FAAP
Exposição ‘Venha chuva, aqui não tem história’

A EXPOSIÇÃO

A exposição “Venha chuva, aqui não tem história” apresenta uma instalação com quatro vídeos que mostram o olhar de um artista português sobre a cidade de São Paulo durante uma primavera seca. Produzido por Rui Silveira, o trabalho pode ser conferido de 24 de fevereiro a 18 de abril no MAB-Centro, extensão do Museu de Arte Brasileira da FAAP no Edifício Lutetia, localizado na Praça do Patriarca.

Pela primeira vez no Brasil para uma experiência de Residência Artística na FAAP, Rui Silveira pretendia realizar um filme de observação que revelasse aspectos de São Paulo. Para isso, passou por diversos lugares, como o Minhocão, Parque da Aclimação, Estação da Luz, Praça da Sé, região da 25 de Março, entre outros locais, e registrou a relação das pessoas com a água.

No passeio pelo Minhocão, notou uma falta de harmonia da arquitetura com a época e, ao ouvir de um desconhecido que ‘aqui não tem História, e o que importa é construir’, resolveu montar o filme, considerando o duplo sentido da palavra: História como ciência e história como narrativa. As filmagens foram feitas de setembro a novembro de 2014.

A entrada na exposição é gratuita, de terça a sábado, das 10h às 18h. Rui Silveira participa da Residência Artística FAAP a partir de uma parceria entre a instituição e a Fundação Calouste Gulbenkian, de Portugal.