FENG MENGBO

Feng Mengbo nasceu em 1966 em Pequim, onde ele reside. Sua estratégia estética consiste em transformar o universo do comunismo chinês e da Revolução Cultural em jogos de vídeo, tecnologia e diversão, produzindo tanto telas pintadas como programas e vídeos. Todas estas mídias estão representadas nesta exposição. Atualmente Feng trabalha sobretudo com projetos de internet.


Sua primeira grande obra consiste em transformar a ópera da Revolução Cultural "Taking Tiger Mountain by Strategy" ,em jogos de vídeo interativos em que o espectador é convidado a jogar com os protagonistas, o bandido Zuo Shandio e o herói do exército da liberação Yang Zirog.

Em "Long March to Game Over", uma série de 42 óleos inspirados na longa marcha, os heróis tradicionais estão colocados em um novo ambiente, os inimigos que eles devem combater se tornaram monstros e máquinas, os dinossauros são substituídos por canteiros de obras e a Praça Tian Anmen por cidades de arranha-céus. Os projéteis com os quais os soldados-operários lutam são granadas-latas de coca-cola. Feng se apropria das imagens da propaganda e as transpõe em um universo pós-moderno. Ele joga com os estereótipos políticos e de consumação da China contemporânea.

Seu vídeo "Q3" é baseado no jogo "Quaker III Arena". As cenas de combates eletrônicos se alternam com entrevistas de um combatente Quaker digital e de um Feng Mengbo filmado em uma grade e com capacete; depois, com adaptações de retransmissões da CNN, jogando com a ambigüidade guerra virtual /guerra real, Feng se coloca no centro do jogo, tendo sucessivamente os papéis de diretor, ator, repórter, cameraman e de sonoplasta em uma "guerra".