Início artigos
 
      Ano I - nº 1 Abril/Junho 2001
  ARTIGOS  
 
 
 
Suzana Carla Farias Pereira
Professora Assistente do Departamento de Economia e Administração da UFMS.
Doutoranda em Administração de Empresas na EAESP/FGV; MSc in Management pela University of Birmingham.
 
Luiz Carlos Diserio
Professor Adjunto do Departamento de Produção e Operações Industriais na EAESP/ FGV.
Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo - São Carlos.
 
 
 
Resumo: A evolução da tecnologia da informação está tendo um grande impacto na indústria do turismo. Na chamada era da informação, a integração viabilizada pela Internet, pelos sistemas operacionais e outras tecnologias interativas estão promovendo grandes mudanças nesse mercado emergente. Essas tecnologias estão permitindo a integração e o desenvolvimento da distribuição global de serviços turísticos. O objetivo principal deste estudo é focar as principais mudanças causadas pela entrada de companhias de turismo no mercado, através da distribuição de produtos e serviços pela Internet. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa conduzida em 5 empresas que oferecem produtos e serviços no mercado brasileiro.
     
Abstract: The evolution of information technology is having a great impact on the travel and tourism industry. In the so called information age, the integration made possible by the Internet, operational systems and others interactive technologies are promoting major changes on this emerging market. These technologies are allowing the integration and development of the tourism global distribution system. The main objective of this study is to focus on the main changes caused by the entrance of tourism companies in the marketspace through the distribution of its products and services via Internet. This paper presents the results of a research carried out in five companies which offers tourism services and products in the marketspace in Brazil.