1º Encontro AgroFAAP reúne autoridades para debater o Agronegócio 

FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP e Marcos Anjos/FAAP



DATA


COMPARTILHE


FAAP

Ingo Plöger, empresário e Presidente do CEAL, Luis Sobral, CEO da FAAP, Aldo Rebelo, Secretário Municipal de Relações Internacionais, e Rafael Possik, professor-mentor da Liga AgroFAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A FAAP sediou e produziu o 1º Encontro AgroFAAP, promovido pela liga estudantil, em uma iniciativa que reuniu renomados especialistas e autoridades do setor agropecuário. Recebidos por Luis Sobral, CEO da FAAP, por Rafael Possik, professor e mentor da liga AgroFAAP, e por Eduardo Levy Sassi, ex-aluno de Direito FAAP, o evento contou com a presença de figuras importantes como Ingo Plöger, Julio Ramos, Luis Rua, Diógenes Kassaoka e Aldo Rebelo, que compartilharam insights valiosos sobre os desafios e perspectivas do agronegócio brasileiro e mundial.  

Ingo Plöger, empresário e Presidente do CEAL – Conselho Empresarial da América Latina e membro do novo Conselho Personalidades Intelectuais, Culturais e Empresariais da FAAP, iniciou as discussões apresentando um panorama abrangente que abordou desde a origem da vida no planeta Terra até as tendências contemporâneas que moldam os agronegócios. Na ocasião, Plöger destacou os principais obstáculos enfrentados pelo setor, proporcionando uma reflexão enriquecedora aos participantes. 

“No agro a gente tem muito a oferecer. Não só naquilo que nós somos e aquilo que nós temos, mas também a nossa contribuição em termos de mundo”, disse o empresário. 

Julio Ramos, Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, enfatizou a importância do momento de transformação que o Brasil atravessa e as oportunidades que surgem no âmbito do agronegócio. Destacando a relação entre economia de mercado e desenvolvimento social, Ramos ressaltou que “Ter o agro como uma possibilidade sustentável, gera emprego, gera renda”.  

Luis Rua, Diretor de Mercados da ABPA – Associação Brasileira de Proteína, contribuiu para o debate ao compartilhar sua expertise sobre o cenário mercadológico internacional do agro brasileiro. Ressaltando a significativa contribuição do agronegócio para a economia nacional e sua influência nos mercados globais, Rua encorajou os presentes para que “Busquem, sejam curiosos. O agronegócio movimenta nossa economia, e é a certeza que coloca o Brasil no centro.”   

Diógenes Kassaoka, Subsecretário do Abastecimento de Segurança Alimentar, abordou a evolução histórica do conceito de segurança alimentar, desde os tempos da Primeira Guerra Mundial até os desafios contemporâneos. Kassaoka ressaltou a relevância dos aspectos políticos na promoção da segurança alimentar e instigou os participantes a refletirem sobre os impactos das decisões políticas nesse contexto.  

Encerrando o evento, Aldo Rebelo, Secretário Municipal de Relações Internacionais, trouxe à tona questões cruciais relacionadas ao código florestal brasileiro e à legislação ambiental vigente. Enfatizando a importância da agropecuária e agricultura para o desenvolvimento sustentável do Brasil, Rebelo destacou o papel dos recursos naturais do país no contexto nacional e internacional, evidenciando sua relevância para a população brasileira e além-fronteiras.  

O 1º Encontro AgroFAAP consolidou-se como um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios e oportunidades no setor agropecuário, reunindo diversas perspectivas e contribuições valiosas para o avanço sustentável do agronegócio brasileiro. Este evento reafirma o compromisso da FAAP com o desenvolvimento dos graduandos, trazendo figuras e discussões importantes sobre o estado socioeconômico do país. 

Confira como foi o evento na íntegra clicando aqui. 


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP e Marcos Anjos/FAAP


DATA


banner-horizontal-home-1

Estude ainda este ano!

Vestibular FAAP 2025 2º semestre
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP recebe São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo   

Do dia 3 a 13 de julho, a FAAP recebe a São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte). O evento reúne mais de 90 atividades, com 500 vagas gratuitas, voltadas a estudantes e profissionais do setor criativo e audiovisual no Brasil.  A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   “A FAAP sempre busca ser palco de iniciativas que unem excelência acadêmica e fomento à cultura. Receber o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo reforça nosso compromisso com a formação de alto nível e com o fortalecimento da indústria criativa brasileira. Estamos certos de que este encontro trará oportunidades valiosas para estudantes, profissionais e para o futuro do audiovisual no país”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP.  A programação dos workshops aborda temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   “Com o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, seguimos avançando para consolidar São Paulo entre os grandes polos de audiovisual do mundo. Estamos promovendo formação de excelência, conectando profissionais ao mercado e impulsionando a internacionalização do setor — sempre com foco em gerar emprego, fortalecer a economia criativa e dar visibilidade ao talento paulista”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual


Na FAAP

Estude na FAAP com a sua nota do ENEM ou transfira seu curso, confira as regras!  

Já pensou em estudar na FAAP? Aproveite as vagas remanescentes, realize a solicitação de transferência externa ou use a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos. Em ambos os casos, não há necessidade de realizar prova do Vestibular FAAP. Confira as regras a seguir:  Transferência Externa  A FAAP aceita a transferência de alunos provenientes de outras instituições de ensino, desde que tenham cursado e concluído, pelo menos, uma série do curso de origem, ou que tenham interrompido seus estudos e mantenham vínculo com a instituição anterior.  A análise dos programas de ensino, para fins de Aproveitamento de Estudos, é realizada conforme a legislação vigente. Essa análise determina o semestre em que o candidato será matriculado, bem como as disciplinas que deverão ser cursadas para adaptação. Sempre que possível, nos cursos afins, o aluno será matriculado na mesma série em que estaria no curso de origem.   A FAAP oferece bolsas de até 40% para os candidatos aprovados no Processo Seletivo de Transferência Externa, de acordo com o semestre de ingresso na instituição. Confira mais informações no edital.  A classificação e convocação para o Processo Seletivo de Transferência Externa é realizado com base na análise dos documentos enviados na inscrição. Para se inscrever, basta acessar o site vestibular.faap.br, preencher a ficha com seus dados pessoais e anexar os documentos solicitados.  ENEM   A FAAP concede bolsa para os candidatos aprovados no Processo Seletivo ENEM, conforme a pontuação obtida no Exame do ENEM, realizados nos últimos 5 anos. Serão oferecidas bolsas de 100% de desconto para os 10 primeiros candidatos que comprovarem nota superior a 800 pontos no ENEM, conforme a ordem de convocação. A convocação ocorrerá diariamente, até a data limite para o presente processo seletivo. Confira o edital para mais informações!  Não perca esta oportunidade, realize agora mesmo a sua inscrição em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter