FAAP Fundação Armando Alvares Penteado

Os Artistas

Daniela Todorova – Bulgária

Mestre em Artes, Daniela Todorova é reconhecida por seu trabalho no campo da arte em papel, com um estilo singular. A artista encontra o equilíbrio entre o requintado e o estético em projetos realizados em todo o mundo. Membro da International Association of Hand Papermakers and Paper Artists (IAPMA), curadora e uma das principais impulsionadoras dos eventos dessa nova e emergente tendência da arte: a Paper Art. Nos últimos anos, trabalhou ativamente para promover a Paper Art na Bulgária, tanto como organizadora quanto como curadora.
Diretora de Arte da Fundação AMATERAS, curadora do “Sofia Paper Art Fest” e de muitos projetos internacionais de intercâmbio. Premiada recentemente em arte pública e projetos de grande escala. Com dezenas de exposições individuais internacionais, será sua primeira individual na América Latina.
Daniela Todorova, uma das artistas da Residência Artística da FAAP no mês que antecede a mostra, produzirá em São Paulo uma parte das obras que serão exibidas no MAB FAAP. Além disso, ministrará workshop e palestra sobre suas obras e técnicas utilizadas na concepção e manufatura do papel e de seus trabalhos.

Todor Todorov – Bulgária

Todor Todorov, mestre e doutor em Artes, é conhecido por suas obras como escultor. Trabalha, preferencialmente, com escultura urbana e em uma nova vertente definida por ele, Elemental Sculpture, incluindo as energias naturais em seu trabalho. Trabalhando nesse tema em escultura e viajando o mundo para criar seus trabalhos em ambientes urbanos e parques, suas obras podem ser vistas em 16 diferentes países e as esculturas menores, em coleções públicas e privadas. Ele é membro da Royal British Society of Sculptors, da Associação Mundial de Escultores Cinéticos e do Instituto Chinês de Escultura. É fundador da Fundação AMATERAS, criador do “Sofia Paper Art Fest” e de projetos internacionais recorrentes de arte contemporânea.

Ângela Barbour - Brasil

Artista visual, curadora, doutora em Artes Visuais pela UNICAMP e mestre em Artes pela USP, Ângela Barbour trabalha a questão da memória com intervenções, performances, pintura e fotografia. Já expôs seu trabalho em Cuba, Egito, Índia, Bulgária, Venezuela, Peru, Argentina, Estados Unidos, Itália, Rússia, Alemanha e França, somando 15 países em quatro continentes.
Tornou-se produtora-executiva da Galeria Marta Traba, da Fundação Memorial da América Latina a partir de 2000, e gerente da Galeria a partir de 2007, onde realizou mais de 150 exposições, tendo sido curadora de uma dezena delas. No Memorial, concebeu e instaurou o programa de Residências Artísticas. Curadora das duas edições da Bienal del Sur Pueblos en Resistencia (Caracas, Venezuela). Concebeu e implantou, como diretora-executiva, o Espaço Cultural Porto Seguro. Uma das pioneiras na implantação de
FabLabs no Brasil, inaugurou o primeiro laboratório de fabricação digital comunitário, público e gratuito do Brasil. Desenvolve pesquisa na área de produção de imagens táteis para deficientes visuais, tendo um de seus trabalhos no Museu do Louvre.

Eliana Anghinah - Brasil

Artista, papeleira e gravadora, graduada em Artes Visuais pela FAAP, estudou na Universitá Internazionale dell’ Arti di Venezia, na Itália. Foi, também, membro-fundadora do Atelier Piratininga, participou do projeto artístico “Japanese washi”, em Takefu, (Fukui, Japão) e foi membro da International Association of Hand Papermakers and Paper Artists (IAPMA), presente nos Congressos da Itália, Polônia, Coreia do Sul, Áustria e Brasil. Criou os workshops de papel na COORPEL (cooperativa de moradores de rua que coletam papel). Participou do Projeto Social “Estampando a Ásia”, em que foi desenvolvida uma linha de papelaria feita de forma artesanal com referências culturais do Brasil e do Japão.
Premiações: Foi premiada duas vezes com Menção Honrosa no Sofia Paper Art Fest; Certificate of Award Jong Ie Nara Paper Museum and Paper Cultural Fundation (Coreia do Sul); International Tanaan Art Competition Asics Prize (Fukui, Japão); VII Contemporary art Exhibition (Rio Claro, Brasil).

Trabalhos em Coleções: Tama University (Tóquio, Japão); Fukui-City Hall (Japão); Majdanek Museum (Lublin, Polônia); SESC Campestre (São Paulo, Brasil); Center Graphi (Praga - República Tcheca); Museum Gyor (Gyor, Hungria); Musée du Pays et Val de Charmey (Gruyères, Suiça); Pan Asia Paper Museum (Coreia); Amatera Art Studio (Sofia–Bulgária); Maramures Museum (Romênia).

Compartilhar Facebook Compartilhe