Sisse Brimberg

Marie-Louise "Sisse" Brimberg nasceu em Copenhague, Dinamarca, em 1948. Enquanto freqüentava a escola de fotografia onde se graduou, Sisse estagiava em um estúdio de fotografia comercial. Em seguida, fundou seu próprio estúdio fotográfico e o manteve por por cinco anos em Copenhague. Usando fundos de uma subvenção dinamarquesa, ela procurou a National Geographic Society para estudar técnicas de fotografias e criar um novo estúdio.

O trabalho e a dedicação de Sisse para desenvolver sua arte deu resultados. Como fotógrafa regular da revista National Geographic ela publicou mais de vinte ensaios. Desde seu trabalho de documentação até a ilustração do imaginário do mundo dos contos de Hans Christian Andersen, passando pelas imagens líricas de The Magic of Paper, as fotos de Sisse são encantadoras. Seu mais recente projeto na National Geographic são crônicas da cultura viking.

Em 1998, ela documentou os 100 anos da National Geographic Society. Seu trabalho também é visto em exposições itinerantes. Em 1996, sua mostra Track of the Manila Galleons, realizada em setembro de 1990, percorreu os museus públicos do México. Uma exposição de seu trabalho The Magic World of Hans Christian Andersen, feito em dezembro de 1979, foi realizada em Nova York e na Dinamarca, em 1980. Seu trabalho também foi exibido na Exposição Anual de Fotógrafos da Casa Branca e em uma exposição audiovisual itinerante da National Geographic.

Sisse tem participado de diversos seminários educacionais e atualmente é a principal palestrante da Sociedad Mexicana de Fotograf Profesionales, da National Press Photographer's Association Annual Conferente e da Belluvue School's Master Series. Sua contribuição no campo do fotojornalismo também se destaca. Sua história sobre trabalhadores migrantes ganhou o primeiro prêmio Picture Story of the Year, da National Press Photographers Association. Ela é membro da White House Photographer's Press Association.

Sisse, que vive atualmente em Mill Valley, Califórnia, estará em São Paulo de 29 de outubro a 1º de novembro para a abertura da mostra Fotógrafas da National Geographic, patrocinada pelo National Geographic Channel (NGC) Brasil. Dentre as 55 fotos da coletiva, a artista apresenta nove trabalhos. São eles:

Três contorcionistas do Cirque du Soleil, em Montreal, enroscam-se a mando da coreógrafa, cuja mão firme aparece no canto superior esquerdo. (Canadá / 1991)

Jovem dama-de-honra posa antes da cerimônia de casamento. (Manila / 1990)

Duas mulheres caminham em direção à igreja de São Basílio em cena noturna que lembra a chegada a Moscou de uma princesa alemã - mais tarde conhecida como Catarina, a Grande - acompanhada pela mãe. (Rússia / 1998)

Garota assiste a uma cerimônia de formatura na escola naval russa no colo de seu avô almirante (Rússia / 1998)

Sisse Brimberg - México - outubro de 1998
Duas crianças brincando nas ruas de Patzcuaro. Estado de Michoaran, México.
Sisse Brimberg - México - outubro de 1989
Igreja com bandeirinhas de plástico. Estado de Puebla, México.
Sisse Brimberg - México - setembro de 1989
Garota faz uma pausa na venda de camarão na estrada em frente ao restaurante de seu pai, pai a 50 km de Acapulco. Estado de Guerrero, México.

Sisse Brimberg - México - abril de 1986
Mulher arruma o altar para a Semana Santa na cidade de Ozxaca, Estado de Oaxaco, México.

Sisse Brimberg - México - novembro de 1994
Artista trabalha com papéis picados para o Dia de Todos os Santos, 1º de novembro, com sua nora sentada atrás ajudando-o enquanto cuida de seus três filhos.

 



De 7 de fevereiro a 17 de março, 2º a 6º feira 8h às 22h sabado, domingo e feriados,13h às 21h.