O curta-metragem “Fique na Luz”, projeto de conclusão de curso dos alunos de Cinema da FAAP, foi premiado na Semana ABC 2022, realizada na Cinemateca Brasileira, no mês passado. O filme venceu na categoria Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil. “A indicação em si já foi um grande reconhecimento, mas ganhar em uma categoria com expoentes de todo o Brasil foi realmente muito especial”, comemora o diretor de fotografia, André Marchetti Berna Prata.
Essa foi a primeira premiação de André, que produziu o filme em 2020 na FAAP, ao lado dos colegas de sala David Vidad, João Buk, Pasquale Galatro e Rafael Ghertman. “O prêmio ABC sempre foi a premiação mais importante que um jovem técnico pode receber perante o mercado audiovisual brasileiro. Depois de finalizar o “Fique na Luz”, assinei a direção e/ou a fotografia de uma série de videoclipes independentes, por isso espero que o prêmio sirva de vitrine para estes trabalhos também e que eu e meus parceiros possamos mostrar de maneira mais completa do que somos capazes”, destaca.
Mas, levar a estatueta das mãos do diretor de fotografia Lauro Escorel, homenageado da noite, não foi o único triunfo de André na noite de premiação. Ele lembra com carinho de quando subiu ao palco novamente para acompanhar a equipe do filme Marighella, do qual foi estagiário e assistente de câmera. “O Adrian Teijido foi premiado como melhor diretor de fotografia pelo Marighella. E subir para receber o primeiro prêmio da noite como estudante e, logo depois, ser chamado como assistente, junto a uma equipe de mestres, para acompanhar o grande premiado desta edição, só me dá ânimo para continuar trabalhando e produzindo”, finaliza.
A Semana ABC é um evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002 pela Associação Brasileira de Cinematografia. O objetivo do evento é apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual, novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates.