ESTUDO DA FAAP E EMPLIFI INDICA QUE PERFIS DEDICADOS À POLÍTICA CRESCEM NO INSTAGRAM

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Desenvolvida trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP), em parceria com a Emplifi, a pesquisa Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) indica que, nos últimos três meses de 2021, as marcas tiveram um crescimento de 2,68% no número de seguidores no Instagram, na comparação com o trimestre anterior (julho a setembro). Esse movimento já havia sido observado no último relatório, quando essa mesma categoria obteve um número de fãs maior do que os Influenciadores. 

A categoria Sociedade, que engloba temas políticos, também mostrou uma movimentação diferente no último trimestre de 2021, com um crescimento de 2,66%. Para o professor da FAAP, Thiago Costa, um dos analistas do estudo, esse aumento chama especial atenção porque os assuntos mais polêmicos não tinham tanto espaço no Instagram. “Esse cenário mudou especialmente durante a pandemia e, com as eleições deste ano, a tendência é de que surjam mais perfis dedicados à política. Também acredito que haverá um crescimento maior dos já existentes”, comenta. 

O professor lembra que haverá, no entanto, a preocupação com a difusão de desinformação, as chamadas fake news, visto que os posts mais criados são de fotos, ou seja, não permitem tanto texto na descrição, reduzindo as possibilidades de aprofundamento das discussões. 

O estudo da FAAP mostra, ainda, que as mensagens de festas e campanhas de conscientização dominaram o Instagram no quarto trimestre de 2021. Entre as 20 hashtags mais usadas em outubro, novembro e dezembro, a primeira foi #natal, seguida por #outubrorosa (de combate ao câncer de mama). Também constam na lista #novembroazul (de combate ao câncer de próstata) e #boasfestas. 

Facebook 

O último trimestre de 2021 no Facebook não trouxe grandes alterações em relação ao restante do ano. Havia uma expectativa de aumento da interatividade, uma vez que seria período de férias e com mais pessoas em tempo livre. Mas isso não se verificou. Em relação à quantidade de postagens, o que se pode destacar é que o Facebook tem maior volume semanal do que o Instagram. 

“É possível associar esse fato aos stories. Ainda que a ferramenta também esteja disponível na plataforma “mãe” da Meta, é no Instagram que ela se consolidou e é mais frequentemente usada pelas marcas de diferentes categorias”, explica o Prof. Eric Messa, coordenador do NiMD-FAAP. 

É importante notar, também, que apesar de ter sido uma diminuição leve e de pouco impacto, houve queda no número de fãs de todas as categorias no último trimestre de 2021, na comparação com o período imediatamente anterior. “Olhar apenas o número de seguidores é um erro clássico da análise de redes sociais”, observa o professor Thiago. 

Segundo ele, o número realmente importante é o de interação e, nesse quesito, a categoria “Varejo” é o grande destaque, o que era esperado, visto que o período analisado contabiliza a Black Friday e o Natal.

Isso também é evidenciado com a mediana de interações das páginas de eletrônicos, que passaram de 20 mil no último trimestre de 2021.Outro ponto do levantamento que vale ressaltar é a relação entre o tipo de posts feitos e as interações. As postagens de fotos recebem mais interatividade do público e, ao mesmo tempo, são as que mais são feitas no Facebook. 

Realizado desde 2014, o relatório Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) passou a ser apresentado no final de 2021 em um novo formato. Publicado a cada três meses, o estudo traz resultados mensurados com base em todos os perfis cadastrados na plataforma, dentro de cada categoria. 

O estudo completo pode ser conferido no site do NiMD-FAAP


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Desenvolvida trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP), em parceria com a Emplifi, a pesquisa Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) indica que, nos últimos três meses de 2021, as marcas tiveram um crescimento de 2,68% no número de seguidores no Instagram, na comparação com o trimestre anterior (julho a setembro). Esse movimento já havia sido observado no último relatório, quando essa mesma categoria obteve um número de fãs maior do que os Influenciadores. 

A categoria Sociedade, que engloba temas políticos, também mostrou uma movimentação diferente no último trimestre de 2021, com um crescimento de 2,66%. Para o professor da FAAP, Thiago Costa, um dos analistas do estudo, esse aumento chama especial atenção porque os assuntos mais polêmicos não tinham tanto espaço no Instagram. “Esse cenário mudou especialmente durante a pandemia e, com as eleições deste ano, a tendência é de que surjam mais perfis dedicados à política. Também acredito que haverá um crescimento maior dos já existentes”, comenta. 

