAAP.