Historia

CONCURSO FAAP MODA


O Faap Moda é um concurso voltado a todos os alunos do curso de Moda da Faculdade Armando Alvares Penteado. 

Criado em 2004, pelas então alunas da FAAP, Marianna Dal Canton e Renata Paternostro, o Concurso FAAP Moda tem como missão diminuir a distância que separa o aluno do mercado de trabalho. Em mais de uma década, já apresentou a formadores de opinião e figuras-chave da indústria da moda o trabalho de mais de 80 jovens profissionais. Diferentemente de outros concursos, seu principal objetivo não é apenas descobrir talentos, mas lançar nomes jovens preparados para atuar no mercado, procurando incentivar os alunos a produzir e praticar o conteúdo desenvolvido em aula.

Para Marianna e Renata, mesmo sendo um talento, estes jovens, pode não encontrar o sucesso profissional, se não estiver preparado para isso. Para tanto, a dupla criou o concurso em que seis alunos finalistas criam e apresentam uma mini coleção. Durante o processo criativo de quatro meses, os finalistas trabalham lado a lado de com modelistas, stylists, modelos, maquiadores, cabeleireiros e produtores musicais -- uma amostra do universo que encontrarão após a faculdade.

Entre os nomes participantes já estiveram a top Carol Ribeiro, a maquiadora Fabiana Gomes, os stylists Maurício Ianês, Flávia Pommianosky e Davi Ramos. Esse contato com profissionais do mercado serve como networking para os estudantes.

Outro diferencial é o júri, que muda a cada ano, e já foi formado por nomes importantes do jornalismo de moda como Costanza Pascolato e Lilian Pacce; além de criadores consagrados, incluindo Alexandre Herchcovitch e Oskar Metsavaht.

Ao longo de sua trajetória, o concurso vem se renovando constantemente. Além do júri técnico, o evento passou a contar em 2009 também com a opinião do público. Já o desfile passou a ser transmitido ao vivo pela TV FAAP a partir de 2006, por meio do site da faculdade, e desde 2016, também pelo aplicativo do concurso. Depois de mais de uma década, o Concurso FAAP Moda continua atraindo atenção além da comunidade em torno da faculdade devido ao seu pioneirismo e oportunidade de crescimento profissional dos alunos.

Aberto todos os alunos do curso de Moda da FAAP, o concurso FAAP Moda é composto por duas fases.

Na primeira, os candidatos enviam croquis de seis looks*, além de um texto em que descrevem o conceito dessa mini coleção, acompanhado por imagens que serviram como inspiração e referência para as criações. Também devem anexar amostras de tecidos, cartela de cores e materiais que planejam usar na confecção de cada peça. A partir disto, seis estudantes serão selecionados por uma banca de jurados composta por nomes ligados ao curso de moda da FAAP e profissionais de destaque do mercado brasileiro.

Na segunda fase do concurso -- que é realizado com apoio da equipe que coordena o concurso --, os alunos escolhidos produzirão as peças que esboçaram em seus croquis. Para tirar isso do papel, terão o ajuda de custo da instituição e, ao longo de quatro meses, trabalharão com modelistas, costureiras, e stylists, maquiadores, cabeleireiros; além de diretores de trilha sonora, casting e desfile que os guiarão nesse processo.

As coleções dos participantes serão apresentadas para convidados em um desfile no Teatro da FAAP (em, São Paulo), reproduzindo o processo de lançamento de uma coleção profissional. Para a apresentação, um júri formado por importantes profissionais e personalidades da moda escolherá os três primeiros colocados. O público em geral pode assistir à final do concurso pelo aplicativo do Concurso FAAP Moda, transmitido ao vivo pela TV FAAP, e votar pelo app ‘Faap Moda’, elegendo um dos finalistas na categoria voto do público.

*(termo usado na moda para dar a ideia de composição da imagem a ser passada na peça de roupa a ser desenvolvida, que inclui beleza e acessórios...)