A partir de 20 de setembro, o Museu de Arte Brasileira (MAB Centro), localizado no Edifício Lutetia, de propriedade da FAAP, reúne obras desenvolvidas por cinco alunos do curso de Artes Visuais na exposição “das capitanias do seu corpo”.

Durante a visita, o público poderá conferir objetos, pintura, instalação sonora e intervenção artística. O objetivo é marcar o começo da vida profissional destes jovens artistas com uma mostra que seja capaz de apresentar a bagagem adquirida ao longo dos anos de estudo no Curso de Artes Visuais da FAAP.

Os artistas participantes da mostra são: Bianca Abad, Luccas Iatauro, Marcel Darienzo, Mariana Peron e Paulo Lobo.

O programa de exposições dos bacharelados em Artes Visuais apresenta, desde 2007, a produção de artistas recém-formados na Faculdade de Artes Plásticas. Uma atividade na qual a Instituição se propõe a incentivar e apoiar a realização de uma primeira exposição conjunta, e fora do ambiente acadêmico, para tornar visível o adensamento das questões originalmente trabalhadas por eles ao longo de sua permanência na Faculdade, e aprofundada na apresentação de seus trabalhos finais.

A iniciativa integra uma política mais ampla de apoio e incentivo, desenvolvida ao longo dos anos para a difusão de toda a forma de manifestação artística oriunda das atividades acadêmicas e, em particular, há aquelas que colocam em destaque as mais distintas e diversas formas originadas nas práticas artísticas contemporâneas desenvolvidas pelo corpo discente do Curso de Artes da FAAP.

Na mesma ocasião da abertura da exposição, no dia 20 de setembro, será realizada também a inauguração da mostra “Residência Artística como ambiente de práticas artísticas”, que apresenta obras relativas a pesquisas e aos processos de investigação desenvolvidos por artistas que estiveram em residência, e o Open Studio com os atuais artistas residentes, onde será possível conhecê-los e visitar seus espaços de moradia e de trabalho, além de entrar em contato com suas pesquisas e produção em desenvolvimento. Três dos artistas que participam dessa atividade estão com obras na 31ª Bienal de São Paulo.

Além de gratuita, a mostra contará com orientadores que estarão à disposição do público.