Regulamento

REGULAMENTO DO CONCURSO FAAP MODA


O Concurso tem como objetivo incentivar os alunos do curso de Moda da FAAP a produzir e praticar o conteúdo desenvolvido em sala de aula, simulando o processo de lançamento de coleção praticado pelo mercado de Moda Brasileira. Tendo para isso o acompanhamento de profissionais da moda, como stylist, diretor de casting e desfile, DJ, cabelo e maquiagem, produção e coreografia.
Poderão participar do Concurso Faap Moda, qualquer aluno(a) regulamente matriculado no curso de graduação em Moda da Faap.
A inscrição no Concurso Faap Moda implica na aceitação deste regulamento.  

1ª FASE CONCURSO FAAP MODA

A inscrição de cada participante será concretizada a partir da entrega do projeto conforme as normas deste regulamento. Não serão aceitos projetos entregues após o prazo estipulado ou faltando qualquer dos itens abaixo descritos:

  • Texto conceito, de até uma lauda, fonte livre, tamanho 12, espaço 1,5 entre as linhas, para descrever o “Conceito de Criação” da coleção apresentada. Os conceitos principais apresentados na 1ª fase deverão ser realizados/executados na 2ª fase, ex. Sustentabilidade, matérias especiais, impressões 3D...
  • Acrescentar até máximo 04 (quarto) painéis/boards no tamanho A4 com imagens de inspiração. O numero de imagens em cada painel é de escolha livre. As imagens devem estar em alta resolução e com referencia da fonte e credito da imagem especificada atrás do painel.
  • A coleção deve ser compostas por 04 (quatro) looks, sendo os croquis, desenhos de base, ou coleções autorais, podendo ocorrer a desclassificação caso o plagio seja comprovado, mesmo que posteriormente.
  • Apresentar os croquis (desenhos ilustrativos) de criação coloridos com técnica livre, em 4 pranchas (tamanho A4), compostas cada uma por desenhos de frente, costas e, se necessário, detalhes de cada um dos looks criados. Podendo ser frente, costas e detalhe na mesma pagina ou usar o verso da prancha para aplicação das costas do look.
  • Apresentar também o “mapa” da coleção, contendo os 04 croquis frente e costas. Em menor escala, em uma única folha (A4). Numerar os 04 looks nesta folha para identificação da ficha técnica.
  • Desenho planificado em formato de ficha técnica de cada peça da coleção, apresentadas com especificações de materiais, acabamento e detalhes de confecção (em folha sulfite A4 – todas GRAMPEADAS em ordem). Numerar os 04 desenhos para identificação dos croquis no mapa da coleção.
  • Apresentar cartela de cores e materiais sugeridos na confecção das peças criadas.
  • Anexar amostras dos tecidos e matérias criadas.
  • Os projetos deverão ser entregues em um envelope, contendo todos os itens aqui descritos em folhas soltas (salvo a ficha técnica que deverá estar grampeada) e assinadas com o pseudônimo escolhido (apelido ou nome artístico) para sua identificação.

ATENÇÃO: Os participantes que assinarem os croquis com o nome próprio ou qualquer forma de identificação que associe ao seu nome próprio serão desclassificados do concurso.

PRAZO FINAL DE INSCRIÇÃO: 11 DE ABRIL À 20 DE MAIO DE 2023. (No horário das 10h às 16h).
Os projetos de coleção deverão ser entregues no Apoio da Coordenação de Artes Plásticas.

2ª FASE CONCURSO FAAP MODA

Participarão da 2ª fase do concurso, os 10 (dez) alunos finalistas selecionados na 1ª Fase.

  1. Uso das oficinas e Ateliês:
    • Estas são de uso exclusivo dos alunos (regularmente matriculados), que devem cumprir os horários normais e regras de funcionamento das oficinase ateliês, sendo o uso permitido apenas enquanto as equipes técnicas da FAAP, responsáveis pelas oficinas, estiverem presentes.
    • Não será permitido o uso dos Ateliers/Oficinas, por terceiros contratados ou não pelos finalistas.
    • É permitido a presença/acompanhamento de modelistas/costureiras durante provas de roupa acompanhadas pela equipe do Faap Moda.
    • Durante as reuniões do concurso, as quais ocorrerem dentro destes Ateliers/Oficinas e que ultrapassarem o horário normal de funcionamento dos mesmos, fica proibido o uso do maquinário disposto nas instalações no local por qualquer pessoa.

  2. Prazos e Presença na 2ª Fase:
    • É obrigatória a presença dos selecionados nas reuniões pré-agendadas pela Organização do Concurso com os profissionais envolvidos, devendo os selecionados apresentar todos os itens solicitados para a reunião, salvo algumas exceções previamente acordadas com a coordenação do concurso.
    • Entregas de croquis digitalizados e aprovação de texto release, bem como todos os itens especificados no cronograma são obrigatórios e os prazos devem ser cumpridos.

  3. Sobre as coleções apresentadas
    • Quaisquer alterações nos looks devem ser feitas com prévia autorização da Organização do Concurso.
    • Alterações que descaracterize os looks apresentados na 1ª Fase NÃO serão permitidas.
    • A confecção da coleção com 06 looks é de inteira responsabilidade do aluno participante, tendo acompanhamento da equipe do concurso.
    • As roupas deverão ser confeccionadas no manequim 36 e Homens 40, salvo algumas exceções previamente acordadas com a coordenação do concurso.
    • O Casting (escolha do(a)s modelo(a)s) será realizado através de fotos ou composit, com a presença dos participantes selecionados e da coordenação e equipe do Concurso.
    • Cumprimento dos Prazos, regras, qualidade da coleção confeccionadas e dos acabamentos, são requisitos básicos e obrigatórios a serem cumpridos pelos participantes na 2ª Fase.
    • O não atendimento destes itens implica na desclassificação e não participação da final do concurso a ser realizada através do desfile público.

  4. Ajuda de custo:
    • O(a)s Aluno(a)s que forem classificado para a 2ª fase receberão uma ajuda de custo da Faap. O valor excedente é de inteira responsabilidade do finalista.
    • Este valor será entregue ao finalista pela FAAP em 2 parcelas, contra a apresentação das notas fiscais.
    • O aluno que não apresentar notas fiscais referentes a compras de material para execução das peças e/ou prestação de serviço na área de moda, no valor total da ajuda de custo recebida da FAAP, na semana que antecede o desfile público, será desclassificado e perderá o direito de apresentar sua coleção na final do concurso.

  5. Apresentação final:
    • É de responsabilidade do aluno zelar pela qualidade da coleção apresentada, seguindo as orientações dos profissionais do concurso ao longo dos encontros da segunda fase.
    • Fica a cargo da coordenação do concurso junto a coordenação do curso desclassificar a coleção (aluno finalista) que não tenha atingido qualidade suficiente para ser apresentada ao público no desfile final.
    • A ordem de entrada das coleções, durante o desfile, será determinada pela organização do concurso junto ao diretor do desfile e stylist, levando em consideração o conjunto do desfile e trilha sonora.
    • Votação: o resultado da premiação será a média da soma das notas (0 a 5 pontos) dadas por cada jurado presente no evento. A premiação do público é dada pelo maior número de pessoas que votem através do aplicativo Faap Moda.
    • Premiação: 01 curso Extensão ou Curso Livre, oferecidos pela FAAP, com Bolsa Integral, conforme premiação abaixo descrita:
      1° Lugar Júri convidado:  01 curso de extensão em moda na Faap com até 64h.
      2° Lugar Júri convidado:  01 curso de extensão em moda na Faap com até 42h.
      3° Lugar Júri convidado:  01 curso de extensão em moda na Faap com até 42h.
      1° Lugar Público: 01 curso de extensão em moda na Faap com até 64h.
      Todos os prêmios devem ser usufruídos dentro do prazo de 12 meses após a final do concurso e são válidos apenas para os cursos que já estejam aprovados  e tenham número mínimo de participantes definido pela FAAP.

  6. Apoio de empresas aos Alunos Finalistas:
    • Todo suporte/ apoio que os alunos participantes receberem de empresas para fornecimento de artigos, mão de obra e/ou materiais para a confecção dos looks, entrarão nas mídias e divulgação como apoio e não patrocinador.
    • Patrocinadores são apenas aquelas empresas que apoiam o concurso como um todo e não apenas um único finalista.
    • Os alunos finalistas receberão uma carta de apresentação para solicitação de apoio.  Todos os apoiadores deverão ser previamente aprovados pela direção do Concurso.
    • O apoio é único e exclusivo para itens usados durante o desfile final apresentado ao público, para que seja justificado o uso dos mesmos no evento.

  7. Contato com patrocinadores do Concurso:
    • Este contato é feito exclusivamente através da organização do concurso ou coordenação do curso de moda. Ex. pedidos de tecido em empresas parceiras devem estar concentrados e passados a empresa através da organização do concurso e não pelo aluno finalista, e documentado por e-mail.
    • A organização do concurso não se responsabiliza por prazos de entrega das empresas apoiadoras/patrocinadoras  ou solicitação dos alunos fora do prazo

  8. Cessão de Imagem dos(as) Participantes, das Peças Produzidas e do Making of  
    • A participação do(a) aluno(a) implica na autorização gratuita da inserção do nome e da respectiva imagem e das imagens de todas as respectivas criações, produzidas no âmbito dos cursos e/ou concursos, na divulgação institucional da Fundação, incluindo-se, mas não se limitando a todos os seus canais de comunicação ( internet inclusive site da FAAP e outros) e de suas mídias sociais (tais como aplicativos, Facebook, Twitter, Instagram, Google + e outros), além de catálogos do evento e de outras formas de mídia. Inclusive a reapresentação das imagens veiculada. A presente autorização é concedida pelo prazo de 50 anos.
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