Notícias

Dia das crianças no MAB-FAAP

Atividade gratuita propõe aos visitantes mirins descobrir os segredos de um lugar encantado: o museu

O Sapo, famosa obra da artista Tarsila do Amaral, é o personagem principal da contação de história que ocorre no Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP), no próximo dia 12, às 13h30, para celebrar o Dia das Crianças. A atividade é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

O objetivo é que a criança possa aproveitar o passeio pelo museu de uma forma lúdica. Além de apresentar as obras e artistas da exposição "Elas - Mulheres Artistas no Acervo do MAB", o sapo - um boneco feito pelos próprios educadores do MAB-FAAP - conduzirá os visitantes pelo Jardim das Esculturas e pelo saguão principal, cujos vitrais são uma atração à parte, com obras de artistas brasileiros consagrados, como Cândido Portinari, Lasar Segall, Tomie Ohtake, entre outros.

Além da atividade para as crianças, ao longo do mês de outubro, outras ações serão realizadas. Confira a programação completa:

8/10 (sábado), às 15h

ELAS e o desenho

A visita propõe uma reflexão sobre o desenho a partir das obras que compõem a exposição "Elas - Mulheres Artistas no Acervo do MAB". O que define um desenho? Como se dá seu processo? O que o diferencia da pintura? Desenho como meio ou como produto final?

09/10 (domingo), às 15h

Quem são ELAS? Alice Brill

A visita vai propor uma análise reflexiva sobre o processo da artista Alice Brill, que está presente na exposição "Elas". Além de pintora, Alice foi gravadora, fotógrafa e pesquisadora de arte.

12/10 (quarta-feira), às 13h30 - Programação Especial para os Pequenos

Contação de Histórias: MAB, o Sapo

MAB, o sapo, acordou curioso. Ajude-o a descobrir os segredos de um lugar encantado.

15/10 (sábado), às 15h

ELAS e o desenho

A visita propõe uma reflexão sobre o desenho a partir das obras que compõem a exposição "Elas - Mulheres Artistas no Acervo do MAB" O que define um desenho? Como se dá seu processo? O que o diferencia da pintura? Desenho como meio ou como produto final?

16/10 (domingo), às 15h

Quem são ELAS? Ana Maria Maiolino

A partir da apresentação de outras obras da artista, a visita propõe novos olhares e conexões com a obra presente na exposição "Elas". 

22/10 (sábado), às 15h

Quem são ELAS? Lygia Clark

Visita temática tendo como foco o processo de criação da artista Lygia Clark, utilizando como disparador a obra presente na exposição "Elas" e tecendo relações com obras de outras artistas.

29/10 (sábado), às 15h

Quem são ELAS? Criador & Criatura

Utilizando fotografias das artistas e frases disparadoras, será realizado um percurso, pensando o fazer de suas obras na exposição "Elas".

30/10 (domingo), às 15h

Quem são ELAS? Cybele Varela.

A partir da análise de outras obras da artista, a visita tem como objetivo criar novas relações e reflexões sobre sua produção e a obra presente na exposição "Elas".

Programação MAB-FAAP

Período: outubro de 2016
Horário: aos sábados e domingos, às 15h; e Dia das Crianças (12/10), às 13h30
Local: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198 
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200     
Entrada: gratuita

Sobre a exposição

A exposição "Elas - Mulheres Artistas no Acervo do MAB" apresenta até 18/12 uma seleção de obras produzidas por mulheres artistas durante todo o século XX até os dias atuais. São exibidas 82 produções, escolhidas do acervo do MAB-FAAP por sua qualidade artística e representatividade, segundo os movimentos e tendências da época em que foram produzidas, além de valores de atração visual. Da lista das 64 artistas que integram a mostra, encabeçada por Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, constam as obras de Noêmia Mourão, Djanira, Marina Caram, Mira Schendel, Tomie Ohtake, Georgia Kyriakakis, Anna Maria Maiolino, Carmela Gross, Teresa Nazar, Mary Vieira e Maria Bonomi.

Publicado em 10 de outubro de 2016

Topo