Exposição Da Humanidade - 100 artistas do acervo - 11/03 a 13/12/2020
Exposição Da Humanidade - 100 artistas do acervo

LUIZ SÔLHA - Cobalto, nápoles e branco - série A tinta pintada, São Paulo, 2009 - Óleo sobre tela - 130 x 180 cm

EXPOSIÇÃO “DA HUMANIDADE: 100 ARTISTAS DO ACERVO” NO MAB FAAP GANHA NOVAS OBRAS INDICADAS PELA VOTAÇÃO DO PÚBLICO

A mostra Da Humanidade: 100 artistas do acervo, em cartaz no MAB FAAP, está com novidades. Escolhidas a partir de votação do público, novas obras passam a integrar as mais de 100 produções em exposição entre pinturas, gravuras e esculturas.

O objetivo de acolher a opinião do público foi proporcionar a possibilidade dos visitantes atuarem como curadores, trazendo um novo olhar sobre os temas abordados. Para isso, o Educativo do Museu promoveu uma votação pelo Instagram, a partir de obras pré-selecionadas. As 11 mais votadas passaram a fazer parte da exposição.

“Queríamos propor a reflexão a respeito da relevância de expor coleções e torná-las acessíveis ao público”, explica Laura Suzana Rodríguez, curadora da mostra e coordenadora de Curadoria e Acervo do MAB FAAP.

As 11 obras escolhidas são dos artistas Nelson Quaresma, Marina Caram, Maria Bonomi, Luiz Sôlha, Carlos Prado, Renina Katz, Antonio Cassiano Meirelles, Cícero Dias, Zoravia Bettiol, Zica Bérgami e Thomaz Farkas, que se juntam a nomes como Ernest de Fiori, Hannah Brandt, Gustavo Rosa, Rodolpho Parigi, OsGemeos, Gilberto Vançan, entre outros.

Dividida em 10 núcleos – identidade, infância, arte, habitat, urbe, labor, ócio, sagrado, cultura e agruras –, a exposição reúne obras do acervo do MAB FAAP que questionam a existência do ser humano e da vida em comunidade. A curadoria teve como ponto de partida as ideias expressas por Hannah Arendt no livro “A Condição Humana”, de 1958, no qual a autora faz uma análise sobre o que é específico e genérico do ser humano.

As visitas ao MAB FAAP continuam restritas devido ao Plano São Paulo. Os agendamentos devem ser feitos por meio do link:  https://visitante.agendamento.faap.br/