WANG QINGSONG

Principal representante do movimento "Arte Gaudy", uma arte próxima do kitsch ocidental, mas com forte conteúdo cultural chinês, Wang Qingsong é típico desta nova geração influenciada pelo trabalho de artistas como Pierre e Gilles, que se colocam em cena na qualidade de atores em roteiros e contextos culturais Pop.

Em 1998, em uma crítica áspera da sociedade de consumo que emerge na China, ele se apresenta como um Buda meditando, vestindo uma cueca listada, com o logo Mac Donalds gravado em seu peito e sentado em um repolho "The Thinker" mostrando assim, como a cultura de consumo transforma as aparências exteriores, os espíritos e as crenças.

Em "Another Battle Nº6: Fighting Against Macdonaldization of Art" (Outra Batalha Nº6: lutando contra a Macdonaldização da Arte) encontramos o artista no meio de uma tropa de soldados partindo para o ataque de uma colina. Esta obra é uma referência a uma imagem herdada da Segunda Guerra Mundial: os "marines" americanos atacando o monte Suribachi em Iwo Jima, Japão, dia 23 de fevereiro de1945. A bandeira americana, ícone do sonho americano, usada por um grande número de artistas Pop, se encontra assim substituída pelo logo do Mac Donalds, bandeira kitsch do imperialismo americano e irremediável sinal de uma degradação dos mitos da sociedade de consumo.