Estudos

Comportamento e Confiança na Era das Redes +

O estudo se debruça na busca por motivações e explicações sobre o comportamento dos usuários brasileiros em relação às redes sociais no que se refere a questões de consumo, relacionamento e saúde mental, com destaque para o fator da ansiedade.

Ele nasceu de um interesse comum do Núcleo de Inovação em Mídia Digital e da empresa de tecnologia MindMiners em entender como se dá atualmente a relação das pessoas com as redes sociais, em particular aqueles que já são usuários assíduos dos meios digitais.

Autores:   
Profª. Amanda Veit Braune Alvarez
Prof. Eric Messa
Prof. Thiago Costa

[ Download do PDF ]

Tendências do Podcast no Brasil: Formatos e Demandas +

Este estudo tem como propósito trazer à luz novos insights sobre o caminho dos podcasts no Brasil. Ele foi desenvolvido tendo como ponto de partida uma outra pesquisa realizada pela ABPod - Associação Brasileira de Podcasters. É deste universo que extraímos mais de mil títulos de podcasts brasileiros para inicialmente analisar quais os formatos e gêneros mais usuais e, a partir daí, levantar possíveis demandas que oferecem nichos a serem melhor explorados na nossa podosfera. Também foi realizado um levantamento de dados qualitativos com o apoio da empresa de tecnologia MindMiners, especializada em pesquisa digital.

Autor: prof. Marcelo Abud       
Co-autores: Cesar Yuji Ishikawa e Luiz Dias Gonzaga

[ Download do PDF ]

Consumo e apreensão das informações nas plataformas digitais +

A pesquisa “Consumo e apreensão das informações nas plataformas digitais” tem o propósito de entender como temos nos relacionado com a quantidade de informações que atualmente acessamos. “Falta de concentração”, “ansiedade”, “excesso de informação” e “muito tempo conectado” são as principais impressões que 75% das pessoas observam como fatores que atrapalham seus desempenhos quando conectados. A pesquisa foi realizada em parceria com a MindMiners, startup de tecnologia especializada em pesquisa digital.

Autor:
Prof. Diogo Bornhausen

[ Download do PDF ]

Memória, Tempo e Emotividade no Digital +

O propósito desta pesquisa é entender o modo como a atenção e a apreensão de conteúdos digitais têm se estruturado na atualidade, principalmente quando considerada a maneira como as informações são ofertadas e acessadas. Entende que parte do fascínio exercido pelas tecnologias está em suas promessas de armazenamento pleno e no excedente de conteúdos disponibilizados. Para tanto, toma como premissa um estudo previamente realizado que colabora nos caminhos desta futura reflexão, o caso do “Efeito Google”.

Autor:
Prof. Dr. Diogo Andrade Bornhausen

Colaboradores:
Giulia Schlieper Tessitore
Lara Augusta Takazaki Lourenço
Leonardo Rodrigues Lopes
Pedro Ivo Jaime Peixoto
Tatiana Tiemi Bechelli Marques Akashi

[ Download do PDF ]

Influenciadores Digitais Brasileiros: Dados e Insights +

Este estudo fez uma análise dos perfis de influenciadores digitais brasileiros com diferentes quantidades de seguidores e, também, comparou seu engajamento com contas similares do mundo todo. Com base em uma ferramenta de inteligência artificial, foi realizada uma análise dos seguidores de um grupo de vinte e cinco influenciadores digitais selecionados para, entre outras possibilidades, identificar seguidores falsos e sua interferência no engajamento do perfil.

Autor:
Prof. Eric Messa

Colaboradora:
Anna Beatriz P. Guerra

[ Download do PDF ]

Qualidade no Atendimento ao Cliente nas Redes Sociais +

A pesquisa realizada com apoio de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Moda e Engenharia, mediu a qualidade do atendimento de marcas de moda no Instagram. Foram avaliadas questões relacionadas a trocas, frete, matérias-primas, entre outras, observando-se a qualidade da resposta e o tempo de resposta de cada marca. Foram analisadas 61 marcas, de diversos perfis, tamanhos e número de seguidores.

Autor:
Prof. Thiago Costa

Colaborador:
Prof. Gabriel Ishida

Alunos:
Amanda Corrêa Campos
Ana Thereza Constantino
Danielle Bezerra Mendonça Cavalcante
Isabela Guimarães Andrade
Leonardo Pereira Mendes de Oliveira
Marcela Petrone Marani
Maysa Ditchfield
Paola Kalil

[ Download do PDF ]

Que Pré-candidato Dominou as Redes? +

Este estudo busca se aprofundar nos grandes nomes que flutuavam na mídia tradicional às vésperas de abril de 2018, primeiro marco de requisitos para uma eventual candidatura, e como eles se portaram em suas páginas oficiais do Facebook até o começo de agosto de 2018, quando passaram de pré-candidatos para, oficialmente, se lançarem em campanha.

Autor:
Prof. Victor Dias Grinberg

Alunos participantes:
Fernando Brandão Schirra
Isabela Felix
Natalia Marioto Siqueira
Victoria Castelli

[ Download do PDF ]

Bolsonaro e o Facebook +

As eleições presidenciais de 2018 foram marcadas pelo acirramento ideológico e pela polarização das campanhas, principalmente pelo fato do pleito adentrar para o segundo turno entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Sem agenda oficial, as redes sociais foram decisivas para aproximar o candidato do eleitorado e, com esse espírito, consagrou sua vitória sem as atividades de campanha consideradas fundamentais até então. Este artigo busca analisar o tripé da presença digital de Bolsonaro nos últimos meses de campanha eleitoral.

Autor:
Prof. Victor Dias Grinberg

Aluna participante:
Natalia Marioto Siqueira

[ Download do PDF ]

Para mais informações
preencha os campos abaixo:

Nome*

Sobrenome*

Telefone/Celular*

Email*

Aluno FAAP?

Sim Não

* Preenchimento
  Obrigatório
cancelar