Alunos embarcam para a COP28 em Dubai

TEXTO

Comunicação FAAP



DATA


COMPARTILHE


04.12.23-Alunos-embarcam-para-a-COP28-em-Dubai

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O curso de Relações Internacionais da FAAP levará pela primeira vez dez alunos da instituição para a COP28 – Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.  

Nossos alunos do 2º ao 8º semestre do curso participarão de todas as reuniões oficiais abertas, junto com a comissão brasileira, políticos e a sociedade civil. Uma experiência que trará a imersão em discussões sobre o futuro do meio ambiente, e como evitar uma catástrofe climática global. 

“Um processo de negociação, como da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que teremos a oportunidade de acompanhar, é extremamente complexo. São 28 anos de reuniões internacionais árduas para construir o Regime Internacional de Mudanças Climáticas, que fundamentam essa agenda global. O curso de Relações Internacionais da FAAP, como um centro acadêmico de excelência, está oferendo aos alunos uma oportunidade ímpar. É uma honra acompanhar a primeira Missão FAAP na COP 28, pois cada uma das COP’s é singular e oferece uma ampla janela para compreender a economia global e os desafios que serão enfrentados pela economia mundial nas próximas décadas. Estamos em um momento de transição energética e com a emergência climática na nossa casa. Essa é mais uma ação da FAAP, formando lideranças preparadas para atuar no cenário global”, disse Josilene Ferrer, professora do curso de Relações Internacionais da FAAP. 

Para Nicholas Oliveira, um dos alunos que estará nesta viagem, “A COP-28, em Dubai, promete ser um marco na minha carreira como estudante de Relações Internacionais. Presenciar ao vivo negociações e conversas com lideranças dos mais diversos contextos é fundamental para entender qual o papel que cada um pode desempenhar no combate à mudança climática . Um bom indicador da importância dessa COP em específico, que já superou as expectativas iniciais, foi a aprovação de um fundo de 100 bilhões de dólares ao ano para países pobres, já no seu primeiro dia. Isso mostra que o mundo vem percebendo a necessidade cada vez maior de medidas mais ousadas e eficientes para impedir um desastre climático”. 

O propósito desta imersão internacional reside na familiarização dos estudantes, abrangendo diversos níveis de habilidade e capacidade, em temáticas vinculadas aos aspectos da governança global em assuntos diplomáticos e de políticas públicas. A experiência visa proporcionar conhecimentos preciosos para moldar a trajetória individual de cada aluno, dada a natureza técnica inerente a tais atividades. 


TEXTO

Comunicação FAAP


DATA


banners-site-faap_ri2

Relações Internacionais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_ri1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Relações Internacionais

