ESTUDO DA FAAP ANTECIPOU A EVOLUÇÃO DA PODOSFERA

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Um estudo desenvolvido em 2019 pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP revelou que havia a oportunidade e espaço para o surgimento de temas e novos formatos em podcasts, ainda pouco explorados no Brasil, como conteúdo voltado ao gênero Adulto/Erotismo. De lá pra cá, houve uma significativa mudança e, hoje, há desde conteúdos independentes até a entrada de canais de TV neste segmento da podosfera. 

No mês passado, por exemplo, foi anunciada a segunda temporada do podcast Sexy Hot. Há ainda o “Só para Maiores”, que estreou no final de 2021, com base nos roteiros dos filmes originais do canal. Com uma nova temporada em vista, o podcast agora dará vida às melhores histórias enviadas pelo público a partir de um site dedicado exclusivamente à ação.

“Quando havia algo para este nicho, normalmente era um episódio isolado e que estava no contexto de um bate-papo, mas o estudo previu que havia um mercado a ser explorado, uma vez que 24% dos que responderam à pesquisa na época demonstraram interesse nesse tipo de conteúdo”, explica o professor de criação e produção de áudio da FAAP, Marcelo Abud. 

Outra tendência relacionada pela pesquisa do NiMD-FAAP foi para a criação de mais conteúdos que explorassem a contação de histórias e audiodramas (feitos nos mesmos moldes das antigas radionovelas). No levantamento feito há dois anos, esse segmento correspondia a menos de 2% dos áudios disponíveis nas plataformas de podcasts. 

Hoje, há inúmeras iniciativas do gênero, desde aqueles dedicados a histórias para fazer a criança ninar, que tem como um dos destaques o “Era uma Vez Podcast”, de Carol Camanho, passando por iniciativas de grupos de teatro, como o tradicional Galpão, que fez a radionovela “Quer Ver? Escuta!”, até conteúdos tradicionais como a “Carta da Saudade”, de Eli Corrêa. Além disso, plataformas como o Spotify, com o Paciente 63, e a brasileira Orelo, com “A Febre de Kuru”, apostaram em grandes produções no formato de audiodrama. 

“Um dos fatores que pode ter impulsionado a criação de conteúdos mais elaborados é a necessidade de canais de TV e de artistas se reinventarem para continuar a entregar conteúdos criativos e de qualidade, só que agora produzidos a distância”, destaca o professor. Ele lembra, por exemplo, a temporada da Nova Escolinha do Professor Raimundo e outros programas da TV Globo que ganharam suas versões em séries de áudio. 

Para além da imposição que vem a partir do distanciamento social, o professor Marcelo aponta que os podcasts criados nos últimos dois anos possuem uma qualidade acima do que vinha sendo feito, o que torna a podosfera ainda mais atraente para um público cada vez mais diverso e amplo.

Outro fator apontado pelo professor é o cansaço do convívio com telas para as mais diferentes atividades, que também gerou uma busca pelo áudio para gêneros mais artísticos, como cinema e teatro.

Sobre oportunidades nesse universo, ele destaca que a produção de trilhas originais ainda é pouco valorizada. “Há espaço para a criação de marcas sonoras e trilhas que se identifiquem com os conteúdos. Hoje, temos bons exemplos acontecendo, mas ainda estão restritos a audiosséries e audiodramas. Cabe investir em trilhas para podcasts mais jornalísticos e, também, institucionais”, finaliza. 

O estudo “Tendências do Podcast no Brasil: Formatos e Demandas”, desenvolvido em 2019, pode ser revisto no site do NiMD FAAP. 


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Um estudo desenvolvido em 2019 pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP revelou que havia a oportunidade e espaço para o surgimento de temas e novos formatos em podcasts, ainda pouco explorados no Brasil, como conteúdo voltado ao gênero Adulto/Erotismo. De lá pra cá, houve uma significativa mudança e, hoje, há desde conteúdos independentes até a entrada de canais de TV neste segmento da podosfera. 

No mês passado, por exemplo, foi anunciada a segunda temporada do podcast Sexy Hot. Há ainda o “Só para Maiores”, que estreou no final de 2021, com base nos roteiros dos filmes originais do canal. Com uma nova temporada em vista, o podcast agora dará vida às melhores histórias enviadas pelo público a partir de um site dedicado exclusivamente à ação.

