Alunos de Jornalismo da FAAP contam sobre a experiência de estágio na Folha de S. Paulo

FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


_RCS3182

Alunos de Jornalismo da FAAP estagiários no jornal Folha de S. Paulo


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Parceria entre a FAAP e a Folha de S. Paulo propicia seis meses de estágio para os alunos em um dos mais importantes jornais do país

A parceria com a Folha foi inaugurada no segundo semestre de 2023, com a aula magna de Sérgio Dávila, diretor de redação da Folha de S. Paulo, para o curso de Jornalismo. “A parceria entre FAAP e Folha é motivo de orgulho e reforça o compromisso do jornal de levar conteúdo de qualidade aos seus leitores”, diz Dávila.

A colaboração entre as instituições prevê a admissão de estudantes de Jornalismo da FAAP como estagiários da Folha durante seis meses. Para participar, os estudantes são selecionados com base em seu desempenho acadêmico e envolvimento no LabJor — Laboratório de Produção de Conteúdos Jornalísticos do curso.

“Ocupar o espaço responsável por instigar parte da minha vontade em fazer Jornalismo é, acima de tudo, um sonho”, afirma Gabriel Moreno, estagiário na TV Folha.  “Trabalhar em um veículo de tamanha expressão e referência no Brasil me motiva a alcançar todos os meus objetivos profissionais”, diz Isadora Laviola, estagiária na editoria de Livros.

Maria Clara Castro, que completou seu estágio na editoria Mundo, conta que na Folha teve a oportunidade de “não só ver por dentro de um dos maiores jornais do Brasil, mas de viver a rotina de produção de notícias ao lado de jornalistas de alto calibre”. Ana Clara Cotteco, estagiária do Folhateen, fala que trabalhar na Folha “ajuda a colocar em prática e desenvolver ainda mais as habilidades que tenho aprendido da faculdade”.

Para Laryssa Torrati, que trabalha na editoria de Mercado, o estágio significa ter “a oportunidade única de acompanhar e contribuir com um veículo que ajuda tantas pessoas todos os dias”. Francielle Souza, estagiária do Guia da Folha, afirma que “todas as expectativas que tinha de trabalhar com os melhores profissionais e vivenciar o jornalismo de alto nível se superaram”. E o estudante Pedro Affonso, trabalhando na editoria de Fotografia, resume: estagiar na Folha “é uma experiência impagável”.

Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, explica que a parceria com a Folha traduz o espírito que norteia a estrutura curricular inovadora do curso: forte formação humanística, criatividade e atendimento das demandas atuais do mercado de comunicação. “A parceria com a Folha está em sintonia com a nossa missão de ampliar as possibilidades de desenvolvimento técnico, intelectual e de networking de nossos alunos, para entregar ao mercado um profissional preparado para os desafios de um mundo cada vez mais exigente em suas demandas sociais e que muda tão velozmente em relação às tecnologias de produção e disseminação de informações”.

Esta parceria não apenas enriquece a formação dos alunos, mas também fortalece os laços entre a academia e o mercado, proporcionando uma experiência prática enriquecedora para os futuros jornalistas.


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA



CATEGORIA

banners-site-faap_jor2

Jornalismo na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_jor1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Business Communication and Media

Alunos do programa BCM da FAAP visitam o Palácio dos Bandeirantes

Nesta última terça, 21, um grupo de alunos do programa BCM (Business Communication and Media) que integra as graduações de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo da FAAP, fez uma visita ao Palácio dos Bandeirantes para conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo e a sua Agência SP, a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.  Segundo Eric Messa, Coordenador do Programa BCM da FAAP, “a comunicação passa por uma grande revolução, e a comunicação pública não fica à margem. Conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo, lá no Palácio dos Bandeirantes, reforça minha convicção de que, hoje, toda instituição, pública ou privada, precisa dispor de uma estrutura de comunicação minimamente articulada para atender à demanda de produção de conteúdo próprio. Seus profissionais devem reunir competências múltiplas: capacidade analítica, fluência em formatos digitais e aptidão para integrar narrativas”.   O grupo de estudantes foi recebido por Lais Vita (Secretária de Estado), Flávio Benvenuto (Subsecretário de Comunicação Integrada), Joana Carmo (Subsecretária de Marketing) e pela equipe de coordenadores de área.   “Cada vez mais me convenço de que a aproximação entre os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, que idealizamos no programa BCM, oferece uma formação alinhada às necessidades atuais”, afirma Eric Messa.


Business Communication and Media

FAAP Talks apresenta o novo programa ‘Business Communication and Media’ 

Seguindo o tema “A Comunicação é o Futuro: o valor de um profissional global e multidisciplinar”, a FAAP reuniu professores e expoentes profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas para compor o painel do FAAP Talks, em um evento de divulgação do novo programa BCM (Business Communication and Media), reservado apenas para os candidatos do Vestibular 2025 e transmitido ao vivo via Youtube.   Luis Sobral, CEO da FAAP, e Rogério Massaro, Diretor Acadêmico da FAAP, abriram o FAAP Talks destacando a história do Centro Universitário e dando as boas-vindas para os futuros estudantes, pais e familiares presentes. “A FAAP, como sempre, pioneira em tudo o que oferece, uma Instituição que se atualiza todos os dias, há 77 anos. Visando as profissões do futuro, visando contribuir com as melhores práticas e com os melhores profissionais, em um futuro, ainda que seja incerto, mas que a gente tem obrigação de desenhá-lo para que a gente contribua com a sociedade brasileira”, celebra Sobral.   Esse formato inovador de graduação possibilita que o aluno conquiste tripla titulação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, em até 6 anos. Com o objetivo de formar profissionais versáteis e multidisciplinares, capacitados a atuar num mercado global e a enfrentar desafios contemporâneos em tempos de I.A., revolução digital e bigtechs, o programa oferta uma estrutura curricular única no Brasil.  Para apresentar os diferenciais do BCM e destacar a importância de ter acesso a um programa de graduação alinhado as atuais demandas do mercado da comunicação, Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo, e Eric Messa, Coordenador dos cursos de Publicidade e Relações Públicas, realizaram a composição e mediação do painel de convidados, entre os quais estiveram presentes: Regina Augusto (Diretora-Executiva do CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, e professora da FAAP); Eduardo Brandini (Head de TV, Filmes, Esportes, Notícias e Ecossistema Cívico do YouTube e professor da FAAP); Iuri Pitta (Comentarista político da CNN e professor da FAAP) e Marcia Esteves (CEO da agência Lew’Lara/TBWA e Presidente da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade).   Todos os convidados contaram sobre a sua trajetória profissional no mercado da comunicação e as mudanças que foram acontecendo no setor ao decorrer dos anos, principalmente com a ascensão da tecnologia e a expansão do seu uso em nosso dia a dia. Um coquetel marcou o final do evento, onde também foi aberto um momento para realização de matrícula e entrega de vouchers para troca de ingressos do Teatro FAAP.

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter