Núcleo Temporário

BETH MOYSÉS ASSUME NÚCLEO ESPECIAL DA EXPOSIÇÃO “PALAVRAS SOMAM” NO MAB FAAP

A exposição de longa duração “Palavras Somam”, em cartaz no MAB FAAP, possui um Núcleo Especial no qual quatro artistas convidados estão se revezando ao longo no ano. Após Walmor Corrêa e Lívia Aquino, que ocuparam o espaço no primeiro semestre, agora é a vez da artista Beth Moysés apresentar suas obras, que poderão ser apreciadas pelo público a partir de 8 de agosto.

Com curadoria de Laura Suzana Rodríguez, a exposição “Palavras Somam” joga luz sobre a presença e a potência da palavra nas artes visuais, reunindo obras do acervo do Museu e de artistas convidados que dialogam com essa temática.

Beth Moysés – que trabalha desde 1994 com o tema da violência de gênero e do amor romântico – reunirá na mostra um vídeo e fotografias que registram a performance que realizou em Madrid, na Espanha, para a 14ª edição do Festival Internacional de Performance “Abierto de acción” (Aberto de ação), na Feira de Arte Jaén.

Denominada Palavras Anônimas, a performance contou com a participação de um grupo de mulheres que andou pelas ruas vestidas de branco, com capuzes que cobriam o rosto. A ideia era que ocultassem suas identidades, reproduzindo o que muitas mulheres fazem quando sofrem humilhações, vexames, maus-tratos e violações. Mas, em um determinado momento, essas mulheres se libertam e mostram ao público seus braços com frases que retratam o desejo de mudança e superação.

Beth Moysés é uma importante artista com consolidada trajetória internacional. Suas obras são feministas e com forte tom poético. É formada em Artes Plásticas pela FAAP, com mestrado em Artes pela Unicamp.

Exposição “Palavras Somam” - Núcleo especial com Beth Moysés
Abertura: 08 de agosto (quinta-feira), das 18h às 20h
Período de visitação: 08/08 a 30/09/2019
Horários: Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 19h (última entrada às 18h); aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h). 
(Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado) 
Local: MAB FAAP – Sala Annie Alvares Penteado
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198 
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200      
Entrada gratuita

Galeria

OBRA DE WALMOR CORRÊA OCUPA NÚCLEO ESPECIAL DA EXPOSIÇÃO “PALAVRAS SOMAM”

Para integrar o núcleo temporário da exposição “Palavras Somam”, o Museu de Arte Brasileira da FAAP expõe a obra “Teiniaguá”, do artista Walmor Corrêa.

A produção é fruto de uma residência artística realizada em 2008, em San Adrián de Besós, cidade que fica na fronteira com Barcelona, na Espanha.

O artista fez um trabalho junto com a Asociación Mujeres- Adrianas de La Mina, que reúne mulheres sul-americanas com o objetivo de promover atividades para criar laços afetivos e melhorar a autoestima. O projeto traçou um paralelo entre uma lenda brasileira, a história da “Salamanca de Jarau”, que conta as peripécias de uma princesa moura que vem da Espanha para o sul do Brasil, e a trajetória dessas mulheres, que abandonam seu país de origem e se aventuram para buscar uma vida melhor na Europa.

A exposição “Palavras Somam” reúne cerca de 80 obras do seu acervo, além de nove obras de artistas convidados. A mostra joga luz sobre a presença e a potência da palavra nas artes visuais.

Depois de Walmor Corrêa, será a vez de Lívia Aquino ocupar o núcleo temporário da exposição. Suas produções também refletem sobre os lugares da mulher ao longo da história. No segundo semestre, Beth Moysés e Rosana Paulino irão expor suas obras, que discutem questões de gênero abordadas em diferentes pontos de vista.

EXPOSIÇÃO “PALAVRAS SOMAM”
Data: de 17 de janeiro a 15 de dezembro de 2019
Núcleo Temporário - Walmor Corrêa: de 17 de janeiro a 20 de maio de 2019
Horário: Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 19h (última entrada às 18h); aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h). 
(Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado) 
Local: MAB FAAP – Sala Annie Alvares Penteado
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198 
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200      
Entrada gratuita

Galeria

MAB FAAP APRESENTA OBRAS DE LÍVIA AQUINO NO NÚCLEO TEMPORÁRIO DA EXPOSIÇÃO "PALAVRAS SOMAM"

A exposição de longa duração "Palavras Somam", em cartaz no MAB FAAP, ganha novas obras a partir do dia 23 de maio, quando a artista Lívia Aquino assume o Núcleo Temporário, até então ocupado por Walmor Corrêa, que expôs a obra "Teiniaguá", fruto de uma residência artística realizada em 2008 na cidade de San Adrián de Besós, na fronteira com Barcelona, na Espanha.

Com curadoria de Laura Suzana Rodríguez, a mostra joga luz sobre a presença e a potência da palavra nas artes visuais.

Lívia Aquino é pesquisadora do campo da cultura e das artes visuais, professora e artista. Na exposição, apresentará duas obras: "Gritemos" e "Sussurro", produzidas em 2019, especialmente para a mostra.

"Gritemos", expressão em 1.ª pessoa do plural do imperativo afirmativo, sugere uma possível ação coletiva diante das estatísticas de violência vividas atualmente pelas mulheres. "Sussurro", como oposição, trabalha a partir do silenciamento de algumas mulheres como condição para que a violência seja naturalizada. Juntas no espaço indicam certa distância ou proximidade do corpo por meio da palavra lida e ouvida.

A montagem das obras poderá ser acompanhada pelo público ao longo do dia 22 de maio. No dia da abertura, dia 23/5, das 18h às 20h, a artista conversará com os visitantes, para falar sobre suas produções, referências e, em especial, sobre as duas obras que compõem a mostra.

Depois de Walmor Corrêa e Lívia Aquino, o Núcleo Temporário será ocupado no segundo semestre pelas obras das artistas Beth Moysés e Rosana Paulino, que também apresentarão trabalhos que discutem questões de gênero sob diferentes pontos de vista.

Exposição Palavras Somam - Núcleo temporário com Lívia Aquino
Abertura: 23/5 (terça-feira), das 18h às 20h
Período de visitação: de 24/5 a 05/08
Horários: Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 19h (última entrada às 18h); aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h). 
(Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado) 
Local: MAB FAAP - Sala Annie Alvares Penteado
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198 
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200      
Entrada gratuita

Galeria