O Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta, a partir de 20 de agosto, a exposição Analogias, que mostra as afinidades, empatias, semelhanças e contrastes entre obras de arte, pelo tema, técnicas, materiais, uso das cores ou formatos.

Com curadoria de José Luiz Hernández Alfonso e Laura Suzana Rodríguez, a mostra reúne 52 obras do acervo, de pinturas a desenhos, esculturas e objetos.

Entre elas, estão a escultura em bronze de Alfredo Ceschiatti e a pintura de Agi Straus. Ambas as peças retratam as ‘Três Graças’, clássico tema da arte renascentista que simboliza a harmonia, a fidelidade e a lúxuria. As obras apresentam técnicas e estilos diferentes interpretando um mesmo tema.

Os desenhos de Emiliano Di Cavalcanti e de Lasar Segall que retratam de maneiras diferentes a atriz argentina Berta Singerman, musa dos modernistas brasileiros, também podem ser apreciados na mostra. Outros exemplos são a escultura em acrílico leitoso de Mario Cravo Neto, a pintura intimista de Sandra Cinto e a escultura em metal de Nicolas Vlavianos, que representam nuvens em materiais distintos.

Obras dos artistas José Pancetti, Arcangelo Ianelli, Maria Tereza Louro, Marina Ayra, Guignard, entre outros, também estão presentes na mostra, que tem como objetivo principal levar o espectador a observar e analisar a produção artística a partir da analogia entre as obras.

FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO - Museu de Arte Brasileira
Rua Alagoas, 903 Prédio 1 Higienópolis São Paulo SP
(11) 3662 7198 www.faab.br/museu
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662 7200
Login_Professor