“Quando havia algo para este nicho, normalmente era um episódio isolado e que estava no contexto de um bate-papo, mas o estudo previu que havia um mercado a ser explorado, uma vez que 24% dos que responderam à pesquisa na época demonstraram interesse nesse tipo de conteúdo”, explica o professor de criação e produção de áudio da FAAP, Marcelo Abud. 

Outra tendência relacionada pela pesquisa do NiMD-FAAP foi para a criação de mais conteúdos que explorassem a contação de histórias e audiodramas (feitos nos mesmos moldes das antigas radionovelas). No levantamento feito há dois anos, esse segmento correspondia a menos de 2% dos áudios disponíveis nas plataformas de podcasts. 

Hoje, há inúmeras iniciativas do gênero, desde aqueles dedicados a histórias para fazer a criança ninar, que tem como um dos destaques o “Era uma Vez Podcast”, de Carol Camanho, passando por iniciativas de grupos de teatro, como o tradicional Galpão, que fez a radionovela “Quer Ver? Escuta!”, até conteúdos tradicionais como a “Carta da Saudade”, de Eli Corrêa. Além disso, plataformas como o Spotify, com o Paciente 63, e a brasileira Orelo, com “A Febre de Kuru”, apostaram em grandes produções no formato de audiodrama. 

“Um dos fatores que pode ter impulsionado a criação de conteúdos mais elaborados é a necessidade de canais de TV e de artistas se reinventarem para continuar a entregar conteúdos criativos e de qualidade, só que agora produzidos a distância”, destaca o professor. Ele lembra, por exemplo, a temporada da Nova Escolinha do Professor Raimundo e outros programas da TV Globo que ganharam suas versões em séries de áudio. 

Para além da imposição que vem a partir do distanciamento social, o professor Marcelo aponta que os podcasts criados nos últimos dois anos possuem uma qualidade acima do que vinha sendo feito, o que torna a podosfera ainda mais atraente para um público cada vez mais diverso e amplo.

Outro fator apontado pelo professor é o cansaço do convívio com telas para as mais diferentes atividades, que também gerou uma busca pelo áudio para gêneros mais artísticos, como cinema e teatro.

Sobre oportunidades nesse universo, ele destaca que a produção de trilhas originais ainda é pouco valorizada. “Há espaço para a criação de marcas sonoras e trilhas que se identifiquem com os conteúdos. Hoje, temos bons exemplos acontecendo, mas ainda estão restritos a audiosséries e audiodramas. Cabe investir em trilhas para podcasts mais jornalísticos e, também, institucionais”, finaliza. 

O estudo “Tendências do Podcast no Brasil: Formatos e Demandas”, desenvolvido em 2019, pode ser revisto no site do NiMD FAAP. 


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Na FAAP

FAAP promove ‘Semana de Responsabilidade Social’

Ao longo de três dias de evento (11,12 e 13/09), a FAAP recebeu em seu Campus cerca de 300 estudantes da ONG Camp Pinheiros para participar de vivências multidisciplinares. A programação faz parte da tradicional ‘Semana de Responsabilidade Social’, evento organizado anualmente pelo FAAP Social em parceria com os alunos da Instituição para ministrar palestras, bate-papos e oficinas com diferentes temas vinculados aos cursos que a FAAP oferece.   O objetivo é dar oportunidade aos jovens de baixa renda de visitarem os espaços do Centro Universitário, assim como democratizar o acesso à sua grade de ensino, gerando uma troca bilateral de conhecimento, uma vez que são os alunos que conduzem as atividades oferecidas aos convidados, colocando em prática o aprendizado da sala de aula.   Ocorreram mais de 40 oficinas, com 1h40 de duração cada, divididas em dois turnos, totalizando cerca de 360 vagas. O BHub abrigou uma das ações de destaque, o ‘Bate Papo com Influencers da FAAP’, mediado pela ProfªVera Pacheco, a conversa com Anna Egreja, Julia Rocha, Luana Loricchio e Priscila Jin foi sobre como crescer e ganhar destaque nas redes sociais, como uma possibilidade de carreira profissional.   “Juntamente com as minhas colegas de turma Victoria Bedaque e Gabriella Maurizio, tivemos o prazer de palestrar em duas oficinas da FAAP que com certeza nos lembraremos para sempre”, afirma a estudante Maria Fernanda Serafim. Foram mais de 130 alunos FAAP participantes como Staff, serão computadas mais de 3250 horas de Práticas Extensionistas aos alunos, 86,5% dos jovens participariam novamente do evento e 94% dos participantes deram nota máxima às oficinas.  Os estudantes de Direito organizaram palestras com temas de suma importância tais como ‘Bullying: Identificar, Entender e Agir’ e ‘Introdução aos direitos básicos’. E, encerrando a ‘Semana de Responsabilidade Social’, a Atlética FAAP organizou uma gincana de vôlei na quadra de Bech Tennis.  Já a oficina ‘Expressão Artística com materiais recicláveis’ conduzida pelos alunos de Artes Visuais, reuniu cerca de 20 estudantes da ONG Camp Pinheiros para ressignificar os materiais descartáveis e criar novos objetos de forma sustentável. A ‘Oficina de Monotipia: Cartografias Sensíveis da Cidade’, trabalhou a relação dos estudantes com a metrópole e, permitiu o acesso a fazer arte a partir de técnicas que envolvem o uso da prensa, na sala de Xilogravura.


