Trabalhos que marcaram a trajetória de Alexandre Gama na comunicação até o presente momento estarão reunidos na exposição “Ideia e Forma – Alexandre Gama”, que acontece a partir de 21 de março no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP).
Com curadoria do pesquisador e crítico de fotografia, Rubens Fernandes Junior, diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, a mostra é uma iniciativa inédita que apresenta, além de suas criações, a visão de Gama sobre a criatividade e as diversas artes aplicadas à atividade da comunicação.
Alexandre Gama – ex-aluno da FAAP - é um dos mais bem-sucedidos criativos de comunicação em nível nacional e internacional e, além de criativo, é CEO, fundador e presidente da Neogama e único brasileiro ocupando a posição de Worldwide Chief Creative Officer em uma rede global de agências, no caso a rede BBH de origem inglesa, uma das mais criativas e reconhecidas do mundo.
O espaço reúne trabalhos selecionados por Alexandre desde seu início como criativo até os dias atuais, destacando peças marcantes nos diferentes níveis em que Gama atua - como autor, coautor e diretor de equipes de criação.
Os trabalhos são apresentados sob a ótica da arte aplicada, atividade que se utiliza das várias artes específicas como o cinema, a música, a fotografia, a literatura, a arquitetura, e as artes plásticas e cênicas, para dar forma ao trabalho criativo em comunicação.
Durante a visita à exposição, o público terá a oportunidade, por exemplo, de conhecer detalhes do processo de criação de várias ideias, como por exemplo o filme “Gigante”, primeira produção brasileira já feita para a marca de whisky Johnnie Walker.
O filme criado por Gama em 2011 teve posteriormente várias de suas cenas originais "apropriadas" por um vídeo viral nos protestos de junho de 2013 e gerou a hashtag #ogigante acordou”, que obteve mais de 62 milhões de impactos no espaço de apenas duas semanas.
Faz parte da mostra a série NeoEncontros, apresentação de ideias de inspiração e técnica criativas que Gama idealizou, como uma série de palestras e entrevistas que foram captadas em vídeo com artistas como Ferreira Gullar - maior poeta brasileiro vivo - e Marina Abramovic - expoente internacional da arte de performance - que foram pessoalmente à sede da Neogama para expor e debater sobre seus processos de trabalho.
Arquitetura e programação visual também têm espaço na exposição, que traz o projeto de criação e construção da sede da Neogama em São Paulo, originária de um conceito único e próprio baseado na visão de uma “fábrica de ideias”. O projeto teve assinatura dos arquitetos André Vainer e Guilherme Paoliello, além de Marcio Kogan, na concepção especial de uma das áreas da agência. A programação e identidade visual foram de Claudia Issa e várias peças desse trabalho de design estão também expostas. Uma área destinada aos trabalhos da BBH inglesa também faz parte da mostra.
A FAAP é uma das pioneiras no Brasil em valorizar a arte aplicada e, tendo uma Faculdade de Comunicação e Marketing, não poderia deixar de promover uma mostra com essa importância. Além de prestigiar e dar a oportunidade de mostrar a experiência de anos de criação, traz um profissional de destaque no mercado – que é ex-aluno - para o contato de seus alunos, futuros profissionais de comunicação que vivenciarão todo o universo da área.