O Museu de Arte Brasileira da FAAP abre para o público, a partir do dia 28 de setembro, a exposição “As Constituições Brasileiras”. Originalmente, esta mostra foi organizada e montada pela Fundação em Brasília, no ano de 2007, como parte das comemorações do Bicentenário da Justiça Independente no Brasil, realizadas pelo Supremo Tribunal Federal. A idéia partiu da Ministra Ellen Gracie Northfleet, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. A curadoria é assinada pelo ex-presidente do STF, Ministro Nelson Jobim, e pelo curador do acervo do MAB, José Luis Hernández Alfonso.

Os visitantes poderão apreciar pinturas, esculturas, documentos, fotografias, revistas, jornais, vestuário e objetos pertencentes às figuras de destaque da história brasileira (óculos, bengalas e chapéus, mobiliário, entre outros), além de vídeos. A mostra foi montada a partir de pesquisas e de peças oriundas do Museu Imperial (Petrópolis), Museu da República (Rio de Janeiro), Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro), da Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), do Instituto de Estudos Brasileiros (São Paulo) e do Museu de Arte Brasileira da FAAP (São Paulo).

O intuito é trazer ao público um conhecimento maior sobre as sete Constituições Brasileiras, ambientadas de acordo com o momento histórico e a produção cultural de cada época. “Nosso objetivo, ao aceitar este desafio, é oferecer ao grande público de visitantes e estudantes uma exposição que, ao mesmo tempo, seja didática, ajudando na compreensão do que são as Constituições; histórica, situando cada qual na sua época, com seus personagens e fatos; e artística, ilustrando nossas leis maiores com obras de arte dos nossos artistas mais consagrados que viveram e criaram naqueles períodos”, esclarece Celita Procopio de Carvalho, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Armando Alvares Penteado.

Havendo disponibilidade, a FAAP oferece ônibus para as instituições de ensino públicas que desejam fazer as visitas educativas. Educadores especializados e treinados pelo MAB fazem o acompanhamento dos alunos, mediante agendamento prévio e lista de espera.

_________________________________________________________________________________________________________
 
Data: 28 de setembro a 02 de novembro de 2008
Horários: 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 20h00
               Sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Visitas Educativas: agendamento (11) 3662-7200
ENTRADA GRATUITA - Como chegar