EN

PT

//ARTISTAS

Últimos Residentes - 2º Semestre 2017

Cristina Dias

(São Paulo/Brasil, 1981)

Cristina Dias é uma artista e designer de jóias brasileira que vive e trabalha em Nova York. Formada em artes plásticas pela Massachusetts College of Art and Design (EUA) e com pós-graduação em gestão artística pela New York University (EUA), ela também estudou artes plásticas na Universidade de Brasília e jóias na Opere International Jewellery School (Holanda). Seu trabalho já foi exposto em galerias e museus nos Estados Unidos, Europa e Japão, e encontra-se publicado em vários livros de jóia contemporânea. Suas peças encontram-se na coleção permanente do Museum of Arts and Design em Nova York e no Museum of Contemporary Craft em Portland (EUA).

Mais informações: www.cristinadias.com

Federica Andreoni

(Ancona/Itália, 1987)

Federica Andreoni, nascida em Ancona (Itália), é arquiteta e pesquisadora. Atualmente cursando o doutorado na Universidade La Sapienza (Roma), a artista passou pela pós-graduação em Geografia, Cidade e Arquitetura na Escola da Cidade, fez mestrado e Bacharelado em Arquitetura, ambos pela Universidade de Roma. Desde 2014 atua como professora e professora-assistente da Roma Tre Universidade de Roma e da Sapienza Universidade de Roma.
Desde 2013 é fundadora e sócia da Gnomone Architettura, um escritório de design com sede em Roma, com quem assinou vários projetos premiados e publicados. Seus ensaios são publicados em livros e revistas especializadas.

Mais informações: gnomone.com

Guerreiro do Divino Amor

(Genebra/Suíça, 1983)

O artista suíço-brasileiro Guerreiro do Divino Amor, que atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro, é formado em arquitetura pela Escola de Arquitetura de Grenoble (França), com mestrado pelo Instituto La Cambre Architecture de Bruxelas (Bélgica), tendo sido bolsista em Design de Som e Vídeo pela Cimdata Medienakademie em Berlim (Alemanha). Atua como pesquisador no campo das artes plásticas, cinema e arquitetura. Dirigiu diversos curtas-metragens e trabalha com a construção de superficções. Tem obras na coleção de museu MAR (RJ), foi bolsista no programa ‘Imersões Poéticas’ na Casa França-Brasil, duas vezes finalista do ‘Swiss Arts Awards’, vencedor do prêmio ‘La Cambre Architecture’ e ganhador do prêmio de melhor curta documentário com De repente, Barbara no Transgender Film festival de Kiel (Alemanha).

Mais informações: www.guerreirododivinoamor.com

Rafael Salim

(Rio de Janeiro/Brasil, 1987)

Nascido no Rio de Janeiro, onde vive atualmente, Rafael Salim é formado em Comunicação Social (Cinema) pela PUC-Rio. O artista trabalha na intersecção entre o cinema e as artes plásticas, suas principais áreas de interesse. Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas o Salão de Artes de Ribeirão Preto, o Festival Multiplicidade (Oi Futuro) e a 45° Novíssimos (Galeria Ibeu). Foi contemplado com o prêmio aquisitivo do Salão de Artes de Praia Grande – SP.

Mais informações: www.rafaelsalim.com.br

Laura Belém

(Belo Horizonte/Brasil, 1974)

Nascida em Belo Horizonte, onde vive e trabalha, Laura Belém se graduou em Artes pela UFMG, seguindo para a Central Saint Martins College of Arts & Design (Londres), onde concluiu o mestrado em Fine Arts. A artista, que já expôs diversas mostras individuais em importantes centros de cultura no Brasil e internacionalmente, foi premiada com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais, Prêmio CNI Marcantonio Vilaça, Programa Arte Contemporânea da Fundação Bienal, dentre outros.

Mais informações: www.laurabelem.com.br

Rui Dias Monteiro

(Castelo Branco/Portugal, 1987)

Rui Dias Monteiro vive e trabalha em Lisboa, Portugal. O artista é pós-graduado em Fotografia Contemporânea pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e concluiu em 2008 o curso em Fotografia e Projeto Individual no Ar.Co (Portugal). Desde 2004 desenvolve a sua prática artística como fotógrafo e poeta. É artista representado pela Galeria Alecrim50 em Lisboa desde 2013. No ano de 2017, vem a Residência Artística FAAP em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal.

Mais informações: ascouvesdormemsemmanta.blogspot.com.br

Sílvia Pereira

(Lisboa/Portugal, 1975)

Sílvia Pereira licenciou-se em Belas Artes pela Universidade de Barcelona e especializou-se em Comportamentos Escultóricos. Concluiu recentemente a pós-graduação no Centro de Investigação Artística A.PASS em Bruxelas. Atualmente integra o Mestrado de Filosofia e o Doutoramento de Estudos Artísticos da Universidade Nova de Lisboa. Como artista, Sílvia Pereira explora zonas como Portugal, Alemanha, Islândia e Japão. Os temas de sua pesquisa acontecem como intervenções teóricas, visuais, performativas e na imagem em movimento. Expôs na Alemanha, Islândia, Espanha, França, Itália, Austrália e Japão, tendo exibido filmes em vários festivais, tais como: Festival International du Court Métrage, Clermont-Ferrand em França, In-Sonora em Madrid, FILE Festival Internacional de Linguagem Electrónica em São Paulo, Festival MOFO, MONA FOMA, Austrália, entre outros.

Mais informações: www.urssasevera.com

Daniela Todorova

(Búlgaria)

Daniela Todorova, MA, é um artista firmemente estabelecida no campo da Paper Art, com seu estilo distinto e trabalhos requintados. Ela é membro da Association of Hand Papermakers and Paper Artists, curadora de projetos internacionais de artes visuais. Uma artista que provou sua capacidade de encontrar equilíbrio entre o requintado e o estético, em projetos realizados ao redor do mundo. Autora de dezenas de exposições individuais internacionais, uma das principais impulsionadoras de eventos no campo dessa nova tendência na arte, a saber, a Paper Art. Nos últimos anos, trabalhou ativamente para promover o campo na Bulgária, tanto como organizadora quanto como curadora. Ela é Diretora de Arte da Fundação AMATERAS, curadora da Sofia Paper Art Fest e muitos outros projetos internacionais de intercâmbio. Ela é premiada no campo da arte pública e de projetos de grande escala.

Mais informações: www.amateras.eu

Lucas Dupin

(Belo Horizonte / Brasil)

Mestre (2012) e Bacharel (2008) em Artes Visuais pela UFMG, Lucas Dupin já participou de exposições e residências artísticas no Brasil e no exterior. Sua pesquisa artística transita por diferentes mídias como por exemplo, fotografia, desenho, instalação e vídeo. Tem interesse especial pelo universo do livro, da palavra escrita e na forma como a passagem do tempo se inscreve nas coisas. Dupin recebeu diversos prêmios, como, em 2015, o Prêmio de Arte Contemporânea da FUNARTE, 6º Bolsa Pampulha, Prêmio de Residências Artísticas da FUNDAJ e, em anos anteriores, o 2º Prêmio Energias na Arte, no Instituto Tomie Ohtake, o Concurso Olheiro da Arte e o Prêmio Interações Florestais em Terra UNA. Artista representado pelas galerias Periscópio (MG) e Lume (SP).  Site do artista: www.lucasdupin.com.br

Larisa Crunteanu

(Brasov / Romênia)

Mais informações: www.larisacrunteanu.com

VOLTAR

Residência Artística FAAP

Praça do Patriarca,78 - Sé
São Paulo - SP

resartisfaap.info@faap.br

+55 (11) 3101-9492 / 3101-1776

residencia.artistica.faap