Alunos da FAAP exploram a magia na Missão Estudantil em Orlando

Entre os dias 10 e 18 de outubro, um grupo de estudantes de Relações Internacionais participou de mais uma edição da Missão Estudantil à Cidade de Orlando – uma iniciativa estratégica da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) que visa promover discussões e análises sobre Hospitalidade, Turismo, Gestão e Criatividade na “capital mundial do entretenimento”.  Sob a curadoria e acompanhamento do professor Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Missões e Imersões da FAAP e ex-Cast Member dos parques da Disney, os discentes cumpriram uma agenda abrangente que combinou exercícios observacionais nos parques temáticos da Disney e da Universal, sessões de diálogo com executivos, Cast Members e influenciadores – os quais forneceram diversas perspectivas dos negócios atrelados a esta indústria – e visitas especializadas.  As visitas incluíram a Visit Orlando – empresa responsável pela promoção turística da cidade –, o Consulado-Geral do Brasil em Orlando – onde foram recebidos pelo Cônsul-Geral, Sr. João Lucas Quental Novaes de Almeida –, a sede do Disney Programs – local onde realizaram um tour exclusivo, acompanharam atividades acadêmicas e participaram de uma Special Engagement Session com duas personalidades de destaque da empresa, Bob Weis e Djuan Rivers, que atuaram, respectivamente, como presidente da Walt Disney Imagineering e vice-presidente do Disney’s Animal Kingdom –, além de uma masterclass com visitação à Rosen College – University of Central Florida, uma das mais prestigiadas instituições de ensino no setor de hospitalidade.  “Essa viagem se configura como uma das mais valiosas experiências interdisciplinares que oferecemos. Embora, superficialmente, haja o componente recreativo de estar na Disney, conforme os próprios estudantes ressaltam, abordar essa vivência com uma ótica acadêmica, observando pessoas, processos e a atuação em tempo real, agrega uma nuance significativa às teorias ligadas a Customer Experience, Liderança e Inovação, o que é altamente relevante para seus currículos. Compreender o ‘padrão Disney’ é um diferencial no mercado de trabalho e, por essa razão, esses alunos se destacam profissionalmente”, salienta o professor Grinberg.  A Missão Estudantil foi precedida por atividades preparatórias. Semanas antes da viagem, o grupo visitou a sede da The Walt Disney Company no Brasil para dialogar com a equipe de Parks & Resorts, responsável pela promoção dessa linha de negócios no país. Nesse encontro, foram abordados tópicos como Marketing, Comunicação, Relações Públicas e projetos especiais, que, inegavelmente, estabeleceram uma base sólida para as observações in loco. O ciclo da Missão será finalizado nesta semana com uma roda de conversa on-line com a equipe da Vekoma, uma das principais fabricantes globais de sistemas de atrações e montanhas-russas.  “Embora eu já tenha participado de diversas Missões da FAAP, no 8º semestre e estagiando em uma multinacional que também valoriza a relação com o cliente, foi extremamente enriquecedor descobrir o que está por trás da magia – incluindo a análise de como outras empresas do segmento operam e como a cidade, e até mesmo a diplomacia brasileira, reage a todo esse ecossistema. Foi uma experiência notável!”, afirma Renata Pertusi, uma das participantes da Missão.  Esta é a terceira vez que a FAAP realiza essa imersão, e a cada edição, a instituição busca oferecer mais exclusividade, acesso e conhecimento aos seus participantes.  Para obter mais informações sobre as Missões e Imersões que a FAAP promoverá para todos os cursos de graduação em 2026, recomenda-se acompanhar os canais oficiais da instituição, onde todos os detalhes serão divulgados em


Publicidade e Propaganda

CoLab da FAAP inicia parceria com a Agência Tech & Soul 

Os alunos da CoLab, Agência Experimental da FAAP, deram início a uma parceria com a Tech & Soul, uma das agências mais premiadas do país, que carrega em seu portfólio 7 Leões, Clio, D&AD, entre outros prêmios.   “A parceria com a Tech & Soul, vai reforçar o compromisso da FAAP em proporcionar um ensino alinhado ao que está sendo praticado atualmente no mercado profissional, colocando os alunos em contato direto com os profissionais que fazem o mercado da comunicação diariamente”, afirma o Prof. Dr. José Roberto D’Elboux .  Através do programa Agência Madrinha, que tem o objetivo de aproximar agências do mercado e a FAAP, os alunos vão desenvolver um projeto para a ClickBus, cliente da Tech & Soul, orientados por professores do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP e por profissionais da agência, aplicando na prática os ensinamentos vistos em sala de aula.  “Acompanhar de perto o lançamento de uma campanha real para a Clickbus está sendo enriquecedor, abrindo meus olhos para todo o processo criativo e para a dinâmica de uma agência. Essa vivência está sendo transformadora e me traz não só aprendizado, mas também inspiração”, relata a aluna Mariana Leite.  A aluna Sofia Vazquez, nos conta que “trabalhar em conjunto com a Tech & Soul está sendo fantástico! Tanto no âmbito profissional, através dos projetos que estamos desenvolvendo, quanto no pessoal, a partir dos insights que tenho tido nesse período”.   Sobre a CoLab  Criada em 2020, a CoLab é uma iniciativa da coordenação de Publicidade e Propaganda aberta aos alunos de todos os cursos da instituição. Neste espaço colaborativo, os estudantes transformam conhecimento em prática, trabalhando em projetos reais e gratuitos para ONGs, instituições sem fins lucrativos e iniciativas privadas.  Com equipes multidisciplinares e mentoria dos professores de PP, os estudantes aprendem a trabalhar com criação, marketing e atendimento.  E tem mais: a CoLab também impulsiona os alunos em competições estudantis como o Effie College, onde os alunos foram vencedores em 2022 e 2024, e estão entre os finalistas desde


