Notícias

Confira as atividades educativas das exposições em cartaz no MAB-FAAP durante o mês de setembro

No mês de setembro, o Setor Educativo do Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP) preparou uma série de atividades gratuitas ao público, tanto para crianças como para jovens e adultos, com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre os assuntos que permeiam as exposições "ELAS – MULHERES ARTISTAS NO ACERVO DO MAB" e "RAIMUNDO CELA – UM MESTRE BRASILEIRO".

Para o público infantil, há atividades como jogos, brincadeiras e contação de histórias. Para jovens e adultos, há visitas temáticas que discutem temas, como: Mulheres artistas da América Latina; Jangadeiros ao mar: jornadas de luta; Academicismo e modernismo no mesmo tempo histórico; Mulheres, representações, a Arte e a Mídia, entre outros.
A exposição "RAIMUNDO CELA – UM MESTRE BRASILEIRO" reúne 120 obras que mostram o percurso do principal artista cearense de sua geração, desde suas obras acadêmicas até os últimos trabalhos, plenos de ritmo e emoção. A mostra poderá ser conferida até 18 de setembro.

A exposição "ELAS – MULHERES ARTISTAS NO ACERVO DO MAB", em cartaz até o dia 18 de dezembro, exibe 82 obras de autoria de 64 mulheres artistas dos séculos XX e XXI, que deixaram marcas na história da arte nacional e internacional.

Para mais informações: (11) 3662-7200

Confira a programação:

Especial feriado de 7 de setembro

Exposição Raimundo Cela para os pequenos

Às 11h - Em busca da Pintura Perdida
Por meio de Jogos e Brincadeiras, embarque nesta jornada com Raimundo Cela em busca de sua pintura.
Às 15h - O Jangadeiro e o peixe mágico
Conheça a história das aventuras de um humilde jangadeiro, que ao libertar um peixe mágico acaba por se tornar refém das ambições de sua esposa.

→ Exposição ELAS: Mulheres Artistas no Acervo do MAB

Às 16h - Visita Temática: Mulheres artistas da América Latina
A partir de um recorte cronológico, nesta visita serão propostos encontros entre obras da exposição e produções de outras mulheres criadoras da América Latina.

Programação de fim de semana

3 de setembro

Visita Temática (ELAS), às 15h - Mulheres, representações, a arte e a mídia
A visita tem como mote a representatividade dentro das mídias, traçando um paralelo com a exposição e buscando identificar o papel da mulher fora de estereótipos impostos pela indústria e sociedade.
Na exposição do artista Raimundo Cela para os pequenos, às 16h: Em busca da Pintura Perdida
Por meio de jogos e brincadeiras, embarque nesta jornada com Raimundo Cela em busca de sua pintura.

→ 4 de setembro

Visita Temática (ELAS), às 15h - Criadora & Criatura: jogo da mediação

Visita à exposição "Elas: Mulheres Artistas no acervo do MAB" a partir dos Retratos das artistas, pensando o fazer de suas obras.
Visita Temática (Raimundo Cela) às 16h: Jangadeiros ao mar: jornadas de luta
A visita pretende, num paralelo, recontar a história do Raid da Jangada São Pedro, por meio das pinturas de Raimundo Cela e a refilmagem de Quatro Homens em uma jangada, de Orson Welles, acrescentando outras viagens realizadas pelo litoral em busca de direitos dos pescadores.

→10 de setembro

Visita Temática (ELAS), às 15h - Quem são ELAS? Alice Brill

Venha conhecer mais sobre a história e obra da artista presente na exposição. Além de pintora, Alice Brill foi gravadora, fotógrafa e pesquisadora de arte. A visita propõe uma análise reflexiva sobre o processo da artista.

Visita Temática (Raimundo Cela), às 16h - Técnicas corporais, antropologia e a cultura litorânea

Raimundo Cela pintou e imortalizou hábitos, posturas, técnicas corporais e a organização social da população litorânea do Ceará. O público será convidado a estudar a técnica corporal de uma comunidade distante da sua, que é urbana e cosmopolita.

→ 11 de setembro

Visita Temática (ELAS), às 15h - Exposição temporária X Exposição permanente

Visita temática que propõe a reflexão sobre o patrimônio e as possíveis relações entre as obras da exposição permanente, Hall de entrada e Jardim das Esculturas da FAAP e o recorte curatorial da exposição "Elas: Mulheres Artistas no acervo do MAB".

Visita Temática (Raimundo Cela), às 16h - Academicismo e modernismo no mesmo tempo histórico

A partir da análise do trabalho de Raimundo Cela e das obras de artistas modernistas presentes na exposição "Elas: Mulheres Artistas no Acervo do MAB", a visita tem como objetivo refletir sobre a produção artística do início do século XX.

→ 17 de setembro

Visita Temática (ELAS), às 15h - Criadora & Criatura: jogo da mediação

Visita à exposição "Elas: Mulheres Artistas no Acervo do MAB" a partir das fotografias das artistas, pensando o fazer de suas obras.

Na Exposição Raimundo Cela, às 16h - Oficina de dobradura gigante

Utilizando papel craft e fita adesiva, a oficina propõe, em grupo, fazer barcos, aviões e peixes gigantes.

→ 18 de setembro

Visita Temática (ELAS), às 15h - Mulheres, representações, a arte e a mídia

A visita tem como mote a representatividade dentro das mídias, traçando um paralelo com a exposição e buscando identificar o papel da mulher fora de estereótipos impostos pela indústria e sociedade.

Visita Temática (Raimundo Cela), às 16h - Jangadeiros e escravos na obra de Raimundo Cela

A partir da análise comparada do quadro Abolição dos Escravos (1938) e da série de pinturas sobre os jangadeiros cearenses (1941 – 1946), a visita pretende chamar a atenção para os modos como são retratados diferentes estratos da população brasileira – e como esses retratos reforçam ou contestam os estereótipos.

→ 24 de setembro

Na exposição ELAS para os pequenos, às 16h - As confabulações e peripécias de MAB, o SAPO.
O SAPO, do famoso quadro de Tarsila do Amaral, saltou para fora da tela e quer contar um pouco mais sobre a exposição através de um jogo de análise de imagens.

→ 25 de setembro

Visita Temática (ELAS), às 16h - Mulheres artistas da América Latina

A partir de um recorte cronológico, nesta visita serão propostos encontros entre obras da exposição "Elas: Mulheres Artistas no Acervo do MAB" e produções de outras mulheres criadoras da América Latina.

 

Publicado em 02 de setembro de 2016

Topo