ARTE ENCADERNADA

Lançamento do catálogo da 44ª. Anual de Arte dá continuidade à documentação fotográfica das obras de jovens artistas que se lançam no mercado



As 102 páginas do catálogo da 44ª. edição da Anual de Arte FAAP – tradicional mostra de alunos organizada pela Fundação Armando Alvares Penteado – traz não só as imagens das 37 obras e fichas técnicas das respectivas produções. A publicação é um portifólio para os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação que vem se destacando desde a Faculdade no circuito artístico nacional e internacional.

O catálogo será lançado no próximo dia 06 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 12h30, durante o encontro com os artistas convidados da 44ª. Anual de Arte - Henrique César e Thiago Honório – que vão apresentar o processo de criação dos trabalhos desenvolvidos por eles durante residência artística na Cité des Arts de Paris, em 2012.

Além das obras, o catálogo destaca os dois encontros promovidos paralelamente à exposição no mês de novembro de 2012. O primeiro com a Comissão de Premiação, da qual fazem parte Tobi Maier, Crítico de Arte e Curador Associado da 30ª. Bienal de Artes de São Paulo de 2012 e ex-curador da Galeria Ludlow 38, em Nova York; Felipe Scovino, Crítico de Arte e professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e o americano Roberto Tejada, curador e historiador de arte especializado em arte latino-americana e professor da Meadow School of the Arts/ Southern Methodist University, em Dallas. E o segundo, com a Comissão de Seleção das obras, composta pelos professores da FAAP Andrea Tavares, artista visual com ênfase em desenho e gravura (litografia e gravura em metal); Gustavo Rafanti Rezende, escultor, artista multimídia e arquiteto; Marcos Moraes, coordenador dos cursos de Artes Visuais e da Residência Artística FAAP, e curador independente; e Nancy Betts, Mestre em Comunicação e Semiótica, pesquisadora que leciona a disciplina 'Estética e Evolução das Artes Visuais'.

Junto ao catálogo, também é produzido um encarte com as obras e referências dos artistas convidados que, desde a primeira edição, já contou com registros de profissionais consagrados como Nelson Lerner, Regina Silveira, Julio Plaza, Evandro Carlos Jardim, Carmela Gross, Edgard de Souza, entre outros.

A Anual de Arte FAAP teve início em 1964 e sua origem está associada ao curso de formação de professores de desenho, um dos pioneiros em São Paulo na década de 1950; à inauguração do Museu de Arte Brasileira da FAAP, em 1960; e também à criação da Faculdade de Artes Plásticas, em 1967. A mostra ganhou novas diretrizes em 1999, passando a ser uma vitrine para o que é considerado como potencial no cenário das artes visuais. Atualmente há um processo de inscrição das obras por parte dos alunos, posteriormente a Comissão de Seleção escolhe os mais significativos trabalhos e a Comissão de Premiação premia os mais destacados alunos com bolsas de estudos que variam de 60% a 90%.

Encontro de facas e catacumbas

Os artistas Thiago Honório e Henrique César, que participaram do Programa de Residência Artística na Cité des Arts, no estúdio mantido pela FAAP em Paris, falarão na próxima quarta-feira (06/02) sobre os detalhes da experiência que cada um viveu ao longo de seis meses. Henrique César residiu de agosto de 2011 a janeiro de 2012 e Thiago Honório de fevereiro a julho de 2012.

O projeto inicial de Honório visava criar um folhetim negro baseado na obra 'O Erotismo', do autor francês Georges Bataille. "Mas ao chegar em Paris, me encantei com as feiras de quinquilharia e de antiguidades que comercializavam, dentre muitos artigos, objetos cortantes e perfurantes. Meu trabalho passou a se relacionar com essas ferramentas e com o processo de entendimento sobre o que é o trabalho de arte. O resultado são os desenhos que sutilmente fazem essa relação entre o universo do erotismo de Bataille e a imersão na Cité des Arts", conta o artista, que adquiriu mais de 200 diferentes tipos de facas e alicates em suas visitas diárias às feiras parisienses.

Henrique César tinha como projeto inicial conhecer as catacumbas, túneis e espaços subterrâneos da capital das luzes. O desafio foi transgredir as autoridades, o que fez o artista trazer para a superfície suas intervenções, com enfoque em observar a relação do público com objetos fora do contexto ao qual estão acostumados. Seu trabalho consiste em imagens da catacumba que visitou – e filmou com auxílio de uma micro-câmera – e desenhos de antenas que o auxiliaram no processo de criação.

"A residência artística permite um mergulho e uma nova condição para a produção artística. E reafirma o quanto uma obra e seu processo de criação são vivos, sujeitos a interferências e mutações. Tudo o que foi vivenciado por esses artistas em residência são integralmente parte da obra e o encontro tem como propósito apresentar ao público de forma detalhada os meandros que resultaram nas obras expostas nesta edição da Anual", explica o professor Marcos Moraes, curador da mostra.

As obras podem ser apreciadas até 10 de fevereiro no Museu de Arte Brasileira da FAAP, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00. O MAB-FAAP está localizado na Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.

Encontro com artistas convidados e lançamento do catálogo da 44ª. Anual de Arte

Data: 06/02/2013 (quarta-feira), às 12h30
Local: Salão Cultural - Museu de Arte Brasileira da FAAP
Informações: (11) 3662-7198
Entrada franca

44ª. Anual de Arte FAAP

Período: de 13 de novembro até 10 de fevereiro de 2013
Local: Rua Alagoas, 903- Higienópolis
Horários: terças a sextas-feiras – das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados – das 13h00 às 17h00
(Fechado às segundas-feiras)
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis | São Paulo/SP
Informações: 11 3662-7198

 

Faça o Download dos PDFs


>> 44a anual de arte FAAP 2012

>> Folder Henrique

>> Folder Thiago

 

44ª Anual de Arte da FAAP

O funcionamento do MAB-FAAP será mantido durante os meses de dezembro e janeiro, fechando apenas nos dias 25/12/12, 01/01/13 e às segundas-feiras, como de costume. O público pode visitar as exposições de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, ou aos sábados e domingos, das 13h às 17h, com entrada franca.

Data: de 13 de novembro de 2012 a 10 de fevereiro de 2013

Local: Museu de Arte Brasileira – Salão Cultural FAAP

Horários: terças a sextas-feiras – das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados – das 13h às 17h
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis | São Paulo/SP

Informações: 11 3662-7198

Artistas convidados (participantes do Programa de Residência Artística da FAAP na Cité des Arts, Paris): Henrique César e Thiago Honório

13/11/2012 - Encontro com a Comissão de Premiação
23/11/2012 Encontro com a Comissão de Seleção
06/02/2013 Encontro com os artistas convidados Thiago Honório e Henrique César.

Horário: 12h30
Local: Salão Cultural da FAAP - Prédio 1