Business and International Affairs

Alunos do Programa BIA realizam visita no Escape 60′ para aula prática sobre inovação e gestão 

Os estudantes do Programa BIA (Business and International Affairs), e o Prof. Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Imersões e Experiência do Aluno, realizaram mais uma visita externa educativa, desta vez para conhecer as instalações e o modelo de negócios do Escape 60′, empresa pioneira no segmento de escape rooms no Brasil.  Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com Caio Sposito, Gerente de Inovação, e Valmir Bastos, Gerente de Unidades, que apresentaram detalhes sobre a trajetória da empresa e os desafios enfrentados ao longo de uma década de operação no mercado brasileiro, funcionando como uma aula prática de introdução aos princípios de administração e inovação.  Os executivos da Escape 60′ explicaram aos estudantes como funciona a estrutura híbrida da empresa, que combina gestão centralizada de unidades próprias com o sistema de franquias. O modelo engloba ainda uma plataforma de licenciamento, desenvolvimento de salas temáticas, parcerias estratégicas com marcas e propriedades intelectuais, além de estratégias específicas para captação e retenção de clientes.  Como primeira empresa de escape room a se estabelecer no Brasil há 10 anos, a Escape 60′ compartilhou sua experiência sobre a evolução do setor e os desafios impostos pela chegada da concorrência. Os gestores destacaram como a empresa tem se reinventado constantemente para continuar cativando públicos de todas as idades, mantendo-se relevante em um mercado cada vez mais competitivo.   Esta foi mais uma oportunidade proporcionada pelo Programa BIA da FAAP, que oferece experiências únicas de aprendizado, transformando estudantes em profissionais preparados para o mercado


Business and International Affairs

Missão internacional leva estudantes da FAAP para NY

O programa Business and International Affairs da FAAP levou estudantes a Nova York para uma imersão no mercado financeiro global, sob a coordenação da professora Silvye Ane Massaini. Durante a viagem, o grupo visitou algumas das principais instituições financeiras do mundo e participou de atividades culturais na cidade. A programação começou com uma visita ao Pátria Investimentos, uma das maiores empresas de investimentos alternativos da América Latina, com forte atuação internacional. Os alunos conversaram com executivos e acompanharam a equipe da instituição em uma visita à Nasdaq, onde assistiram ao closing bell ceremony do dia. No dia seguinte, o grupo esteve no escritório do BTG Pactual em Nova York. Lá, foram recebidos pelo ex-aluno Claudio Selma, Diretor de Wealth Management US, que, junto de colegas, apresentou um panorama do setor e das inovações em andamento. Na sequência, seguiram para o Citi, onde participaram de uma discussão sobre mercados globais, tendências macroeconômicas e dinâmicas regionais. O terceiro dia foi dedicado à Lazard Asset Management, com foco em estratégias de equity trading e gestão de portfólio. Já no quarto e último dia, os alunos realizaram um walking tour pelo Financial District, além de visitar museus e pontos turísticos da cidade. “A missão internacional levou alunos da FAAP a Nova York para uma imersão no mercado financeiro global. Ao longo de uma semana, visitamos instituições como BTG Pactual, Citibank, Patria, Lazard Asset Management e Nasdaq, aproximando os alunos do mercado. Participar dessa missão com os alunos é uma oportunidade única de conectar teoria e prática. Ver de perto como funcionam as instituições financeiras amplia horizontes e inspira. É uma vivência transformadora, tanto acadêmica quanto pessoal.”, afirma

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter