‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’ inaugura o novo Cine FAAP 


DATA


COMPARTILHE


Cena do filme "Cidadão Kane" / Divulgação


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A partir de 14 de agosto o público terá acesso ao mais novo cinema da cidade com o “Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema”.  

Confira a matéria que foi publicada hoje na Folha de S. Paulo

A mostra, realizada em parceria com a Folha de S. Paulo, se estende até 30 de outubro e apresenta em sua programação 12 filmes que retratam o jornalismo em suas diversas facetas e épocas, intercalando obras clássicas com contemporâneas.  

Todas as sessões serão seguidas de bate-papo com jornalistas, críticos, professores e cineastas. A proposta é que o público possa ter um panorama cinematográfico não cronológico com filmes que retratem o jornalismo e reflitam sobre questões éticas, sociais e políticas ligadas à profissão. As exibições terão entrada gratuita, sempre às quartas-feiras, às 19h, sendo necessário retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro FAAP.  

A mostra é uma homenagem a Otavio Frias Filho, que dirigiu a Redação da Folha por mais de três décadas e morreu há seis anos, em 21 de agosto de 2018. Uma lista de grandes filmes sobre jornalismo feita por Frias Filho serviu como base para a seleção do Ciclo Folha FAAP.  

“A FAAP cada vez mais se consolida como uma opção cultural relevante em São Paulo. Agora, além do Museu de Arte Brasileira, do Jardim das Esculturas e do Teatro, temos o Cine FAAP, que tem tudo para se tornar uma das salas mais charmosas da cidade. Com muita honra para nós, o ‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’ inaugura ao público o novo espaço com uma programação repleta de clássicos de sucesso”, diz a Sra. Pilar Guillon Liotti, membro do conselho do MAB FAAP. Acesse o novo site do Cine FAAP.  

Primeiras exibições do ‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’ 

A primeira obra a ser exibida é o clássico “Cidadão Kane” (1941), dirigido por Orson Welles, no dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h. Após a projeção, haverá um bate-papo sobre o filme com o crítico de cinema da Folha, Inácio Araujo e com a professora e coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão, e mediação da jornalista Flavia Lima.  

No dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h, acontece a exibição do filme “The Post – A Guerra Secreta” (2017), dirigido por Steven Spielberg. Protagonizado por Meryl Streep e Tom Hanks, o longa apresenta a história do escândalo dos Pentagon Papers, deflagrados nos anos 1970 pela publisher e pelo editor-executivo do Washington Post. Os documentos descobertos por eles expõem mentiras do governo americano sobre a Guerra do Vietnã, evidenciando também as enormes pressões legais e políticas enfrentadas pela dupla. 

Com direção de Billy Wilder, o filme “A Montanha de Sete Abutres” (1951) é exibido dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h. Conta a história de um repórter decadente, protagonizado por Kirk Douglas, que, depois de ser demitido de diversas redações, vê a chance de reerguer sua carreira ao se deparar com um homem preso a uma caverna no Novo México. Ele manipula a situação, prolongando o resgate para conseguir mais destaque à cobertura da imprensa, levando à reflexão sobre os limites éticos das suas condutas jornalísticas. 

Novo Cine FAAP 

Com uma sala totalmente reformada, com som e imagem em altíssima definição e tecnologia de ponta, o Cine FAAP será a única sala digital do Brasil localizada numa instituição de ensino superior. O cinema conta com imagem e som de última geração, com projeção 2K com sistema DCP, um projetor Christie Laser e som Dolby digital 5.1. 

Localizado no Prédio 1 da fundação e com capacidade para 87 pessoas, o cinema terá uma programação gratuita de mostras, ciclos e debates abertos ao público. Também servirá aos alunos dos cursos de Cinema, Produção Audiovisual e Jornalismo. Além do cinema, o novo complexo audiovisual da faculdade conta com dois superestúdios, totalizando 247 metros quadrados de espaço dedicados a filmagens, cenografias e afins.  

Os estudantes da FAAP têm à disposição Câmeras Blackmagic 4K, Sony PMW – F55 4K, mesa Pro Tools e Avid, salas de edição com isolamento acústico, ilha de edição 3D, computadores, pacote Adobe e todos os acessórios necessários para as produções mais complexas do cinema, entretenimento, jornalismo e audiovisual no geral. Acaba de ser inaugurado também um estúdio de vidro para gravações de podcasts, além de quatro estúdios multiuso, estúdio de fotografia com laboratório de revelação analógica, sala de rádio, entre outras.   

Filmoteca FAAP 

Na entrada do cinema há uma exposição permanente de 45 cartazes originais, parte do acervo da Filmoteca da FAAP – uma das três maiores do país, junto com a Cinemateca Brasileira e MAM. A Filmoteca da FAAP tem uma coleção que inclui mais de 10 mil títulos, oito mil cartazes de filmes, 12 mil fotos, além de curtas e séries exibidos em salas de cinema de todo o país. 

Confira abaixo a programação (sujeita a alterações): 

AGOSTO 

Dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h 
“Cidadão Kane” (1941), direção de Orson Welles 

Dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h 

“The Post – A Guerra Secreta” (2017), direção de Steven Spielberg 

Dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h 

“A Montanha dos Sete Abutres” (1951), direção de Billy Wilder 

SETEMBRO 

Dia 4 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“Frost / Nixon” (2008), direção de Ron Howard 

Dia 11 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“A Primeira Página” (1974), direção de Billy Wilder 

Dia 18 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“Crítico” (2008), de Kleber Mendonça Filho  

Dia 25 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“Todos os Homens do Presidente” (1976), direção de Alan J. Pakula 

OUTUBRO 

Dia 2 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Spotlight – Segredos Revelados” (2015), direção de Tom McCarthy 

Dia 9 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Nos Bastidores da Notícia” (1987), direção de James L. Brooks 

Dia 16 de outubro, quarta-feira, 19h 

“O Informante” (1999), direção de Michael Mann 

Dia 23 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Um Grito de Liberdade” (1987), direção de Richard Attenborough 

Dia 30 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Ausência de Malícia” (1981), de Sidney Pollack  

Graduação em Cinema na FAAP

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Artes Visuais

FAAP sediará a 34ª conferência anual da Res Artis, a maior instituição de residências artísticas do mundo

Em setembro de 2025, a FAAP será o palco da 34ª conferência anual da Res Artis, a mais importante rede global de residências artísticas. O evento proporcionará uma oportunidade única para artistas, pesquisadores, gestores culturais e pensadores de diversos países discutirem temas relevantes sobre as residências artísticas e o intercâmbio cultural.  Desde 1993, a Res Artis realiza conferências anuais ao redor do mundo, e a edição de 2025 marcará a primeira vez que o encontro será realizado na América Latina, uma conquista significativa para o Brasil. No país, a FAAP é uma instituição pioneira em programas de residências artísticas e é amplamente reconhecida por seu papel na formação em artes visuais.   “A realização deste evento se une a uma sequência de comemorações que marcam a história da FAAP. Em 2024, comemoramos os 60 anos da Anual de Arte FAAP, uma das mais importantes exposições de arte contemporânea. Em 2025, completamos 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo e, portanto, para nós é muito significativo que sejamos a sede de um evento tão reconhecido e disputado internacionalmente”, afirma Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Armando Alvares Penteado. E complementa ainda que as comemorações seguirão em 2026 com os 30 anos da Residência Artística FAAP – Paris, finalizando em 2027, quando a Fundação completa 80 anos.  A conferência de 2024, realizada até o último domingo, dia 8 de setembro, em Taipei, Taiwan, teve como tema “Interweave the Spectrum: Beyond Collaboration”. Durante o encerramento, Eliza Dawson, diretora-executiva da Res Artis, anunciou oficialmente a FAAP como sede da edição de 2025.   O ‘Florescer do Sul Global’ em 2025  Com o tema “Florescer do Sul Global”, a Res Artis Conference 2025 contará com mais de 100 atividades programadas para acontecer na FAAP. O evento reunirá agentes culturais do Brasil, América Latina e África, que serão convidados a apresentar ideias, debater e refletir sobre as diversas questões que permeiam as residências artísticas. A programação incluirá conversas, workshops e apresentações em várias linguagens artísticas, celebrando a diversidade e as diferentes manifestações culturais.  Como a rede de residências artísticas mais antiga do mundo, a Res Artis conta com mais de 650 membros em 80 países. A FAAP é associada à Res Artis desde 2006 e, pela primeira vez, submeteu uma candidatura para sediar a conferência. Essa escolha reforça o papel da FAAP e da América Latina na ampliação das discussões sobre o potencial das residências artísticas no mundo


Cinema e Animação

‘América, do Sul’, curta-metragem da formanda Maria Clara recebe prêmio de ‘Melhor Filme’  

