Cadastre-se
Notícias
Como chegar
Depoimentos
Galeria de Fotos
Programação de Cursos
Programação de Cursos
   
 
Detalhes do Curso  
 
Nome do curso: Ilustração de Moda
Professor:
Renata Zaganin de Oliveira

Estilista, ilustradora e designer gráfico, atuante há 21 anos no mercado de moda (fiações, malharias, confecções, bureaux, grifes e estamparias), Renata Zaganin é graduada e pós  graduada em moda pela Faculdade Santa Marcelina/SP. No início de 2006, defendeu a dissertação “O Desenho & a Ilustração de Moda: registro, produto e conceito.” (Universidade Presbiteriana Mackenzie – Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura), onde apresentou pesquisa sobre a história e o desenvolvimento da Ilustração de Moda mundial.

Envolvida desde a década de 80 no levantamento de acervos imagéticos sobre desenho e ilustração de moda, passou a prestar assessoria para projetos e eventos relativos ao corpo e à moda.  

É responsável desde 2001 pelas matérias de Desenho de Moda I e IV na graduação (FASM), além de ministrar aulas de Extensão Universitária em Desenho de Moda & Ilustração de Moda e mais dois cursos de pós graduação em moda com as disciplinas de “Expressões Gráficas” & “Branding Design”.


Objetivo:

Desenvolver a parte Conceitual e Publicitária de desenho para Moda através de narrativas mais elaboradas e sofisticadas.

Público Alvo:

Estudante de moda, arquitetura, design, engenharia e tecnologia têxtil; Ilustradores e Desenhistas que pretendam direcionar suas produções para a área de moda.

Metodologia:

O conjunto de 14 aulas possui um perfil dinâmico: aulas teóricas, com recursos de audiovisual; aulas práticas; exposições de materiais desenvolvidos por profissionais da área; aulas expositivas e um canal aberto com o professor (via e-mail) para que o aluno sane suas dúvidas no decorrer da semana.
Os alunos receberão por e-mail textos de apoio que ajudarão no desenvolvimento/compreensão do conteúdo.

Critério de Avaliação: Os seguintes aspectos serão analisados:

  • Participação
  • Frequência
  • Realização de atividades para casa
  • Avaliação final de portfólio.

Material: CD com produções gráficas importantes; Indicações bibliográficas selecionadas por categorias específicas; Tabela de “Dicas & Contatos” com fornecedores importantes da área.

Bibliografia sugerida como apoio (não obrigatória):

HELLIGE, H.; MISCHLER, M.; EHMANN, S.; KLANTEN, R..Romantik. Berlin/London: Die Gestalten Verlag, 2006.
HELLIGE, H.;KLANTEN, R.. The Great Escape. Berlin/London: Die Gestalten Verlag, 2006.
KLANTEN, Robert. Illusive - Contemporary Illustration And Its Context Contemporary Illustration And Its Context
Berlin/London: Die Gestalten Verlag, 2005.
KLANTEN, Robert; MEYER, B.; EHMANN, S. Wonderland. Berlin/London: Die Gestalten Verlag, 2005.
VALENTINI, Cristiana; FANZUTTI,Gabriele. Mondofragile 2 – Modern Fashion Illustration from Japan. Italy: Happy Books, 2005.
SALTZMAN, Andrea. El Cuerpo Disenãdo – sobre la forma en el proyecto de la vestimenta. Buenos Aires: Paidós, 2004.
VILLAÇA, Nízia. A Edição do corpo: tecnociência, artes e moda. Barueri,SP: Estação das Letras Editora, 2007.
SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.

Programa:
  • A História da Ilustração de Moda;
  • Ilustração de Moda Contemporânea - Mercados & Possibilidades;
  • Técnicas, Layout e produções profissionais para mídias de moda;
  • Avaliação e Desenvolvimento de portfólio para admissão em cursos fora do país.

 
 
Início
Término
Início previsto:

21/03/2012

20/06/2012

Dias e horários:

quartas das
19h às 22h

-

Carga horária:

42h/a

-

Nº de Encontros:

14

-

Investimento Total
Público externo: 4 parcelas de R$ 245,00
Comunidade faapiana: 4 parcelas de R$ 220,50

Forma de Pagamento Parcelado: Cheque pré ou cartão de crédito

CAMPUS SÃO PAULO
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis - São Paulo/SP
Como chegar
Tel.: (11) 3662-7034
E-mail: nucleocultura@faap.br