O Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) e o Museu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão realizando a exposição Voto no Brasil: Uma História de Exclusões e Inclusões.

 

Com curadoria da historiadora do Museu do TSE, Ane Cajado, a mostra apresenta a história eleitoral brasileira, tendo como lente a definição de quem podia e quem não podia participar do processo eleitoral, dentro de um contexto histórico que vai de 1532 a 2013.

 

A exposição reúne aproximadamente 175 documentos históricos, objetos e reproduções de obras de artistas que contextualizam os períodos, como Aleijadinho, Anita Malfati, Di Cavalcanti, Portinari e Tarsila do Amaral, entre outros que permeiam a arte no Brasil desde o século XVII.

 

Entre as raridades, estão expostos alguns modelos de título de eleitor a partir de 1881; um exemplar de uma urna eleitoral do Brasil Império, confeccionada em madeira, e datada do século XIX; uma carta de um candidato pedindo voto (século XIX); fotografia de uma urna utilizada em 1750; a ata de eleição para eleger os membros da Câmara Municipal de Vila Rica em 1711, entre outras preciosidades – muitas delas apresentadas ao público pela primeira vez.

 

A mostra contará de que forma pessoas foram incluídas ou excluídas ao longo da história, conforme sua classe social, gênero, cor, renda, idade, escolaridades, dentre outros critérios de distinção, contribuindo para instigar os visitantes a se questionarem sobre conceitos de cidadania e democracia.

 

Além da exibição de obras históricas e reproduções, pertencentes a acervos de instituições como Museu de Arte Brasileira da FAAP, Museu Imperial de Petrópolis, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, entre outros, e coleções particulares, há uma coletânea de objetos que recontam a trajetória do país, de propriedade do próprio Museu do TSE.

 

Voto no Brasil: Uma História de Exclusões e Inclusões foi idealizada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do voto e informar sobre seu processo histórico.

 

Durante o período da exposição, o Museu do TSE receberá escolas e grupos de estudantes para visitas guiadas com os educadores do Serviço Educativo. O agendamento, gratuito pode ser feito pelo telefone (61) 3030.9281 ou pelo e-mail seesp@tse.jus.br.

FAAP © 2013 - Todos os direitos reservados