A partir de 26 de fevereiro, o Museu de Arte Brasileira da FAAP abre suas portas para que o público possa contemplar seu acervo sob uma nova perspectiva: a relação entre mestre e discípulo na arte.
Com curadoria de Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do MAB-FAAP, a exposição conta com 51 obras de autores como Oswaldo Goeldi, Di Cavalcanti, Luiz Claudio Mubarac, Wesley Duke Lee, entre outros.
O visitante terá a oportunidade de descobrir algumas linhagens de mestres e discípulos e as variadas relações que podem ser percebidas entre eles, como a existência de tradições artísticas e sua transmissão entre gerações.
Alguns desses artistas, em sua fase de aprendizado, tiveram contato formal com aqueles que os inspiraram, em salas de aula ou ateliês; outros se referem a eles como grandes incentivadores. Suas reações posteriores tomaram formas diversas: uns desenvolveram as propostas do mestre, outros tomaram caminhos opostos.
Muitos deram sequência a essa transmissão de conhecimento artístico, convertendo-se eles próprios em mestres de outros, dando continuidade ao processo da arte.
Um dos exemplos que ilustra todo esse processo, presente na exposição, é a de Pedro Alexandrino (1856-1942), pintor acadêmico famoso por suas naturezas-mortas, e seus alunos Anita Malfatti, Aldo Bonadei e Tarsila do Amaral.