Encontra-se no coração de Paris, às margens do Rio Sena, ao lado da catedral de Notre-Dame. Fundada em 1947 com o intuito de hospedar artistas estrangeiros, proporciona aos seus visitantes uma convivência baseada na troca de experiências e no aprimoramento do processo criativo. Ligia Clark, Ivens Machado, José Rezende, entre outros, são alguns nomes que já aproveitaram este ambiente altamente estimulante.
Uma oportunidade de integração ímpar entre artistas do mundo todo, já que aproximadamente 87 países marcam a sua presença na Cité, falando uma única língua: A das Artes.
As regras deste pequeno Estado são simples:
Cada fundador de um ateliê propõe o artista para ocupá-lo, e uma comissão de admissão aprova, tendo como principal regra a proteção ao talento e o reconhecimento das qualidades profissionais dos que se tornarão residentes. A estes artistas escolhidos, a Cité Internationale des Arts oferece 270 ateliê - alojamentos, espaços de criação coletivos, biblioteca, teatro, sala de concertos, instalações técnicas de gravuras, litografia ou fotografia, estúdios de ensaio para instrumentistas, além de locais próprios para exposições e audições.
Neste ambiente culturalmente privilegiado.
A Fundação Armando Alvares Penteado oferece um atelier mobiliado aos seus alunos, ex-alunos e professores.
Um ambiente amplo, que serve, ao mesmo tempo, de moradia e local de trabalho.
Estamos muito felizes em comunicar que a partir de fevereiro de 2022, a Residência Artística FAAP - Paris dará início às comemorações de seus 25 anos de vida. O apartamento 1422 da Cité des Arts na capital francesa, mantido desde 1997 pela FAAP para receber seus alunos, ex-alunos e professores, será reinaugurado após uma reforma e modernização.
A primeira artista selecionada para uma residência artística no local nessa reinauguração será Giulia Bianchi, que terá a oportunidade de viver em Paris durante o primeiro semestre de 2022.
Cordialmente,
Residência Artística FAAP - Paris