A Semana de Artes 2019 acontecerá entre os dias 13 e 17 de maio, com o tema geral “Realidades Invisíveis”. Trata-se de um evento da Área de Artes que contempla os cursos de Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado), Design (Gráfico e Produto), Moda, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia em Produção Cultural. Visa a inter e transdisciplinaridade entre os cursos, proporcionando aos alunos uma visão global de suas áreas de atuação, com a realização de atividades relacionadas às áreas afins.
A definição do tema geral, eixos temáticos, conteúdos abordados, convidados e formatos das atividades está sendo elaborada conjuntamente pelos coordenadores dos cursos de graduação e pelos alunos integrantes da comissão de planejamento e organização. Estão sendo realizadas reuniões semanais com esses alunos, entre os quais há representantes de todos os cursos da Área de Artes.
Em suma, o evento é o resultado do envolvimento e da preocupação de todos com as inquietudes em torno das “realidades invisíveis”, em todas as esferas, na atualidade.
Colabore conoscoO foco são os indivíduos e grupos sociais que sofreram processos de apagamentos, silenciamentos e de invisibilização ao longo da história, cuja condição se mantém até a atualidade. Serão discutidas as realidades de pessoas e grupos que permanecem à margem da historiografia oficial e das nossas relações cotidianas e que são tanto objeto de pesquisa quanto temática principal dos projetos dos convidados.
Neste eixo, o foco é a cadeia de produção de objetos, produtos, edificações e os impactos ambientais e sociais presentes desde a etapa de projeto até o descarte, perpassando o uso e as relações de consumo. Os convidados discutirão com os alunos e professores projetos que tornam visíveis e que tentam reverter ou minimizar esses impactos, que permanecem ocultos e que reforçamos ao usar ou consumir os produtos e serviços.
O foco são os indivíduos e grupos sociais que sofreram processos de apagamentos, silenciamentos e de invisibilização ao longo da história, cuja condição se mantém até a atualidade. Serão discutidas as realidades de pessoas e grupos que permanecem à margem da historiografia oficial e das nossas relações cotidianas e que são tanto objeto de pesquisa quanto temática principal dos projetos dos convidados.
Tomando como referência o título do livro de Julian Pallasmaa, “Os olhos da pele”, no qual o arquiteto critica a primazia do olhar na avaliação estética da arquitetura e na ligação que fazemos do olhar comum com um conhecimento quase positivo do mundo, este eixo foca em projetos e tendências que discutem, priorizam e trabalham o estímulo aos outros sentidos além da visão. Será dado enfoque ao ambiente das percepções, das sensações, das emoções, da fenomenologia, confrontando-o também com o avanço tecnológico, com os algoritmos e com as interfaces do mundo digital.
Neste eixo, o foco é a cadeia de produção de objetos, produtos, edificações e os impactos ambientais e sociais presentes desde a etapa de projeto até o descarte, perpassando o uso e as relações de consumo. Os convidados discutirão com os alunos e professores projetos que tornam visíveis e que tentam reverter ou minimizar esses impactos, que permanecem ocultos e que reforçamos ao usar ou consumir os produtos e serviços.
Tomando como referência o título do livro de Julian Pallasmaa, “Os olhos da pele”, no qual o arquiteto critica a primazia do olhar na avaliação estética da arquitetura e na ligação que fazemos do olhar comum com um conhecimento quase positivo do mundo, este eixo foca em projetos e tendências que discutem, priorizam e trabalham o estímulo aos outros sentidos além da visão. Será dado enfoque ao ambiente das percepções, das sensações, das emoções, da fenomenologia, confrontando-o também com o avanço tecnológico, com os algoritmos e com as interfaces do mundo digital.
A partir de conversas com os coordenadores dos cursos da Área de Artes e com os alunxs integrantes da comissão de planejamento e organização, o tema geral do evento foi assim fundamentado:
1º) Realidade não é só aquilo que se vê, mas também o que se sente, o que estimula outros sentidos além da visão.
2º) Realidades invisíveis podem ser: