Educativo
« Voltar à página anteriorÉ provável que você já tenha visto um educador aqui no MAB, mesmo que não tenha se dado conta. Nós somos os responsáveis por receber e acolher os visitantes que entram no museu, sejam alunos de uma escola em visita extra-curricular, professores que vêm ao museu em busca de formação para trabalhar cultura com seus alunos, artistas e intelectuais procurando conhecimento e um espaço de discussão, ou simplesmente pessoas em um momento de lazer e entretenimento. Desse modo, podemos pensar que, para além de receber esse público, também estamos disponíveis para o diálogo e para a troca de experiência que pode ocorrer dentro do museu.
Nos museus de arte, como é o caso do MAB, não trabalhamos apenas passando uma informação ou definição de uma obra de arte ou movimento artístico, como também não somos responsáveis por mostrar apenas um caminho que se deva seguir para compreender a arte. Acreditamos que o educador faz parte de uma tríade que promove o diálogo juntamente com a obra e o visitante, alimentando uma constante troca de saberes e experiências. Muito embora também estejamos prontos para uma breve troca de informações ou uma visita educativa, de acordo com o interesse do visitante que vem ao museu.
A prática pedagógica no museu se revela também como uma produção intelectual e de criação. O educador participa ativamente desse processo, pois ele envolve escolhas, construção de narrativas, precisão no recorte, conhecimento histórico e postura política na elaboração das suas visitas e atividades que se propõe a executar. O educador não é um mero reprodutor de conteúdo, mas também se iguala ao curador em suas práticas, pois dessa maneira acreditamos que a arte se torna ativa culturalmente, ou seja, possui função social e política sendo importante para ressignificar e criticar a vida, por meio de propostas que alterem os espaços de uso coletivo.
Não podemos deixar de lembrar que nosso trabalho é sempre um convite, e que realizar uma visita com ou sem educador não é melhor e nem pior, pois são experiências diferentes, cada uma com suas particularidades e potencialidades. Caso você nunca tenha feito uma visita educativa em um museu, deixamos aqui o nosso convite para participar com a gente dessa experiência e conhecer na prática o nosso trabalho.