Na FAAP

FAAPCAST | Victor Grinberg, Professor e Coordenador do Service Learning conta sobre a sua trajetória profissional 

Autor, Mestre em Política, Especialista em Sociedade e Contemporaneidade, Professor, Coordenador das Missões Estudantis, do Fórum FAAP e do Service Learning, Victor Grinberg compartilhou com o FAAPCast a sua trajetória profissional e o seu vínculo com a Instituição desde os tempos em que ainda era aluno do curso de Relações Internacionais, além de contar também sobre a sua paixão em relação à Disney.      Victor nos conta que sua relação com a FAAP começou muito cedo, em 2010, quando ainda estava no segundo ano do ensino médio e ele participou como delegado do Fórum FAAP, onde hoje ele assume o cargo de Coordenador.   A princípio, o seu primeiro cargo foi como Delegado da Austrália na OMC, o que foi uma experiência desafiadora pois ele ainda não se sentia à vontade para falar em público. O segundo passo foi se inscrever no Comitê Inglês, Counter-Terrorism Committee, que é uma subsidiária do Conselho de Segurança da ONU, momento ao qual ele já estava mais engajado nas participações e teve o insight de cursar Relações Internacionais ao ver o Secretário-Geral no Salão Cultural, discursando durante a Cerimônia de Encerramento.  Já ao realizar sua matrícula para RI, Victor também se associou ao Fórum FAAP, assim como buscou participar de outras atividades extracurriculares. No terceiro semestre Victor virou Monitor de Ciências Políticas e hoje ministra aulas dessa matéria. Ao final do curso, durante o período de conclusão, Grinberg recebeu o convite direto do Dr. Bias para continuar no quadro da FAAP, dando sequência em sua participação no Fórum e iniciando sua atuação como professor.    Paralelamente à carreira docente, Victor também é autor de 2 livros “Um guia de (sobre)vivência para amor, romance e outras coisas: minhas desventuras pessoais” e “TikTok: um olhar para a atenção e engajamento”, livro premiado e que ganhou grande repercussão.   O autor compartilha que a ideia para o livro surge quando ele estava escrevendo a sua dissertação de mestrado sobre a pré-campanha do Lula e do Bolsonaro nas eleições presidenciais, observando o perfil oficial deles no Facebook. Somado a isso, ao cursar a pós-graduação da FAAP em “Comunicação e Marketing Digital”, Victor tem uma nova vontade de explorar conteúdo sobre as redes sociais, porém com um olhar para as plataformas em si e o comportamento das pessoas, algo que despontou bastante na pandemia.   Victor também compartilhou com o FAAPCast a sua paixão pelo universo Disney. Paixão essa que começou ainda na infância, mas marcou bastante a sua vida, já que seu pai morou nos Estados Unidos e levava ele para comemorar seus aniversários por lá, além de também desfrutar do parque no período das férias, o que já soma mais de 20 visitas. Além de ir como visitante, Victor também chegou a trabalhar e morar na Disney.   Sua vasta experiência em ambientes internacionais, abriu portas para Grinberg coordenar as Missões Estudantis, missões que têm justamente como objetivo diminuir a distância entre o ambiente teórico e prático, e levar um pouco do mundo globalizado e profissional para o aprendizado dos estudantes.   Victor afirma que fazer coisas diferentes para os alunos e com os alunos é o que o deixa feliz, criar experiências únicas para os estudantes. Para assistir ao episódio de hoje, acesse o canal do FAAPCast no Youtube ou então, acompanhe através da plataforma


Artes Visuais

FAAP sediará a 34ª conferência anual da Res Artis, a maior instituição de residências artísticas do mundo

Em setembro de 2025, a FAAP será o palco da 34ª conferência anual da Res Artis, a mais importante rede global de residências artísticas. O evento proporcionará uma oportunidade única para artistas, pesquisadores, gestores culturais e pensadores de diversos países discutirem temas relevantes sobre as residências artísticas e o intercâmbio cultural.  Desde 1993, a Res Artis realiza conferências anuais ao redor do mundo, e a edição de 2025 marcará a primeira vez que o encontro será realizado na América Latina, uma conquista significativa para o Brasil. No país, a FAAP é uma instituição pioneira em programas de residências artísticas e é amplamente reconhecida por seu papel na formação em artes visuais.   “A realização deste evento se une a uma sequência de comemorações que marcam a história da FAAP. Em 2024, comemoramos os 60 anos da Anual de Arte FAAP, uma das mais importantes exposições de arte contemporânea. Em 2025, completamos 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo e, portanto, para nós é muito significativo que sejamos a sede de um evento tão reconhecido e disputado internacionalmente”, afirma Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Armando Alvares Penteado. E complementa ainda que as comemorações seguirão em 2026 com os 30 anos da Residência Artística FAAP – Paris, finalizando em 2027, quando a Fundação completa 80 anos.  A conferência de 2024, realizada até o último domingo, dia 8 de setembro, em Taipei, Taiwan, teve como tema “Interweave the Spectrum: Beyond Collaboration”. Durante o encerramento, Eliza Dawson, diretora-executiva da Res Artis, anunciou oficialmente a FAAP como sede da edição de 2025.   O ‘Florescer do Sul Global’ em 2025  Com o tema “Florescer do Sul Global”, a Res Artis Conference 2025 contará com mais de 100 atividades programadas para acontecer na FAAP. O evento reunirá agentes culturais do Brasil, América Latina e África, que serão convidados a apresentar ideias, debater e refletir sobre as diversas questões que permeiam as residências artísticas. A programação incluirá conversas, workshops e apresentações em várias linguagens artísticas, celebrando a diversidade e as diferentes manifestações culturais.  Como a rede de residências artísticas mais antiga do mundo, a Res Artis conta com mais de 650 membros em 80 países. A FAAP é associada à Res Artis desde 2006 e, pela primeira vez, submeteu uma candidatura para sediar a conferência. Essa escolha reforça o papel da FAAP e da América Latina na ampliação das discussões sobre o potencial das residências artísticas no mundo


Cinema e Animação

‘América, do Sul’, curta-metragem da formanda Maria Clara recebe prêmio de ‘Melhor Filme’  

A formanda em cinema pela FAAP, Maria Clara Bastos dirigiu e roteirizou o curta-metragem “América, do Sul”, o qual foi premiado por voto popular como “Melhor Filme” da Mostra Primeiros Quadros Nacional. A mostra integra o Festival Curta Cinema que é realizado há 33 anos atuando na exibição e promoção de obras audiovisuais em curta-metragem, um dos mais importantes festivais do gênero na América Latina.   O curta, de 20 minutos, é um projeto de TCC e conta a história de América. Cansada de uma vida de batalhas perdidas, América (Zenaide) cai estrada afora quando escuta um rumor sobre um macaco mágico que realiza desejos no centro-oeste brasileiro. Determinada e destemida, América passa a viver em movimento, de galho em galho, ainda que dependa de caronas, escambo, favores, e de um pouco de sorte e da boa vontade de estranhos. No entanto, tudo muda quando ela é súbita e violentamente abandonada no meio do nada por seu namorado, Raimundo. América, então, é confrontada com a questão: continuar sua vida no banco do passageiro ou finalmente assumir a direção de sua vida?  A FAAP parabeniza Maria Clara Bastos e toda a equipe envolvida na produção do curta ‘América, do Sul’. Ficha Técnica (Cast and Crew)  Direção (Director)  Maria Clara Bastos  Roteiro (Screenplay)  Maria Clara Bastos e Pedro Linguitte  Assistente de Direção (Assistant Director)  Pedro Linguitte  Produção (Producer)  Clarice Duo  Direção de Fotografia (Cinematography)  Pedro Moreno  Som (Sound)  Miguel Monori  Trilha Sonora (Music)  Rafael Monteiro  Direção de Arte (Production Design)  Cami Crua  Montagem (Editing)  Pedro Linguitte  Mixagem de Som (Sound Design)  Raphael Lupo  Elenco (Cast)  Zenaide, Deusa, Juliana

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