O professor lembra que haverá, no entanto, a preocupação com a difusão de desinformação, as chamadas fake news, visto que os posts mais criados são de fotos, ou seja, não permitem tanto texto na descrição, reduzindo as possibilidades de aprofundamento das discussões. 

O estudo da FAAP mostra, ainda, que as mensagens de festas e campanhas de conscientização dominaram o Instagram no quarto trimestre de 2021. Entre as 20 hashtags mais usadas em outubro, novembro e dezembro, a primeira foi #natal, seguida por #outubrorosa (de combate ao câncer de mama). Também constam na lista #novembroazul (de combate ao câncer de próstata) e #boasfestas. 

Facebook 

O último trimestre de 2021 no Facebook não trouxe grandes alterações em relação ao restante do ano. Havia uma expectativa de aumento da interatividade, uma vez que seria período de férias e com mais pessoas em tempo livre. Mas isso não se verificou. Em relação à quantidade de postagens, o que se pode destacar é que o Facebook tem maior volume semanal do que o Instagram. 

“É possível associar esse fato aos stories. Ainda que a ferramenta também esteja disponível na plataforma “mãe” da Meta, é no Instagram que ela se consolidou e é mais frequentemente usada pelas marcas de diferentes categorias”, explica o Prof. Eric Messa, coordenador do NiMD-FAAP. 

É importante notar, também, que apesar de ter sido uma diminuição leve e de pouco impacto, houve queda no número de fãs de todas as categorias no último trimestre de 2021, na comparação com o período imediatamente anterior. “Olhar apenas o número de seguidores é um erro clássico da análise de redes sociais”, observa o professor Thiago. 

Segundo ele, o número realmente importante é o de interação e, nesse quesito, a categoria “Varejo” é o grande destaque, o que era esperado, visto que o período analisado contabiliza a Black Friday e o Natal.

Isso também é evidenciado com a mediana de interações das páginas de eletrônicos, que passaram de 20 mil no último trimestre de 2021.Outro ponto do levantamento que vale ressaltar é a relação entre o tipo de posts feitos e as interações. As postagens de fotos recebem mais interatividade do público e, ao mesmo tempo, são as que mais são feitas no Facebook. 

Realizado desde 2014, o relatório Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) passou a ser apresentado no final de 2021 em um novo formato. Publicado a cada três meses, o estudo traz resultados mensurados com base em todos os perfis cadastrados na plataforma, dentro de cada categoria. 

O estudo completo pode ser conferido no site do NiMD-FAAP


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Alunos da FAAP participam de visita à CCXP

Nos dias 4 e 5 de dezembro a FAAP realizou a Imersão na CCXP, levando alunos dos programas BIA e BCM, além dos cursos de Animação, Cinema e Produção Audiovisual para o maior evento de cultura pop do mundo, a CCXP, que acontece anualmente na cidade de São Paulo. O grupo contou com 23 estudantes, acompanhados dos professores Thiago Costa e Victor Grinberg, que os levaram para visitas monitoradas aos estandes, assistir a palestras e apresentações, e também encontros com artistas e executivos, que dedicaram tempo e atenção exclusiva aos alunos da FAAP. “Tivemos conversas que mostraram, na prática, toda força da indústria do entretenimento aos nossos estudantes”, empolga-se o Prof. Thiago Costa, que complementa explicando que existem possibilidades para todas as áreas nesse segmento, o que explica a pluralidade de cursos envolvidos nessa missão. Durante a CCXP houve encontros dos alunos com Ivan Costa, um dos sócios do evento e ex-aluno FAAP, e também conversas com Igor Marto Reis, diretor de marketing da área de Consumer Products da Warner Bros., e Ana Miranda, head de patrocínios da Visa. Na parte artística, desenhistas e roteiristas explicaram seus processos criativos e de distribuição, entre eles Hugo Canuto, Germana Viana, Alex Mir e o professor da FAAP, Ricardo Troula. “Foi uma missão extremamente produtiva. Os alunos puderam tirar dúvidas práticas, desde como acontece a criação de um evento como esse, até os resultados desejados e obtidos, seja por grandes marcas ou artistas independentes”, finaliza o Prof. Thiago


Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e

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