FAAP recebe Prêmio Top Social por projeto em Barra do Chapéu

Durante o ano de 2005, a FAAP desenvolveu o projeto de auxílio à Barra do Chapéu, a partir da assinatura de um termo de cooperação com a Prefeitura do município e com a interveniência do Estado de São Paulo, por sua Casa Civil, representada por seu titular, Dr. Arnaldo Madeira.

Essa parceria foi firmada após a FAAP constatar através de reuniões e visitas, a precariedade da cidade Barra do Chapéu, que tem o 2º pior IDH do Estado.

O Termo pretendeu estabelecer a mútua cooperação direcionada à realização de levantamentos e estudos em busca de soluções técnicas na implantação de medidas administrativas adequadas, nos campos da inclusão digital, desenvolvimento do cooperativismo e gestão empresarial, e ainda a análise de projetos de arquitetura e engenharia para construção civil, saneamento, e de outras atividades correlatas.

A proposta inicial é a de fornecer ferramentas adequadas, principalmente no que diz respeito à transmissão de informação, conhecimento e propriedade intelectual, para que a cidade consiga por conta própria, manter o desenvolvimento alcançado após a interferência da FAAP e, no médio e longo prazo, crescer e progredir.

Nesse sentido, a FAAP realizou um curso de inclusão digital a jovens e professores do município, além de montar uma sala de informática aberta ao público com 12 computadores, cadeiras, mesas e 01 impressora.

Ainda nessa área, promoveu um curso de web a moradores da região, capacitando-os a construírem sites de suas próprias cidades, empresas ou comércios.

Em dezembro de 2005, ocorreu o 1º Encontro Regional de Governança e Desenvolvimento Sustentável na cidade de Barra do Chapéu, em parceria com a FAAP, com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura do município.

O evento teve como objetivo reunir algumas lideranças do Vale do Ribeira para discutir problemas e propor soluções em âmbito regional. Os temas tratados foram: Governança, Habitação e Saneamento, Educação e Inclusão Digital, Saúde Pública, Geração de Novos Empregos e Oportunidades Regionais e Meio Ambiente e havia participantes das cidades de Itaoca, Ribeira, Itapirapuã Paulista, Bom Sucesso de Itararé, além da própria Barra do Chapéu que sediou o encontro.

A proposta desse Encontro foi estimular o debate, fazer um diagnóstico e a buscar soluções. O que se desenvolve em Barra do Chapéu é um projeto social sem ser assistencialista, pois estimula o desenvolvimento do pensamento e do raciocínio, auxiliando esses municípios a encontrarem os próprios caminhos e andarem sozinhos.

Durante todo o ano de 2006, o projeto irá continuar. Desde março, a FAAP realiza o curso de Gerenciamento Municipal a assessores executivos e legislativos, vereadores e novos líderes políticos que querem se preparar para exercer cargos públicos ou que estão interessados em aperfeiçoar as técnicas de gestão municipal. O objetivo é contribuir para a construção e o desenvolvimento do perfil organizacional da administração pública municipal das cidades do entorno de Barra do Chapéu. Este curso é subsidiado pela Fundação que arca com 70% de seu valor total.

Para a realização dessas aulas, a FAAP entregou à Barra do Chapéu 70 carteiras escolares.

Ainda na questão da Gestão Pública, os alunos de Arquitetura trabalharão intensamente auxiliando na elaboração do Plano Diretor da de Barra do Chapéu.

Com esse grande projeto a FAAP tem como propósito envolver seus alunos dos diversos cursos, despertando interesse para a responsabilidade social e auxiliando-os em sua capacitação nas atividades profissionais inerentes à especialidade de cada um, pois estarão trabalhando e solucionando problemas reais.

Mas seu principal objetivo é melhorar a condição de vida dos habitantes, propiciando o desenvolvimento sustentável do município e, por conseqüência, elevando seu IDH e transformando a cidade em um espaço melhor para se viver.