Confira a programação dos Seminários de Investigações Contemporâneas

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


2023928115555

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Promovidos pelo curso de Artes Visuais, os Seminários de Investigações Contemporâneas tem o objetivo de apresentar distintas perspectivas dos processos de residência artística, a partir das experiências pessoais e profissionais de artistas residentes. 

Realizados semestralmente desde 2015, os artistas em residência em São Paulo, se apresentam para partilhar suas formações, experiências, processos, práticas e reflexões. A atividade é semanal e faz parte das disciplinas do sexto e sétimo semestres dos cursos de bacharelado e licenciatura. 

A atividade é aberta para alunos de todos os cursos interessados em acompanhar as falas dos artistas, e conhecer os participantes nos programas de residência artística mantidos pela FAAP. O público externo, interessado em participar, deve se inscrever previamente, pelo e-mail resartisfaap.info@faap.br. 

Os Seminários acontecem sempre das 11h10 às 12h50, na sala 1 i 023, do Prédio 1.

Confira a programação e os artistas participantes dos Seminários de Investigações Contemporâneas: 

27 e 28/09 – Camila Bardehle 

04 e 05/10 – Francisco Jamon 

18 e 19/10 – Mayara Velozo 

25 e 26/10 – Lina Bailón 

08 e 09/11 – Sam Gora 

22 e 23/11 – Ulrik López Medel 

29 e 30/11 – Roberval Borges 

06 e 07/12 – Anja Nowak 


DATA



CATEGORIA

banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Artes Visuais

FAAP inaugura série de exposições em setembro durante a Res Artis

A Res Artis, maior rede de residências artísticas do mundo, realiza em 2025 sua conferência pela primeira vez na América Latina, reunindo mais de 60 atividades, entre palestras, seminários, exposições e visitas a museus, em torno do tema Outras Primaveras: Florações do Sul Global. Em paralelo ao encontro, a FAAP apresenta uma programação especial de exposições, conectando artistas, profissionais da arte e instituições de diferentes países.  No dia 18 de setembro, o MAB FAAP abre a exposição 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea, que celebra duas décadas de um dos programas de residência artística mais consistentes do país. A mostra reúne obras de ex-residentes que passaram pelo programa e que hoje fazem parte do acervo do museu, um conjunto formado por 91 artistas e 135 trabalhos, incorporados ao longo dos anos. No mesmo dia, o programa Mezanino Aberto recebe a exposição Entre o desenho e a pintura, da artista e professora de Artes Visuais da FAAP, Caru Duprat.  A programação chega também ao centro histórico de São Paulo. No Edifício Lutetia, a Residência Artística FAAP – São Paulo abre suas portas ao público em 20 de setembro. Na data, acontece o Open Studio, com visita aos ateliês dos residentes, e a inauguração da mostra É manhã, já foi noite, que apresenta trabalhos dos formados dos cursos de Artes Visuais da FAAP. Uma oportunidade única de conhecer de perto o processo criativo de artistas nacionais e internacionais.  Mais informações sobre a Res Artis em faap.br/resartis e sobre a Residência Artística FAAP em faap.br/residencia-artistica       Serviço   Conferência Res Artis 2025 — São Paulo    De 18 a 23 de setembro, quinta a terça-feira de 2025  Local: FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado  R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP  Informações sobre ingressos e horários: www.faap.br/resartis  Exposição 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea  De 19 de setembro até fevereiro de 2026, de terça a domingo das 10h às 18h  Local: MAB FAAP – Sala Annie Alvares Penteado   R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP  Entrada gratuita  Mezanino Aberto – MAB FAAP  Exposição Entre o desenho e a pintura, de Caru Duprat  De 19 de setembro a 20 de dezembro de 2025, de terça a domingo das 10h às 18h  Local: Mezanino MAB FAAP  R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP  *Museu fechado às segundas  Entrada gratuita   Open Studio – Residência Artística FAAP – São Paulo  Dia 20 de setembro, sábado, das 12h às 17h  Local: Residência Artística FAAP – São Paulo, Edifício Lutetia  Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé  Entrada


Artes Visuais

FAAP anuncia novo artista premiado com residência em Paris: Paulo Almeida

A Residência Artística FAAP-Paris é um disputado e renomado programa da Fundação, que oferece a artistas (estudantes, ex-alunos e professores da FAAP), sem custos, a oportunidade de morar e desenvolver suas aptidões artísticas em uma das cidades com maior tradição em arte e cultura do mundo: a capital francesa. O artista selecionado para ocupar o estúdio 1422, na Cité Internationale des Arts, às margens do Rio Sena é Paulo Almeida. Ex-aluno de Artes Visuais da FAAP, vive e trabalha em Lençóis Paulista, São Paulo, Brasil. Entre as exposições das quais participou, destacam-se “It’s my Painting._D.R. In my Wall._N.R.”, Galeria Principal da Universidade Autônoma do Estado do México, Toluca, México (2015); “Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil”, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, São Paulo, Brasil (2017); “Uma estela na terra. Ecos da violência institucional na América Latina”, em Museo Universitario del Títere, Bienal del Sur, Tucumán, Argentina (2017); “Da Coleção :/1961-2021/”, em Museo de Arte Brasileira – MAB FAAP, São Paulo, Brasil (2020); “Utopia Tropical”, em Galeria Kiosco, Santa Cruz de la Sierra, Bolívia (2022). Trabalhando principalmente com pintura, sua pesquisa se concentra numa abordagem metalinguística da arte e de seu sistema social. Metaforizando a complexa rede de esforços que formam o circuito de artes com sua permanente dinâmica de seleção, acumulação, sobreposição e apagamento, se posicionando criticamente diante do sistema da arte ao revelar seus comumente implícitos mecanismos de visibilidade e legitimação, suas relações culturais, sociais, políticas e


Artes Visuais

Residência Artística FAAP – São Paulo realiza último Open Studio do semestre

A Residência Artística FAAP – São Paulo abriu suas portas no sábado, 7 de junho, para o último Open Studio do semestre. Alunos e visitantes puderam circular pelos ateliês, conhecer os artistas residentes e acompanhar de perto seus processos criativos e pesquisas em andamento. Na ocasião, também aconteceu o encerramento da exposição Estudos para Ontem, que reuniu trabalhos de recém-formados em Artes Visuais pela FAAP em 2024.  Localizada na Praça do Patriarca, no centro histórico de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo é voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos autorais, recebendo artistas do Brasil e do exterior. O Open Studio é uma das ações que conectam o público à produção contemporânea, oferecendo uma rara oportunidade de diálogo direto com os artistas e seus processos.  Artistas Participantes Estúdio 31 – Lucas Matoso (Minas Gerais – Brasil*) Estúdio 32 – Henry Palacio (Bogotá – Colômbia*) Estúdio 41 – João Massano (Benavente – Portugal*) Estúdio 42 – Carlos Monaretta (Goiás – Brasil*) Estúdio 52 – Gabz 404 (Rio Grande do Sul – Brasil*) Estúdio 61 – Marina Cespe (Rio de Janeiro – Brasil*) Estúdio 62 – Agustina Jarpa (Santiago – Chile*) Estúdio 71 – Aileen Gavonel (Lima – Peru*) Estúdio 72 – Diana Barquero Pérez (Cidade do México – México*) *Local de procedência e não necessariamente de

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter