EXPOSIÇÃO "O CINEMA EM CARTAZ"

O Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta, a partir de 10 de agosto,
a exposição “O Cinema em Cartaz”.  Com curadoria dos professores
Rubens Fernandes Junior e Maximo Barro, a mostra reúne cerca de trezentos cartazes de ilustradores como Benício, Ziraldo, Lina Bo Bardi, Angeli e entre outros, que compõem parte da coleção da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação, que conta com mais de três mil peças em seu acervo.

A exposição está dividida em 18 seções que exibem cartazes de produções nacionais e estrangeiras, desde a década de 10 do século passado até os dias atuais, tais como Sunny Side (1919), Thesouro Perdido (1927), Metropolis(1927), Berlim, Sinfonia de uma Cidade (1927), E o Vento Levou (1939), O Èbrio (1946),  Quando a Noite Acaba (1950), Jeca Tatu (1960), O Pagador de Promessas (1962), A Super Fêmea (1973), Cidade de Deus (2002) e entre outros. Uma das seções apresenta cartazes de filmes produzidos por ex-alunos e professores da FAAP.

A idéia é fazer com que o visitante se defronte com diferentes momentos da história da arte, do cinema e do design. Segundo o professor Rubens Fernandes Junior, através destes cartazes é possível não só perceber sua importância iconográfica, mas também traçar uma história, sincronizando as técnicas de impressão, os diferentes estilos de representação, o design, o cinema, enfim as manifestações dos vários momentos e movimentos da vida humana.  “A FAAP se dedica e assume a guarda dessa história como parte imprescindível da memória coletiva”, completa o curador.

A cenografia será assinada pelo escritório ARKITITO, dos irmãos Chantal e Tito Ficarelli, e terá inspiração na cidade de São Paulo dos anos 40.

Filmoteca FAAP
Os cartazes selecionados para a mostra fazem parte da coleção da Filmoteca FAAP, que teve sua fase embrionária iniciada na década de 80. A partir de 1995, ganhou outra perspectiva ao iniciar uma nova trajetória, que buscava destacar sua qualidade gráfica e artística.

O objetivo da Filmoteca FAAP, coordenada pelo professor Maximo Barro, era o de criar um conjunto de informações – cartazes, still fotográfico e películas – destinado ao atendimento da Faculdade de Comunicação e Marketing e da Instituição, e também se estabelecer como um centro de referência de cinema para estudantes, professores e pesquisadores.

A nova fase concretizou o sonho de valorização do acervo reunido até então, ou seja, transformar e dar à coleção a característica de um conjunto expressivo de informações em que pudessem gerar reflexões sobre momentos específicos da história do cinema através do cartaz, um documento efêmero, mas impregnado de conteúdo sócio-cultural.


CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE IMAGENS


Exposição: “O Cinema em Cartaz”

Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP - Salão Cultural
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Exposição: de 10 de Agosto a 12 de setembro de 2008
Horários de visitação: 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 20h00
Sábados, Domingos e Feriados: 13h00 às 17h00
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento para visitas monitoradas: (11) 3662-7200

ENTRADA GRATUITA - Como chegar



voltar