Educativo
É provável que você já tenha visto um educador aqui no MAB, mesmo que não tenha se dado conta. Nós somos os responsáveis por receber e acolher os visitantes que entram no museu, sejam alunos de uma escola em visita extra-curricular, professores que vêm ao museu em busca de formação para trabalhar cultura com seus alunos, artistas e intelectuais procurando conhecimento e um espaço de discussão, ou simplesmente pessoas em um momento de lazer e entretenimento. Desse modo, podemos pensar que, para além de receber esse público, também estamos disponíveis para o diálogo e para a troca de experiência que pode ocorrer dentro do museu.
Nos museus de arte, como é o caso do MAB, não trabalhamos apenas passando uma informação ou definição de uma obra de arte ou movimento artístico, como também não somos responsáveis por mostrar apenas um caminho que se deva seguir para compreender a arte. Acreditamos que o educador faz parte de uma tríade que promove o diálogo juntamente com a obra e o visitante, alimentando uma constante troca de saberes e experiências. Muito embora também estejamos prontos para uma breve troca de informações ou uma visita educativa, de acordo com o interesse do visitante que vem ao museu.
A prática pedagógica no museu se revela também como uma produção intelectual e de criação. O educador participa ativamente desse processo, pois ele envolve escolhas, construção de narrativas, precisão no recorte, conhecimento histórico e postura política na elaboração das suas visitas e atividades que se propõe a executar. O educador não é um mero reprodutor de conteúdo, mas também se iguala ao curador em suas práticas, pois dessa maneira acreditamos que a arte se torna ativa culturalmente, ou seja, possui função social e política sendo importante para ressignificar e criticar a vida, por meio de propostas que alterem os espaços de uso coletivo.
Não podemos deixar de lembrar que nosso trabalho é sempre um convite, e que realizar uma visita com ou sem educador não é melhor e nem pior, pois são experiências diferentes, cada uma com suas particularidades e potencialidades. Caso você nunca tenha feito uma visita educativa em um museu, deixamos aqui o nosso convite para participar com a gente dessa experiência e conhecer na prática o nosso trabalho.
Agendamento
Visitas educativas gratuitas
Para visitas educativas de grupos nas exposições do acervo do MAB FAAP, os agendamentos são necessários e realizados pelo e-mail: museu.educativo@faap.br ou pelo telefone 11 3662-7200.
As visitas individuais podem ser agendadas ou feitas de maneira espontânea, de acordo com a disponibilidade dos educadores no espaço.
Projetos
O educativo do MAB entende que seu papel no museu não se limita apenas no atendimento ao público pelas visitas mediadas. Sendo assim, desenvolve ações que possibilitam diversas trocas de saberes, estabelece vínculos com parceiros de instituições de ensino e vínculo com aqueles que vêem na arte possibilidades de se colocar, se entender e discutir temas que fortalecem a visão crítica sobre acontecimentos e vivência em sociedade.

Conversas no MAB
Para criar uma relação com temas abordados nas exposições do MAB FAAP e saber um pouco mais sobre processos criativos de artistas e assunto relevantes de uma curadoria, o Educativo MABFAAP criou em 2016 o Conversas no MAB, que traz convidados para apresentar e bater um papo com o público nos salões de exposição do museu. Durante a pandemia da Covid-19, a fim de preservar a saúde de nossos colaboradores e convidados, continuamos com as Conversas no MAB virtualmente. Confira as edições passadas no nosso canal do YouTube.

Formação SME
A partir de uma vontade grande do educativo, que por muito tempo quis estreitar relações com os profissionais docentes das escolas que atendia no museu, a Formação de Professores em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo se iniciou em 2017 com o nome de Ciclo de Conversações. O objetivo das formações é principalmente aproximar os profissionais da educação formal das reflexões e práticas da educação não formal, ao mesmo tempo que as ações desenvolvidas pelos educadores no museu se transformam pelas trocas com os professores.

Formação CEETEPS
Desde 2018 o Educativo tem parceria com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, realizando capacitação para os professores com o objetivo de aproximar os profissionais da educação formal das reflexões e práticas da educação não formal. Os encontros pretendem possibilitar reflexões acerca de temas importantes para a vivência escolar e suas intersecções com o ambiente do museu.

Parceria EMEIs
Sabe quando você dá a sorte de ter vizinhos muito legais?! Então, a gente aqui do MAB conheceu uma galera assim e a cada ano o grupo de vizinhos só vai aumentando! As EMEIs Monteiro Lobato e Gabriel Prestes são nossos parceiros com os quais realizamos visitas e atividades, um frequentando a casa do outro durante todo o ano letivo. Dessa parceria, em 2020 recebemos o convite de participar da Virada da Educação (a distância) e assim nos foi apresentado mais dois vizinhos: as EMEIs Patrícia Galvão e Eng. Armando Arruda.
EDUCATIVO MAB em casa
O MAB EM CASA é um projeto desenvolvido pelo Educativo do MAB FAAP, sendo diversos tipos de atividades que buscam estimular a criatividade e o aprendizado para serem realizadas em casa com as crianças, familiares e amigos. Assista os vídeos desse projeto, abaixo: