WANG GUANGYI

Nascido em 1956, em Harbin, província de Heilongjiang e diplomado em 1984 na Academia de Belas Artes de Zhejiang no departamento de pintura, Wang Guangyi é o líder do "Arte Pop Política" chinesa.

Inspirando-se diretamente em gravuras da Revolução Cultural, ele justapõe imagens de trabalhadores e de camponeses em posturas heróicas da propaganda comunista com logos de marcas de produtos de consumação ocidentais: Coca- Cola, Marlboro, Cartier, Audi, etc.

Esta combinação de símbolos políticos e comerciais, aparentemente arbitrária, cria um efeito cheio de humor e de absurdo, como uma sátira mordaz da ideologia de Mao por um lado, e por outro, a cegueira insensata causada pelos produtos de consumação que submergiram a China de hoje.

Última réplica dos movimentos Pop nascidos no ocidente, a "Arte Pop Política" chinesa é uma das primeiras manifestações da arte contemporânea na China no final dos anos 80.

Em sua série "Visa", Wang Guangyi evoca de maneira irônica e indireta os problemas administrativos da China, como por exemplo, a dificuldade que existe para uma artista obter um passaporte ou um visto para sair do país (o que acontece menos hoje em dia). Por outro lado, em 1995, muitos artistas de Pequim se apaixonaram por cães de raça. Encontramos igualmente cães no trabalho de Liu Wei, Zeng Fanzhi e Zhou Chunya.