FAAP

A EXPOSIÇÃO

O campus da FAAP em São José dos Campos recebe a mostra “Como (...) coisas que não existem - Seleção de obras” a partir do dia 24 de fevereiro. Trata-se da primeira etapa do percurso de exposições itinerantes da 31ª Bienal de São Paulo, realizada em 2014 na capital paulista.

Com curadoria de Charles Esche Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente e Oren Sagiv, a exposição reúne obras dos artistas Romy Pocztaruk (Brasil), Michael Kessus Gedalyovich (Israel) e Teresa Lanceta (Espanha). Após a etapa em São José dos Campos, o mesmo recorte segue em abril para o campus da FAAP em Ribeirão Preto.

As mostras nos campi da FAAP procuram recriar a experiência que se desenvolveu no Pavilhão da Bienal. De acordo com o curador Pablo Lafuente, há uma ligação aparente entre os trabalhos dos artistas apresentados.

“Os tapetes de Teresa Lanceta propõem um reconhecimento do saber de comunidades do norte da África e relacionam-se diretamente aos registros da viagem de Romy Pocztaruk pela Transamazônica. A urgência de uma nova relação com o mundo derivada de suas jornadas encontra eco nos amuletos de Gedalyovich, coletados durante a viagem que realizou desde as Colinas do Paraíso, em Israel, à Amazônia brasileira”, destaca.

Gratuita, a mostra poderá ser conferida até 18 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 17h.



Itinerâncias 31ª Bienal

Essa não é a primeira vez que a FAAP recebe exposições itinerantes da Bienal de Arte. Em 2012 e 2013, os campi de Ribeirão Preto e de São José dos Campos sediaram obras da brasileira Lúcia Laguna, do venezuelano Juan Iribarren e do islandês Hreinn Fridfinnsson, que participaram da 30ª Bienal de São Paulo – A iminência das poéticas.

O programa de exposições itinerantes da 31ª Bienal contempla mostras em seis cidades do Brasil e uma no exterior. Diferentes recortes de obras da 31ª Bienal irão viajar para Campinas/SP (Sesc), Juiz de Fora/MG (Museu de Arte Murilo Mendes), São José do Rio Preto/SP (Sesc), Belo Horizonte/MG (Palácio das Artes e Centro de Arte Contemporânea e Fotografia) e Porto, em Portugal.