FAAP Fundação Armando Alvares Penteado

MAB-FAAP exibe arte de vanguarda da artista iItaliana dos anos 40 Marinella Pirelli

A partir de 2 de outubro um recorte da produção da artista italiana Marinella Pirelli poderá ser apreciado no mezanino do Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP).

Instigada pela imagem em movimento e pela poética da luz, a artista ganha uma mostra sobre sua pesquisa que envolve luz, cinema expandido e pintura, desenvolvida entre os anos 40 e 70 do século passado. Pintora e cineasta, Marinella Pirelli teve papel relevante na cena da vanguarda da arte cinética e do cinema experimental durante esse período na Itália. Além das obras, a exposição traz ainda documentos históricos da artista, desenhos preliminares de suas instalações e fotos de arquivo.

A mostra trata de alguns dos temas mais relevantes dos estudos de Marinella e foca a atenção no processo de elaboração poética e nos dois elementos fundamentais de sua produção: a natureza e o objeto luminoso. As obras ganham vida num cenário que submerge o espectador numa experiência multissensorial aliando sons, imagens, movimento, luzes, cores e formas.

Sua primeira produção, Film Animazione, data de 1962 e é seguida por outros experimentos pioneiros em curtas. Por meio da observação cuidadosa das obras de Norman McLaren, Marinella começou a investigar aspectos relacionados à construção do movimento e às transformações da luz próprias da linguagem cinematográfica. Estes elementos, já fortemente presentes em seus primeiros estudos em pintura, tomam lugar de destaque no design de filmes como Luce e Movimento (1967) e Artificiale e Naturale (1968), filmes que sugerem um jogo intrincado de formas e cores e estarão em exibição nesta mostra. Os filmes de Marinella Pirelli falam de eventos leves, gestos simples e comoventes, testemunhas de um momento sensível da artista, mas também de intuição e transitoriedade, trazendo reflexões da condição humana de viver.

Sob curadoria do neto da artista, Giovanni Pirelli, e produção da Mega Cultural, a exposição fica em cartaz até 13 de novembro.

Compartilhar Facebook Compartilhe