A formanda em cinema pela FAAP, Maria Clara Bastos dirigiu e roteirizou o curta-metragem “América, do Sul”, o qual foi premiado por voto popular como “Melhor Filme” da Mostra Primeiros Quadros Nacional. A mostra integra o Festival Curta Cinema que é realizado há 33 anos atuando na exibição e promoção de obras audiovisuais em curta-metragem, um dos mais importantes festivais do gênero na América Latina.   O curta, de 20 minutos, é um projeto de TCC e conta a história de América. Cansada de uma vida de batalhas perdidas, América (Zenaide) cai estrada afora quando escuta um rumor sobre um macaco mágico que realiza desejos no centro-oeste brasileiro. Determinada e destemida, América passa a viver em movimento, de galho em galho, ainda que dependa de caronas, escambo, favores, e de um pouco de sorte e da boa vontade de estranhos. No entanto, tudo muda quando ela é súbita e violentamente abandonada no meio do nada por seu namorado, Raimundo. América, então, é confrontada com a questão: continuar sua vida no banco do passageiro ou finalmente assumir a direção de sua vida?  A FAAP parabeniza Maria Clara Bastos e toda a equipe envolvida na produção do curta ‘América, do Sul’. Ficha Técnica (Cast and Crew)  Direção (Director)  Maria Clara Bastos  Roteiro (Screenplay)  Maria Clara Bastos e Pedro Linguitte  Assistente de Direção (Assistant Director)  Pedro Linguitte  Produção (Producer)  Clarice Duo  Direção de Fotografia (Cinematography)  Pedro Moreno  Som (Sound)  Miguel Monori  Trilha Sonora (Music)  Rafael Monteiro  Direção de Arte (Production Design)  Cami Crua  Montagem (Editing)  Pedro Linguitte  Mixagem de Som (Sound Design)  Raphael Lupo  Elenco (Cast)  Zenaide, Deusa, Juliana


Na FAAP

FAAP promove ‘Jornada Profissional’ 

Durante os dias 03 e 04 de setembro, a FAAP organizou uma série de atividades para os alunos obterem informações sobre como construir uma carreira profissional de sucesso em diversos segmentos. A denominada “Jornada Profissional” promoveu palestras com ex-alunos que estão ativos no mercado, lançamento de livro, exibição de filme com a presença do diretor, rodas de conversa com convidados especiais e indicação de vagas de estágios em grandes empresas.   Entre os destaques do primeiro dia da Jornada, temos a roda de conversa sobre “Relações Internacionais e o Mercado de Luxo”, a qual teve mentoria da Profa. Fernanda Magnotta, Coordenadora de RI, que recebeu no B-Hub ex-alunos da FAAP que atualmente são representantes de grandes marcas do mercado de luxo, entre eles: Ana Carolina Friedmann (Cidade Matarazzo), Alfredo Orobio (Chanel), Christian Rodwell (Pierre Cardin) e Lilly Sarti (marca própria). No bate-papo, para uma plateia lotada e atenta, os convidados falaram sobre como os estudos do curso de Relações Internacionais puderam contribuir para uma carreira de sucesso neste setor.  Ainda no primeiro dia, entre as diversas ações propostas, os estudantes assistiram ao filme “Ninguém Sai Vivo Daqui”, uma produção nacional, que estreou nos cinemas em julho, estrelado por Andréia Horta e dirigido por André Ristum (A Voz do Silêncio). O filme de ficção é baseado no livro-reportagem “Holocausto Brasileiro”, que retrata a tragédia ocorrida no Hospital Psiquiátrico de Barbacena (Minas Gerais), que ficou conhecido como “Colônia”. Após a exibição, os alunos foram prestigiados com a presença de André Ristum, que além de compartilhar com os alunos como foi a produção e os bastidores do filme, também abordou questões práticas vinculadas ao mercado de trabalho no setor de audiovisual no Brasil em uma conversa inspiradora.   Outras ações aconteceram também nesta terça (3): “Bate-papo com um profissional do Direito com olho no futuro e na formação internacional”; “Construção de carreira no mercado publicitário”; “A Trajetória Profissional do Arquiteto Urbanista Nelson Andrade” e “Made in Brás: Processo criativo na moda jeanswear”.  Iniciando as atividades do segundo dia, o B-Hub foi espaço para o “Pitch de Estágios para Área de Negócios”, onde os alunos da FAAP tiveram a oportunidade de acompanhar palestras de grandes empresas, com dicas valiosas sobre como ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira profissional sólida. Além disso, ao final das apresentações, os estudantes realizaram cadastros em vagas de estágios diretamente com os representantes das instituições presentes, tais como: Asics, Bayer, Câmara Brasil-Alemanha, Danone, EY, Networkme, Nube, Sanofi e IEST.  O destaque do segundo dia vai para o lançamento do livro “Fashion Law FAAP: o encontro do Direito com a Moda”, realizado por Fernando José da Costa, Coordenador do curso de Direito e Maíra Zimmermann, Coordenadora do curso de Moda. O livro explora a importância de uma abordagem jurídica da indústria da moda, ressaltando aspectos legais deste mercado em ascensão, como propriedade intelectual, contratos, comércio internacional, sustentabilidade e direito dos trabalhadores.  “O livro é um marco tanto para o curso de Moda, quanto para o curso de Direito, que é entender a história do consumo, a história da moda, e como tudo isso se relaciona fortemente com a área do Direito”, explica Maíra Zimmermann. O lançamento contou com a presença do Diretor-Presidente da Fundação Armando Alvares Penteado, Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, da Conselheira do MAB FAAP, Sra. Pilar Guillon Liotti, do CEO da FAAP, Luis Sobral e do Diretor Acadêmico, Rogério Massaro.  Ao longo desta última quarta (4), também ocorreram as atividades sobre “Design & Inovação Estratégica Corporativa”, “Experiências e convivências no Sertão Negro: ateliês e escola de artes”, “Experiências e convivências no Sertão Negro: ateliês e escola de artes”, “Como construir uma carreira internacional?”, encerrando a Jornada com a palestra do setor de Produção Audiovisual: “Mercado de trabalho na área dos


