Faltam:

DIAS

HORAS

MINUTOS

SEGUNDOS

- EXPOSIÇÃO VIRTUAL: LIANGZHU – REINO DAS ÁGUAS

(De 20 de outubro a 19 de dezembro)

Liangzhu, um antigo nome que remete a um importante período nos 5.000 anos da história da civilização chinesa.

Em parceria com o Departamento de Cultura e Turismo da Província de Zhejiang, com o Consulado Geral da República Popular Chinesa em São Paulo e com o Museu de Arte Brasileira, o Instituto Confúcio para Negócios FAAP apresenta, com essa exposição on-line, a cultura Liangzhu.

Enquanto sacudimos a poeira de 5.000 anos de história e apreciamos este antigo local, o berço da civilização humana primitiva, podemos ver águas fascinantes, objetos finos em jade e a glória da sabedoria humana.

Localizadas na bacia do rio Yangtze, na costa sudeste da China, as ruínas arqueológicas de Liangzhu (cerca de 3.300-2.300 aC) desvelam um antigo estado regional com um sistema de crenças unificado baseado no cultivo de arroz entre o final do período Neolítico e início da Idade do Bronze na China. O local é composto por quatro áreas - a Área do Sítio Yaoshan, a Área da Barragem Alta na Foz do Vale, a Área da Barragem Baixa na Planície e a Área do Sítio da Cidade.

Essas ruínas indicam o modo de que a primitiva civilização urbana se expressava através dos monumentos, planejamento urbano, sistema de conservação de água e da hierarquia social. A civilização era um polo de poder e crença, onde ocorriam diferentes formas de sepultamento em seus cemitérios, que forneceram evidências sem precedentes para conceitos de identidade cultural, de organização social, política e de desenvolvimento da sociedade e da cultura.

Os 4 salões de exposição revelam as características da cultura Liangzhu, a estrutura da cidade real, os artefatos em jade, pedra ou cerâmica, tudo mediante uma experiência artística audiovisual. Utilizando uma avançada tecnologia, essa exposição também apresenta o estilo de vida da antiga civilização com animações e vídeos, oferecendo ao público uma jornada imersiva.

Em 2019, os sítios neolíticos de Liangzhu, na província de Zhejiang, foram reconhecidos como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Esta exposição tem como objetivo mostrar a encantadora cultura histórica chinesa e fortalecer a compreensão do público brasileiro sobre essa primitiva e fascinante civilização.

* Trabalho revisado pelo Prof. Ricardo Galli

Vídeo de apresentação

Ou acesse usando o QR Code

VÍDEOS RELACIONADOS

PATROCINADORES

Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo

Instituto Confúcio para Negócios - FAAP

Museu de Arte Brasileira - MAB FAAP

Secretaria de Cultura e Turismo da Província de Zhejiang