FAAP Fundação Armando Alvares Penteado

A Exposição

Parceria entre a FAAP e a Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul – Bienalsur - leva ao MAB-Centro a exposição “Aqui, bem ao Sul”

A FAAP e a Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul – BIENALSUR - realizam, a partir de 30 de outubro, a exposição “Aqui, bem ao Sul”, que acontece no MAB-Centro, extensão do Museu de Arte Brasileira da FAAP, localizado no Edifício Lutetia, em São Paulo.

A mostra reúne obras dos atuais artistas da Residência Artística FAAP Cristina Dias (EUA/Brasil), Rui Dias Monteiro (Portugal), Laura Belém (Brasil), Federica Andreoni (Itália), Antoine Guerreiro do Divino Amor (Suíça/Brasil), Rafael Salim (Brasil), Zoroastra Infinita (Portugal).

Partindo da proposta da Bienalsur de refletir sobre a condição de estar “ao Sul”, a exposição apresenta as experiências desenvolvidas por esses artistas e propõe outros olhares sobre a cidade.

A participação da FAAP na parceria com a Bienalsur está ligada, principalmente, pela ação de artistas que, deslocados de suas áreas de atuação, se encontram neste Sul geográfico e geopolítico, na cidade de São Paulo, e se colocam em estreito contato com a realidade pulsante que a cidade oferece, proporciona e obriga o cidadão a perceber.

Em paralelo, o visitante poderá ver, ainda, um videodocumentário do processo de trabalho da artista italiana Margherita Isola, que foi selecionada para participar da Bienalsur e esteve na Residência Artística FAAP em 2016. Na ocasião, a artista desenvolveu um trabalho de investigação com processos gráficos, em particular com a litografia, na qual associava a pesquisa com a técnica e seu olhar pelos processos de imigração forçada e deslocamentos. Ao longo de sua residência, continuou produzindo com a participação de refugiados com os quais entrou em contato, em São Paulo, e desenvolveu uma série de gravuras, utilizando suportes tradicionais e não tradicionais.

Compartilhar Facebook Compartilhe