Prêmios
Prêmio ABCA 2010
Exposições MEMÓRIAS REVELADAS E TÉKHNE RECEBEM PREMIAÇÃO DA ABCA
Exposições do MAB-FAAP foram reconhecidas como as melhores de 2010. A votação foi realizada nacionalmente entre os associados
Parte da história dos bastidores da arte brasileira apresentada na exposição Memórias Reveladas e a arte tecnológica revisitada em Tékhne, com curadoria de Denise Mattar, garantiram ao Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) a edição de 2010 do Prêmio Paulo Mendes de Almeida. Concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), a premiação reconhece as melhores exposições em cartaz que contribuíram para a promoção da cultura nacional.
Memórias Reveladas apresentou os bastidores das artes no Brasil e registrou a presença de Pietro Maria Bardi, criador do Museu de Arte de São Paulo junto com Assis Chateaubriand, na concepção do MAB-FAAP. Episódios como a vinda do acervo do MASP e do MAM para ilustrar as aulas de artes ministradas por Flávio Motta à elite paulistana da época foram revelados através de imagens, cartas e recortes de jornais.
Fotos de honorários visitantes e frequentadores do Museu, como Carlos Lacerda, Tarsila do Amaral, Goffredo da Silva Telles e a esposa, Carolina da Silva Telles, também puderam ser apreciados na mostra, cuja cenografia interativa permitiu aos visitantes conhecer os principais momentos da arte brasileira. A exposição também resgatou por meio de recursos visuais o processo de construção da Faculdade de Artes Plásticas e dedicou espaços exclusivos para a Residência Artística FAAP, a Cité des Arts – estúdio mantido pela FAAP em Paris, e o Teatro FAAP, com holografias das principais peças que já estiveram em cartaz.
Tékhne discutiu a evolução tecnológica, o advento da internet e os novos recursos de informação e comunicação digital como fator de mudança na sociedade e também na concepção das artes visuais. Para isso, reuniu obras de artistas que participaram das principais exposições brasileiras de tecnologia realizadas pelo MAB-FAAP em cinco décadas. A mostra também apresentou instalações, videoinstalações, esculturas e net-art totalmente interativas dos mais renomados artistas da atualidade.
As exposições marcaram as comemorações dos 50 anos do MAB-FAAP. Gratuitas, permaneceram em cartaz em períodos diferentes. Tékhne pôde ser vista de 14 de setembro a 14 de novembro, e Memórias Reveladas, de 14 de setembro a 12 de dezembro.