O Museu de Arte Brasileira (MAB Centro), localizado no Edifício Lutetia, de propriedade da FAAP, apresenta, a partir de 20 de setembro, a exposição “Residência Artística como ambiente de práticas artísticas”.

Com curadoria do professor Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, a mostra apresenta uma seleção de projetos, relatórios, cadernos, desenhos, esboços e fotos relativos a pesquisas e aos processos de investigação desenvolvidos por artistas que estiveram em residência.

A exposição reúne ainda registros, documentação e depoimentos, juntamente com obras nos mais distintos meios, como vídeo, pintura, desenho, objeto, fotografia e colagem, desenvolvidas por artistas que participaram do programa de residência artística que a FAAP mantém na Cité des Arts, em Paris; artistas que estiveram na Residência Artística FAAP, em São Paulo; além dos artistas que integraram o programa de residência artística internacional, organizado pela FAAP em outros países.

Alguns dos artistas presentes na exposição são: Ali Cherri, Bruno Cidra, Francesco Jodice, Henrique Cesar, Lara Almarcegui, Paulo Almeida, Renata Egreja, Rodolpho Parigi e Thiago Honório.

Além de gratuita, a mostra contará com orientadores que estarão à disposição do público.

Em paralelo à abertura da mostra, no dia 20 de setembro, acontece também a inauguração da exposição “das capitanias do seu corpo”, que reúne obras desenvolvidas por cinco alunos do curso de Artes Visuais, e o Open Studio com os atuais artistas residentes, onde será possível conhecê-los e visitar seus espaços de moradia e de trabalho, além de entrar em contato com suas pesquisas e produções em desenvolvimento. Três dos artistas que participam dessa atividade estão com obras na 31ª Bienal de São Paulo.