FAAP Fundação Armando Alvares Penteado

De 16 de outubro a 10 de dezembro de 2017

A Exposição

Em comemoração aos 70 anos da Fundação Armando Alvares Penteado, o Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) inaugura a exposição “70+30”.

A mostra exibirá oito trabalhos de alunos dos cursos de Artes Visuais, Arquitetura, Design, Moda e Produção Cultural, apresentados em formatos de pranchas, modelos e maquetes, além de uma projeção com imagens com oito pilares, que transformarão a sociedade e desenharão os contornos da inovação nos próximos anos.

O objetivo é apresentar o percurso e a tradição da FAAP nestes 70 anos de ensino e, ao mesmo tempo, divulgar vetores que apontem para os próximos 30 anos, momento em que a Instituição comemorará o seu centenário.

A mostra discutirá, ainda, questões sobre as tendências do Morar, do Vestir e do Criar, a partir de novos modelos sociais e econômicos emergentes que levam a sociedade a refletir sobre como continuar contribuindo para a formação de futuros profissionais, cidadãos e seres humanos, de modo democrático e colaborativo.

Para a projeção do futuro, a FAAP contará com a parceria da Peclers Paris, uma das principais agências de previsão de tendências e inovação no mundo, que desenvolve pesquisa a partir de uma metodologia baseada na semiótica, na inteligência de mercado internacional e em mais de 45 anos de expertise na área.

Segundo a Peclers, os pilares que transformarão a sociedade, influenciando as tendências, são: o relacionamento do ser humano com a natureza; a revolução colaborativa, dando destaque ao fazer coletivo; o hedonismo e a expressão de bem-estar; o EU como códigos e modelos de identidades emergentes; a globalização e suas implicações culturais, econômicas e sociais; as novas fronteiras das Techno-ciências; as novas visões do tempo e do espaço e a busca pelo significado e transcendência do mundo imaginário e do intangível, incluindo a espiritualidade.

A exposição “70+30” encerra a programação comemorativa pelos 70 anos da FAAP. Em janeiro, o público pôde conferir Obras-primas, com apresentação das primeiras obras que integraram o acervo do MAB há 55 anos. Em junho, foi a vez de Moda no MAB: uma nova coleção no acervo.

Compartilhar Facebook Compartilhe