
Exposição 43ª Anual de Arte
A FAAP apresenta, a partir de 8 de novembro, a 43ª Anual de Arte, que se tornou tradicional no circuito artístico contemporâneo da cidade.
Desde sua criação em 1964, a mostra tem apresentado e revelado artistas, inovando o conceito de arte contemporânea e criatividade. Seu objetivo é incentivar a produção dos alunos, além de criar um espaço de reflexão a partir de novas ideias e percepções sobre a arte, tendo como ferramenta a educação.
Nesta edição, a Comissão de Seleção, formada pelos professores Geórgia Kyriakakis, Lázaro E. Moura, Marina Gazire e Marcos Moraes, selecionou as melhores propostas artísticas, dentre as quase 200 obras inscritas pelos alunos da Fundação.
Dentre os artistas escolhidos, a Comissão de Premiação, composta por profissionais de destaque da área de artes visuais, e atuantes no circuito artístico nacional, atribuirá prêmios de bolsas de estudos (três de 90%, duas de 75% e duas de 60%).
Integram, ainda, esta edição da Anual, as artistas convidadas Amanda Mei e Flavia Junqueira, que apresentarão – como ex-alunas do curso de Artes Plásticas – suas pesquisas e trabalhos desenvolvidos no período em que participaram do Programa de Residência Artística que a FAAP mantém, desde 1997, na Cité des Arts, em Paris. Além das obras, serão apresentados documentos e materiais processuais documentando a pesquisa desenvolvida pelas artistas ao longo dos seis meses em que estiveram em residência.
“A FAAP é um polo centralizador de arte jovem e cultura que permite a vivência e experimentação das artes com seriedade e de acordo com as exigências do sistema artístico. Se a arte amplia as perspectivas de diálogo e aproxima artistas e participantes, então o espaço da Anual amplia, ainda mais, essa perspectiva, ao trazê-la para o espaço institucional da educação. A arte instiga, denuncia, questiona, provoca reflexões e possibilita novas maneiras de pensar”, comenta o prof. Marcos Moraes, coordenador do curso de Educação Artística da FAAP e curador da mostra.
43ª Anual de Arte FAAP
Período de visitação: de 8 de novembro de 2011 a 8 de janeiro de 2012
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP – Salão Cultural
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 20h.
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo/SP
Informações: (11) 3662-7198
Entrada gratuita
Parte segregada da exposição contém obras não recomendáveis para menores de 16 anos. Contém imagens de nudez parcial.
Priscila Rigon - Praia, 2011 - Guache s/ tela - 20x30 cm
Gabriel Torggler - Guardião II, 2011 - nanquim s/ papel - 214x143
Rafael Santacosta - Macumba, 2011 - acrílica e óleo s/ tela - 50x40
Anna Israel - Sem título (série inventário), 2011 - Ampliação fotográfica
- 100cm X 149cm X 4cm
Programação paralela à 43ª Anual de Arte