Uma das mais tradicionais mostras coletivas de arte contemporânea do circuito paulista, a Anual de Arte FAAP retoma as atividades após dois anos de interrupção provocada pela pandemia de Covid-19. Com abertura ao público prevista para 30 de novembro, a exposição reunirá, em sua 52ª edição, trabalhos em diferentes linguagens, como pinturas, desenhos, vídeos, videoperformances, gravuras, fotografias, publicações, entre outros.
As obras foram desenvolvidas por estudantes da FAAP, que participaram do processo de seleção que considerou, entre vários critérios, a potencialidade dos trabalhos, as referências utilizadas, além da ampliação e superação desses referenciais.
A exposição contará com outra sala na qual serão exibidos trabalhos de artistas formados pela FAAP nos dois últimos anos e que não puderam participar devido à interrupção decorrente da pandemia. Nesse espaço, serão apresentadas seis obras selecionadas.
Artista Convidada
Como ocorre nas edições da Anual de Arte FAAP, desde 2012, há uma sala especial dedicada aos artistas que estiveram na Residência Artística FAAP – Paris, no período anterior ao da mostra. O Programa de residência da FAAP seleciona todo semestre estudantes, artistas formados pela instituição ou professores para ocupar o estúdio 1422, que a instituição mantém desde 1997 na Cité Internationale des Arts, uma residência internacional localizada às margens do Rio Sena.
Nesta edição, a mostra contará com a participação da artista Giulia Bianchi, que vai apresentar uma seleção das pinturas realizadas, além de material documental do processo desenvolvido durante sua estada de seis meses na Residência, onde deu continuidade às suas pesquisas para o projeto de pinturas Festin de Peintures.
Formada em Artes Visuais pela FAAP, Giulia estudou pintura com o artista Paulo Whitaker e trabalhou com Henrique Oliveira. Fez parte do workshop intensivo em desenho Procedência & Propriedade, ministrado por Charles Watson, e integrou o grupo de estudos do artista Thiago Honório e da curadora Ana Paula Cohen.
Atualmente, por meio de desenho, instalação e pintura, investiga o que ela identifica como “elementos que podem ser considerados naturais, que se encontram na natureza”, além do interesse pelo que ela entende ser a “pele do mundo”. A artista também dialoga com referências da história e do mundo contemporâneo, a partir dos gêneros tradicionais da pintura.
Anote na agenda – Anual de Arte FAAP
Período de visitação: de 30 de novembro a 12 de fevereiro de 2023
Horário: Segundas, quartas, quintas e sextas das 10h às 18h – última entrada às 17h30.Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – última entrada às 17h30.
Fechado todas as terças-feiras, mesmo quando feriado.
Local: Salão Cultural – MAB FAAP