"A CHINA SOB OS OLHARES BRASILEIROS"

Os registros feitos por duas fotógrafas nas cidades de Beijing, Xi´an e Shanghai estão na mostra “A China sob os olhares brasileiros”, que acontece na FAAP a partir de 26 de setembro.

Com curadoria do pesquisador e crítico de fotografia, prof. Rubens Fernandes Jr, a exposição reúne cerca de 20 imagens que retratam o cotidiano dos moradores e o dia a dia das cidades. Foram produzidas pelas fotógrafas Lívia Aquino e Elisete Borim, que estiveram no país em meados de julho passado. Juntas, coletaram mais de 3 mil imagens, que foram especialmente selecionadas pelo curador da mostra.

Elisete Borim produziu um conjunto de fotos denominado “Sentido (não) figurado”, que apresenta o registro feito durante as andanças pelas cidades e que tocaram os sentidos da fotógrafa.

O trabalho de Lívia Aquino chama-se “Recontro”. Trata-se de um registro de uma ação que consistiu em estabelecer um contato visual da artista com pessoas que ela não conseguia se comunicar.

As fotógrafas foram ao país a convite do Instituto Confúcio para Negócios FAAP, como parte das comemorações pelo 10º aniversário do Instituto Confúcio, organização sem fins lucrativos com sede em Pequim com o objetivo de promover a língua e a cultura chinesas pelo mundo por meio dos associados, como a FAAP.

A exposição vai até o dia 11 de outubro em São Paulo e depois segue para o campus da instituição, em Ribeirão Preto, ficando em cartaz de 6 de novembro a 6 de dezembro.

Saiba mais sobre as artistas