Na FAAP

FAAPCAST traz entrevista dupla com Rafael Possik e Eduardo Sassi, ex-alunos e importantes empresários do agronegócio

O FAAPCAST recebeu Rafael Possik e Eduardo Sassi para compartilharem suas experiências na FAAP e os impactos do que aprenderam aqui em suas carreiras.  Rafael Possik, formado em Administração pela FAAP, é presidente da Associação de Antigos Alunos (AAAFAAP) da instituição e professor no curso de Administração. Rafael destacou sua participação ativa na comunidade acadêmica como presidente do Diretório Acadêmico e um dos responsáveis pela fundação da Associação de Antigos Alunos. Com duas pós-graduações pela FAAP, ele atua no agronegócio desde 2004, e é professor da disciplina de Agronegócio no curso de Administração.  Durante a entrevista, Possik comentou sobre como aplicou seus conhecimentos adquiridos na FAAP ao gerir uma fazenda de pecuária no Mato Grosso, mostrando a integração entre administração e o setor agropecuário. Ele também destacou o papel da tecnologia na gestão agrícola e a importância da rede de contatos que construiu durante sua formação. Ainda mencionou os cursos livres oferecidos pela Associação de Antigos Alunos, voltados para temas variados como sucessão empresarial no agronegócio e inovação.  Eduardo Sassi começou sua história com a FAAP no Colégio e continuou na graduação, onde cursou Direito e foi presidente da Atlética de Direito. Com uma família de tradição na instituição, ele destacou o diferencial da FAAP na formação de advogados, mencionando a excelência do corpo docente e o ambiente de turmas menores, que proporcionam uma formação mais próxima e personalizada.   Após se formar, Sassi decidiu abrir seu próprio escritório, aproveitando a experiência de sua família com propriedades rurais. Ele deu dicas valiosas para os alunos que desejam seguir o caminho do empreendedorismo jurídico, sugerindo a inclusão de disciplinas de Administração na formação, como um diferencial importante para gerenciar um escritório com sucesso.  Eventos e perspectivas futuras  Ambos os convidados ressaltaram a importância dos eventos promovidos pela FAAP e pela Associação de Antigos Alunos, que têm contribuído para o networking e o desenvolvimento profissional de alunos e ex-alunos. Eduardo lembrou da vinda de Tarcísio de Freitas à FAAP, em 2022, quando ainda era ministro, para falar sobre infraestrutura, e destacou a realização de eventos com o BTG em 2023 e do primeiro Encontro Agro FAAP, com participantes do Ministério da Agricultura.  Para o segundo semestre deste ano, a agenda da Associação inclui eventos sobre agenciamento de atletas (11 de setembro), sucessão em empresas familiares (25 de setembro), e um encontro sobre inovações, promovendo o debate e o aprendizado em diversas áreas de atuação que acontecerá no fim do semestre. Eduardo também sugeriu aos ouvintes seguirem o perfil da Associação de Antigos Alunos no Instagram para ficarem por dentro das próximas atividades: @antigosalunosfaap   O episódio completo do FAAPCAST com Rafael Possik e Eduardo Sassi já está disponível no nosso canal do YouTube e Spotify. Não perca!

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter