Participantes

2019

16ª Edição
Participantes

Ano 2019

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Ana Clara Watanabe

Ana Clara Watanabe

Ana Clara Watanabe

Ano: 2019

Tema: Coleção “Geleia Geral”

A coleção masculina “Geleia Geral” busca compreender a formação do movimento Tropicalista a partir do conceito da Antropofagia proposta pelo poeta paulistano Oswald de Andrade. Ana Clara Watanabe iniciou seus estudos na Semana de Arte Moderna de 1922, na qual os artistas brasileiros começaram a questionar os padrões estéticos europeus impostos à arte brasileira e se uniram a fim de criar uma exposição que exaltasse o nacional. Após esse período o Manifesto Antropofágico é lançado, defendendo a assimilação de outras culturas sem que houvesse a cópia delas, criando algo novo.

O movimento abre portas para novas propostas dentro das artes brasileiras: na literatura, temos como marco o lançamento da revista “Noigandres” dos irmãos Augusto e Haroldo de Campos e do poeta Décio Pignatari, precursores da Poesia Concreta; o trabalho dos poetas inspira os botões de pressão adicionados às roupas, propondo um jogo divertido que possibilita o intercâmbio de uma peça com outra, despontando novas possibilidades, novos looks, assim como a disposição de palavras na folha possibilitava diferentes leituras. O Cinema Novo, com o trabalho do diretor baiano Glauber Rocha, propunha a denúncia dos problemas sociais do país, sendo um cinema mais político, levando em consideração também o período em que os filmes foram lançados; o movimento inspirou as capas de chuva da coleção, que trazem capuzes que franzem nos rostos com puxadores de cortina, “protegendo” a identidade de quem está usando.

Nas artes plásticas, os Parangolés e o penetrante “Tropicália” criados por Hélio Oiticica convidam o público a participar da obra a partir da incorporação dela, seja por meio do toque ou até mesmo vestindo as capas criadas por ele; o artista tinha como principal inspiração o Morro da Mangueira, o samba e a população local. A partir do estudo dos Parangolés e dos penetrantes nasceram as texturas de crochê, bordado e tapeçaria brincando com o sensorial na roupa, sendo utilizadas mais de 300 meadas e 150 novelos de lã para o desenvolvimento dessas maquetes.

Os seis looks criados por Ana Clara exibem silhuetas supervolumosas que brincam com a abstração do corpo e são favorecidas pela estrutura corporal robusta dos homens. A paleta de cores é composta por um mix de tons vivos, chamativos do neon que se misturam à coloração opaca, na qual aparece o branco transparente.

A expressão “Geleia Geral” de Décio Pignatari, que virou título da canção-manifesto de Torquato Neto e Gilberto Gil, apresentava-se na forma de um Brasil cuja sociedade dividida e contraditória vivia no limiar da modernidade, representada por Ana Clara através do uso de plásticos e elementos de streetwear (como bonés, tênis e mochilas), mas ainda presa à tradição (representada pelas técnicas têxteis manuais). A coleção é cheia de atitude, intrincada pelo processo do fazer cultural brasileiro representado pela mistura, que é soma.

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Beatriz Nardini

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Ano: 2019

Tema: Coleção “Epifania”

“Epifania” assinada por Bia Nardini é uma coleção autobiográfica que veio à tona após a estudante passar por um doloroso processo de depressão. Nas palavras da estudante, “todos os looks surgiram como um lampejo e se manifestaram claramente como se já estivessem elaborados, criados dentro de mim.”

A estudante compôs o mood board de “Epifania” inspirada nas séries “Ausência”, “Nostalgia” e “Brinca com Fogo”, do artista Lucas Simões, cujas imagens se apresentam como queimaduras, como se fossem memórias sendo apagadas fisicamente.

As peças da coleção “Epifania” foram construídas a partir de armações feitas de barbatana de aço que se assemelham a “gaiolas” e evocam a ideia do corpo aprisionado em si mesmo - materializando o sentimento que ficou marcado no passado.

Há o diálogo constante, o rígido X leveza. A coleção é marcada pelas estruturas austeras que interagem o tempo todo com elementos que evocam leveza a fim de reverenciar a menina inocente em meio ao incômodo da batalha emocional. 

Aparecem os tecidos delicados como a organza, a seda e o algodão que são evidenciados por plissados e babados elaborados manualmente – Bia usou pasta de modelar para criar “pétalas” que formam uma composição instigante vista em uma das saias. Alguns looks, tais como, a calça de babados, a hot pants, a capa de ombro foram elaboradas a partir de uma malha texturizada que cria um efeito dramático. As peças ganham o acabamento de delicados laços e minuciosos plissados.

As peças provocam o olhar do espectador. A presença da assimetria é uma constante nos looks da coleção “Epifania” – atenção para as calças abaloadas, por exemplo,  evidenciadas em apenas um lado do corpo desconstruindo a ideia da peça perfeita.

A coleção é pontuada pela paleta de terrosos, além do preto e rosa – os tons neutros representam o solo para novas experiências e o rosa faz a ponte com a inocência.

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Louise Coutinho Faria

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Ano: 2019

Tema: Coleção “Excesso Conexo”

O trajeto que Louise Coutinho trilhou para criar a coleção intitulada “Excesso Conexo” percorre as vias pelas quais transitam a nossa saúde mental quando somos impactados pelo excesso de informação nos dias de hoje. Louise cria uma coleção a partir de sua leitura pessoal diante de tal contexto.

A estudante investiga o fenômeno partindo do livro “A Geração Superficial”, no qual o autor Nicholas G. Carr - mestre em língua e literatura americana  formado pela Universidade de Harvard - discorre acerca de pesquisas sobre o cérebro, a memória, o excesso de informações, a web. “Somos apressados para ir adiante até um outro pedaço de informação relacionada, e outra, e outra. O garimpo superficial do 'conteúdo relevante' substitui a lenta escavação do significado", atesta o escritor.
Para compor “Excesso Conexo”, Louise encontrou eco nos conteúdos visuais da revista californiana Anxy -  que  são representados com as pontas arredondadas que permeiam todos os looks. A arte cinética do mestre  Julio Le Parc, assim como a poesia de Álvaro de Campos - “...estou tonto de tanto pensar...”, além de imagens mais diretas, como as de comprimidos, que se transformam em aplicações – também inspiraram a estudante.
Louise trabalhou as sobreposições de forma contundente criando looks que se apresentam com inúmeras camadas refletindo o que é excedente. As composições, muitas vezes, ganham dimensões que indagam o nosso olhar: estamos diante de uma  calça, saia, macacão, colete? Os excessos também são explorados através da volumetria que é acentuada pelas múltiplas aplicações em formato de post-its.

Como autorreferência, Louise traz a ideia da tensão muscular representada pela imagem de beliscões que ganham vida através da técnica capitonê que aparece, em especial, no vestido longo alaranjado. Louise optou por tecidos de camisaria com o intuito de obter um toque mais natural e que remetesse a textura do papel.
A cartela de cores é atenuada a fim de suscitar um ritmo mais compassado. Daí, aparecem  as tonalidades pastel tais como o nude,  o azul, o laranja que sugerem tranquilidade. Ainda na pegada mais relaxada, destaque para o vestido longo godê que apresenta um movimento genuinamente fluido, evocando leveza. São elementos que pressupõem a busca de Louise por um caminho mais orgânico e calmo.

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Maria Eugenia Boccuto

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Ano: 2019

Tema: Coleção “Metamorfose”

A obra do artista ganense El Anatsui - conhecido internacionalmente por suas instalações monumentais construídas com materiais descartados que são transformados em campos de cor e texturas, os quais, por vezes, se assemelham a grandes pinturas  e resultam em um impacto visual único, influenciaram a estudante Maria Eugenia a criar a coleção feminina “Metamorfose”cuja base foi construída exclusivamente no tear.

Através da técnica manual, Maria Eugenia se debruça no aspecto sensorial e explora texturas que são constituídas de diferentes matérias primas como  o algodão, a lã, a viscose e o plástico -  este último recebe forte ênfase na coleção e surpreende ao estabelecer novas conversas e perspectivas, emergindo na forma de golas volumosas, tops, mangas  superalongadas, acabamentos de barras salientes e bordados minuciosos.

A coleção “Metamorfose” apresenta  silhuetas alongadas  nada óbvias. Cada look traz sempre a ideia de mesclar materiais em um jogo assimétrico criativo no qual camadas alternadas por tecidos lisos e elaborados no tear, se sobrepõem de forma elegante  ora revelando ora ocultando partes da vestimenta e do corpo como os braços.

A estudante escolheu trabalhar com os tons terrosos,  além do vermelho, preto, laranja – cores que dialogam com a paleta presente nas obras do artista africano, além de trazer a tonalidade azul céu que evoca leveza e aparece pontuando  a composição de casacos e também  nas mangas.

A coleção é complementada pelos acessórios criados em biscuit – brincos - que se manifestam como formas sinuosas em transformação, nas tonalidades  branco, preto e vermelho. 

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Sabrina Rutowitcz

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Ano: 2019

Tema: Coleção “Da terra ao corpo”

Foi da reflexão sobre como enxergamos nossas próprias riquezas e a vontade de expor as raízes culturais sob uma nova perspectiva, elevando o status que une a ancestralidade do artesanato e a modernidade de shapes, que emergiu a coleção
“Da terra ao corpo” assinada pela estudante paraense Sabrina Rutowitcz.

“Da terra ao corpo” conta uma história que nasce da terra, e se eterniza no corpo. Os looks se ancoram em processos manuais sofisticados. Os bordados minuciosos com sementes de acácia e coco, além de pedras naturais da região amazônica, cristais Swarovski e flores de seda - são protagonistas. Foram elaborados a partir da primorosa técnica francesa Lunéville - a qual Sabrina está se especializando há dois anos. Destaque para os tecidos naturais como a ráfia, juta e fibras de patchouli forrados com 100 % linho, bem como os tingimentos trabalhados artesanalmente. Atenção para os acabamentos com botões de ráfia.

As peças apresentam formas que lembram caminhos e ondulações e remetem à sinuosidade dos rios da Amazônia assim como o longo percurso de história e ancestralidade, enraizadas na cultura amazonense através do artesanato e suas matérias-primas.

A paleta de cores foi pensada para trazer a Amazônia viva e seus elementos. Emergem  o amarelo mostarda representando o tucupi e naturalmente tingido com cebola; os tons nude e terrosos simbolizando as fibras e tudo aquilo que nasce da terra e também artesanalmente tingidos com castanhas. As nuances do verde representam a mata e a floresta amazônica. Já as cores avermelhadas e o roxo, reverberam o tom do açaí.

“Da terra ao corpo” é uma coleção feita com a intenção de homenagear, resgatar e valorizar processos tão únicos e naturais da nossa gente.  Isso fica evidente nos métodos propostos por Sabrina que visam transformar os insumos da terra em historias vestíveis, elevando o patamar do artesanato, como a forma mais valiosa de expressão cultural de uma sociedade.

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Viktoria Ezequiel

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Ano: 2019

Tema: Coleção “Flesh and Bones”

Do fascínio pela complexidade e perfeição da anatomia humana combinado à impactante obra do pintor Francis Bacon, emergiu a inspiração de Viktoria Ezequiel para criar a coleção “Flesh and Bones”.

A estudante percorreu as páginas de um antigo livro intitulado “Estudio de Los Huesos”, que discorre sobre a estrutura do corpo humano, para iniciar um processo genuíno de intervenção no qual colou, recortou, costurou, rompeu com formas  para expor a sua própria visão de anatomia em conexão com a moda. As maquetes da coleção foram pensadas, cada qual, como uma parte da nossa constituição bem como quando machucada, desconstruída e exposta.

“Flesh and Bones” cria um diálogo potente com  veias, tecidos, órgãos, o esqueleto, a coluna que vão reverberar em seis looks femininos. Emergem vestimentas a partir de matérias primas, tais como, o couro que representa a estrutura firme dos ossos, a organza de seda que faz menção  à delicada textura da pele. Surgem bordados minuciosos que se assemelham às veias, além do tingimento tie-dye que se assemelha ao formato de células.

A coleção apresenta uma dinâmica inventiva. Peças ajustadas ao corpo são impregnadas pela forma de arcos costais. Destaque para as construções instigantes do body, bermuda, hot pant e coletes, que exibem um trabalho minucioso de tiras vazadas finalizadas com rebite. Atenção para os plissados irregulares  que criam movimento intenso. As mangas superalongadas sugerem deformações, em alusão à obra de Francis Bacon. As peças ganham a interferência constante de cintos que percorrem e marcam a silhueta feminina. 

A cartela de cores exibe o nude, o preto e é pontuada, predominantemente, pelo bordô, tom encontrados nas obras do pintor irlandês e que está associada à coloração do sangue.

 “Flesh and Bones” cria uma padronagem singular que reverbera as complexas formações que nos constituem.

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